Capa

OUTROS

Atletas pelo Brasil lança portal e leilão online

Portal Esporte pelo Brasil quer ser referência no segmento e leilão tem cerca de 50 ofertas de peças e experiências com ídolos do esporte nacional

03.12.2013  |  126 visualizações
São Paulo (SP) - A Atletas pelo Brasil, criada em 2006, sempre teve conquistas exemplares e reconhecidas nacionalmente em educação e em oportunidades para a juventude. Porém, a entidade sentiu a necessidade de entrar em um novo momento, com foco no esporte como ferramenta de transformação social e com a missão de melhorá-lo para melhorar o País. Após a decisão, os primeiros passos foram a mudança de nome de "Atletas pela Cidadania" para "Atletas pelo Brasil", retratando a origem dos esportistas e a busca por avanços sociais no País, e o desenvolvimento de um novo logo com a proposta "Paixão pelo Esporte, Paixão pelo Brasil".

Neste novo momento da entidade, os próximos passos são grandes: nesta terça-feira (3), no Pinheiros, na capital paulista, foi lançado o portal Esporte pelo Brasil, que reúne informações sobre esporte, legado, atletas, eventos e pesquisas, e pretende ser a referência na internet para o esporte democrático brasileiro. O portal pode ser acessado pelo endereço www.atletaspelobrasil.org.br.

Ídolos nacionais como Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil, Hortência, Magic Paula, Mauro Silva, Ida, Gustavo Borges, André Veras e Patrícia Medrado, estiveram no evento, que também contou com a presença de representantes de parceiros da entidade, do Ministério do Esporte e de municípios participantes do projeto Cidades do Esporte, além de jornalistas.

"Estamos vivendo um momento novo e hoje apresentamos três ações da Atletas que marcam essa nova fase. O que a Atletas quer é poder levar esporte de norte a sul do País e para todos. Com o novo momento, passamos a ter mais visibilidade, e o portal Esporte pelo Brasil será a forma de nos comunicar com a sociedade. Com ele, vamos poder alinhar de maneira concreta e visual todo o trabalho que a Atletas vem realizando durante os anos e ir mais além. Estamos doando tempo, imagem e coração para essa causa e dando corpo, volume e visibilidade para aquilo que nos fez gente: o esporte. Essa é a nossa crença", falou a presidente da Atletas pelo Brasil, Ana Moser.

Cássia Damiani, representante do Ministério do Esporte, também discursou durante o evento. "Temos que conseguir construir dados para poder desenvolver o esporte no Brasil. As políticas públicas precisam dos atletas e de entidades como a Atletas pelo Brasil no papel de atores no processo para poder se ter uma política pública e uma unidade, e, assim, deixarmos um legado importante para o País", ressaltou.

Ida, uma das integrantes da diretoria da Atletas pelo Brasil, acrescentou: "Depois da aprovação da MP 620, esses são passos muito importantes para a Atletas. Sabemos que, agora, o mais importante é falar sobre esporte e o que podemos fazer para dar destaque a todos os benefícios que ele pode trazer, junto à saúde e educação. São esses valores que realmente acreditamos porque foi isso o que vivemos como atletas. E é muito positivo usar a nossa imagem para provocar esse movimento".

Programa Cidades do Esporte monitora políticas esportivas

O portal Esporte pelo Brasil também abrigará dados e conclusões de um inédito programa de monitoramento de indicadores e políticas públicas de esporte realizado no País, o Cidades do Esporte. Os primeiros números do estudo, que passou pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, foram divulgados no lançamento do portal. O Cidades do Esporte quer contribuir com o legado esportivo e com o desenvolvimento de uma cultura esportiva nas 12 cidades sedes. Compromisso assumidos pelos governantes das cidades-sede.

"É o principal programa da Atletas pelo Brasil. É uma forma para atuar mais localmente, já que é nos municípios que o esporte acontece. Tem o grande objetivo de poder ajudar a construir uma política pública esportiva nas cidades e no País e ainda conseguir mostrar evolução nessa questão ao longo dos anos", afirmou Daniela Castro, diretora executiva da Atletas pelo Brasil.

