Capa

ATLETISMO

Pódio é a meta do Centro de Excelência Esportiva no atletismo da Gymnasiade 2013, em Brasília

Jogos Mundiais Escolares contarão com 12 atletas do CEE e terá provas a partir desta sexta-feira (29) até o dia 3 de dezembro

28.11.2013  |  681 visualizações
São Paulo (SP) - Realizar o sonho de um dia disputar os Jogos Olímpicos ou um Campeonato Mundial de atletismo torna-se cada vez mais possível para os jovens do Centro Olímpico de Excelência (CEE), projeto desenvolvido pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ). A partir desta sexta-feira (29), 12 atletas do CEE, convocados para a 15ª edição da Gymnasiade, iniciam a participação nos Jogos Mundiais Escolares, que vão reunir cerca de 1,7 mil atletas-estudantes, de 35 países, com idades entre 14 e 17 anos.

A equipe brasileira de atletismo é composta por 69 atletas, com 34 homens e 35 mulheres, além dos técnicos de diferentes estados. Do Centro de Excelência, três meninas e nove meninos estão na Capital Federal onde se preparam para a competição acompanhados pelo técnico do CEE de Osasco, o professor Luiz Antônio Lino. Para as meninas do CEE, serão cinco provas: Daysiellen Atla Dias (Osasco) nos 100 m, 200 m e revezamento medley; Julia Lavínia Silva (Osasco) no lançamento do disco e Silvia Pimenta Rodrigues (São José do Rio Preto) no lançamento do martelo.

Entre as competições masculinas, o CEE estará representado em onze provas. Nas de pista, Erick Galvão (Guarulhos) compete nos 400 m com barreiras e revezamento medley; Felipe Rocha Pinto (Campinas), nos 2.000 m com obstáculos; Igor Viana Jerônimo (Araraquara), nos 110 m com barreiras; Maykon Kennedy (Campinas), nos 400 m e revezamento e Rodrigo Valério Silva (Baixada Santista) nos 1.500 m. Nas provas de campo, competem, Bruno Germano no salto com vara e Kelves Aparecido no salto em distância, ambos de Presidente Prudente; Luiz Gustavo Aguiar (Baixada Santista) no lançamento do martelo e Rafael Barbosa (Osasco) no lançamento do dardo.

"Por ser uma competição realizada com jovens estudantes do ensino médio e fundamental, os atletas do Centro de Excelência que disputarão a Gymnasiade em Brasília ainda têm pouco conhecimento de seus adversários. Mesmo assim, acredito que conseguirão atingir o pódio em várias provas. Porém, é melhor esperarmos pelas eliminatórias para se ter uma análise individual mais real", ponderou o professor Lino, que viajou na última terça para o Distrito Federal acompanhando os jovens.

Coordenador do CEE e assessor da superintendência técnica da Federação Paulista de Atletismo (FPA), o cubano Lázaro Velázquez destaca a importância da competição. "A Gymnasiade é o evento mundial mais importante para atletas menores, depois dos Jogos Olímpicos da