O Cidades do Esporte trata-se de um programa inédito de monitoramento de indicadores e políticas públicas de esporte. No programa, todos os anos, as cidades preencherão uma matriz de indicadores e será divulgado um relatório com a evolução desses indicadores e ainda análise das políticas e programas adotados e boas práticas. Formou-se uma rede dos 12 municípios para facilitar o debate e a troca de experiências. O primeiro relatório completo sairá em março de 2014 e até lá as cidades ainda farão a complementação de algumas respostas da matriz. O programa conta ainda com um comitê técnico e de governança formado por Rede Esporte pela Mudança Social, PNUD, Instituto Ethos, SESC, Instituto Ayrton Senna, Instituto Esporte Educação, Unicef, Rede Cidades Sustentáveis e Nike.

Aluisio Dutra Junior, secretário de Esportes de Curitiba, também esteve no lançamento do portal e se diz muito feliz com a iniciativa da Atletas pelo Brasil, com o Cidades do Esporte. "O projeto está sendo muito positivo para Curitiba. O questionário que tivemos que responder acabou chamando a nossa atenção para alguns aspectos que estavam despercebidos. Também nos fez integrar dados e ver que é uma grande oportunidade de autoconhecimento do município e discussão de temas importantes do sistema esportivo nacional", falou.

Todas as cidades, exceto Belo Horizonte, preencheram a matriz. E algumas informações iniciais foram:

- Em 10 dos 11 municípios respondentes (91%), existe uma Secretaria Municipal cujo objeto principal é o esporte. No caso do único município que não possui uma Secretaria específica, o órgão responsável é um Departamento da Secretaria da Educação.
- Em 4 de 9 municípios respondentes (44,4%), existe Conselho do Esporte ativo. É a mesma proporção dos municípios que possuem Fundo Municipal do Esporte aprovado em lei.
- Apenas 3 de 9 municípios que responderam (33,3%) possuem Plano Municipal do Esporte aprovado na Câmara Municipal. Quanto a Plano de Mobilidade vigente, 4 de 9 municípios respondentes (44,4%) afirmaram possuir.
- O orçamento executado pelo órgão responsável pelo Esporte correspondeu, em média, a 0,38% do orçamento executado total dos municípios participantes em 2012. A menor proporção encontrada foi de 0,01%, e a maior, de 0,64%. A informação se refere aos cinco municípios que preencheram estes campos.
- Em relação à realização de torneios e competições de esporte amador, as modalidades mais citadas foram Futebol de Campo, Futsal, Corrida de Rua e Artes Marciais.
- O desenvolvimento de programas voltados para a identificação de talentos esportivos entre adolescentes foi mencionado por 6 de 9 respondentes.
- Há uma dificuldade geral na obtenção de dados sobre esporte tanto pela falta de dados como pela comunicação entre secretarias.
- Há a necessidade da coordenação de um sistema nacional de informações municipais.
- Falta de propostas e metas para o legado esportivo.
- Dificuldade das cidades na formulação de ações, em especial pela ausência de definição de competências entre município, Estados e União. Necessidade de uma legislação que defina sistema nacional de esporte.

Lance pelo Esporte envolve mais de 30 ídolos do esporte nacional

A coletiva marcou também o início do Lance pelo Esporte - Leilão Online, que irá arrecadar recursos para a entidade por meio de um leilão online de peças autografadas e experiências diferenciadas proporcionadas por alguns dos 61 associados e outros esportistas, como Paulo André e Cafu (futebol), Gustavo Borges (natação) e Oscar, Hortência e Magic Paula (Basquete).

A ação será executada online, em um site criado especialmente para o leilão (www.lancepeloesporte.org.br/), que terá divulgação, principalmente, nas redes sociais e em parceiros estratégicos de mídias. Todos os recursos levantados com as doações serão destinados exclusivamente para a Atletas pelo Brasil.

Os apaixonados e fãs do esporte que sonham estar próximos dos seus ídolos, com uma experiência inesquecível e ter a chance de obter uma peça exclusiva autografada podem participar.

Itens e experiências - São mais de 60 peças e experiências que estarão disponíveis no Lance pelo Esporte e que poderão se transformar em um presente de Natal perfeito. Entre as opções, há uma clínica de vôlei com Ana Moser, Ida e o levantador Marcelinho; uma aula/partida de tênis com Fernando Meligeni; um dia de judô com Flávio Canto; uma aula de natação e almoço com Gustavo Borges; uma tarde velejando com os campeões Lars e Torben Grael ou um jogo de basquete com Oscar Schmidt.

Para quem prefere algo relacionado à paixão nacional, o futebol, as opções também são muito interessantes, como camisa oficial do Milan autografada por Kaká e outros jogadores do time; ida a um jogo do PSG, além de encontro com o jogador Lucas após a partida e ida ao treino do time e camisa do São Paulo autografada pelo Raí.

Como funciona - No primeiro acesso ao site do Leilão pelo Esporte, o visitante fará um cadastramento inicial, que gerará um login e senha. Uma vez confirmado o registro, o visitante poderá navegar pelo site e buscar os itens e experiências que mais o interessam. Cada oferta é estabelecida de forma independente, com descrição geral e detalhada do produto/experiência, valores de lances já dados, data e hora de vencimento, fotos/ilustração do produto em alta qualidade e políticas de entrega.

Uma vez dado o lance, o visitante receberá um e-mail de confirmação. Após o prazo da oferta expirar, o cliente do maior lance final ganha o produto/experiência. Ele será notificado com e-mail de aviso e instruções de pagamento, que poderá ser feito por meio de cartão de crédito ou boleto. Após a confirmação do pagamento, também terá explicações de como retirar ou quando receberá o produto. A entrega dos itens leiloados será feita através do SEDEX dos Correios e as experiências serão realizadas de janeiro a março de 2014.

Alguns itens do Lance pelo Esporte

- Bola autografada por Ana Moser;
- Clínica de vôlei de quadra com Ida, Ana Moser e Marcelinho para 11 pessoas;
- Camisa atual do São Paulo, autografada por Cafu;
- Assistir a um jogo do São Paulo no Morumbi em camarote para duas pessoas, doado por Cafu;
- Um dia com Clodoaldo Silva, incluindo almoço e acompanhamento de gravação de programa de rádio no Rio;
- Aula/partida de tênis com Fernando Meligeni;
- Passeio na Rocinha pelo Instituto Reação, com Flávio Canto;
- Dia de judô com Flávio Canto;
- Réplica da camisa da Seleção Brasileira usada nos Jogos Olímpicos de Barcelona/1992, autografada por Giovane Gávio;
- Bola de vôlei oficial Penalty autografada por Giovane Gávio;
- Treino de natação na Academia Gustavo Borges Morumbi com Gustavo Borges;
- Bola de vôlei autografada por Ida;
- Treino e jogo de vôlei para duas pessoas e jantar com Ida;
- Sessão de treinamentos e almoço com Joaquim Cruz;
- Camisa oficial do Milan autografada pelos jogadores do time, doadas por Kaká;
- Par de chuteiras doado por Kaká;
- Bola oficial da Champions League autografada pelos jogadores do Milan, doadas por Kaká;
- Uma vela autografada por Lars e Torben Grael;
- Velejada de uma tarde à bordo do veleiro "Tangará II", no Rio de Janeiro, com Lars e Torben Grael;
- Treino de esgrima com Roberto Lazzarini + uma espada profissional;
- Camisa do PSG autografada pelos jogadores do time, doada por Lucas;
- Paris Saint Germain Experience: ida ao jogo do PSG, com acompanhante, em lugar VIP, encontro com Lucas depois jogo e ida ao treino do time;
- Réplica da camiseta da Seleção Brasileira utilizada no Pan-americano de 1991, autografada por Magic Paula;
- Jogo dois contra dois, com Magic Paula e Hortência;
- Assistir ao treino do time de vôlei do Minas, doado por Marcelo Elgarten;
- Almoço com o bicampeão olímpico de vôlei Maurício;
- Tarde jogando basquete com Oscar Schmidt e cinco pessoas;
- Camiseta da Seleção Brasileira de basquete autografada pelos jogadores, doada por Oscar Schmidt;
- Bola de basquete autografada por Oscar Schmidt;
- Clínica de tênis com Patrícia Medrado e Nelson Aerts;
- Partida de dupla de tênis com Nelson Aérts e Patrícia Medrado;
- Camisa oficial Corinthians autografada pelos jogadores do time, doada por Paulo André;
- Acompanhar o Corinthians na entrada em campo (criança com menos de 10 anos), doada por Paulo André;
- Camisa do São Paulo autografada por Raí;
- Camisa do PSG autografa por Raí;
- Raí Experience: jogo do São Paulo no camarote do Raí, com acompanhante;
- Camisa da Seleção Brasileira de vôlei autografada por Ricarda;
- Assistir a um treino do Vasco da Gama com Ricardo Gomes;
- Corrida no Rio de Janeiro com o acompanhamento e as dicas de Robson Caetano;
- Raquete de tênis autografada por Vanessa Menga;
- Almoço com entrega de camiseta do Corinthians autografada por William Machado.

A Atletas pelo Brasil conta com 61 associados, e Ana Moser (presidente), Raí, Joaquim Cruz, Patricia Medrado e Ida fazem parte da diretoria da Atletas no biênio 2012/2013. A entidade tem parceria institucional da P&G, Nike, LIDE Esporte, BRF e Tetrapak. O portal Esporte pelo Brasil tem o apoio de GEAC - Consórcio Nacional Chevrolet, CETIP e Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades, pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país.

Atletas pelo Brasil
Associados:
Ana Moser, Ana Mota, André Domingos, André Veras, Bernardinho, Branca, Cafu, Carmem de Oliveira, Cesar Castro, Claudia Chabalgoity, Clodoaldo, Daniel Alves, Deco, Dunga, Edmilson, Edu Gaspar, Fernanda Keller, Fernando Meligeni, Fernando Scherer, Flávio Canto, Giovane Gávio, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência, Ida, Joaquim Cruz, Jorginho, José Montanaro, Kaká, Kelly Santos, Lars Grael, Leandro Guilheiro, Leonardo, Leo Pasquali, Luciano Correa, Luísa Parente, Magic Paula, Marcelo Elgarten, Mariana Ohata, Mauricio Lima, Mauro Silva,Neco, Oscar Schmidt, Patrícia Medrado, Paulo André, Pipoka, Raí Oliveira, Ricarda Lima, Ricardo Gomes, Ricardo Vidal, Roberto Lazzarini, Robson Caetano, Rogério Ceni, Rogério Sampaio, Roseane Santos, Rubinho Barrichello, Rui Campos, Torben Grael, Vanessa Menga, William
Machado e Zetti.

Conheça mais sobre a organização em www.atletaspelobrasil.org.br

Atletas pelo Brasil
Comunicação : Heloize Helena de Campos -
heloize@atletaspelacidadania.org.br - Tel: (11) 3037-7112 / 11 999045778

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br - F: 11 32855911 / 11 98783-7408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação
  • Grupo de atletas no evento
    (Marcos Mesquita / Atletas pelo Brasil)

  • Ana Moser
    (Marcos Mesquita / Atletas pelo Brasil)

  • Daniela Castro, diretora da Atletas pelo Brasil
    (Marcos Mesquita / Atletas pelo Brasil)

  • Mauro Silva
    (Marcos Mesquita / Atletas pelo Brasil)

  • Cássia Damiani (Ministério do Esporte)
    (Marcos Mesquita / Atletas pelo Brasil)

  • Novo portal
    (Divulgação)

  • </p>Capa do site do leilão online
    (Divulgação)

Leia também...

12.12.2016

Daniela Castro lança livro sobre advocacy e promove debate com Raí, Oded Grajew e Fernanda Camargo

Evento será nesta terça-feira (13), às 18h30, na Livraria da Vila em São Paulo (SP). Diretora executiva da Atletas pelo Brasil quer mostrar como a sociedade pode investir em ações para mudar as estruturas e as políticas no País.

08.11.2016

Pacto pelo Esporte: há um ano incentivando melhor governança e gestão das entidades esportivas

Acordo inédito é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e Lide Esporte, contando atualmente com 22 empresas signatárias.

28.09.2016

Atletas pelo Brasil faz reunião para definir desafios do esporte para os próximos anos

No encontro formou-se uma nova coalizão de atletas pela melhoria do esporte brasileiro

23.09.2016

Coletiva: Atletas pelo Brasil promove encontro para definir ações pelo futuro do esporte

Evento será realizado nesta segunda-feira (26), no Audi Lounge, em São Paulo (SP). Atletas associados e convidados atenderão à imprensa a partir das 18 horas.

Entre em contato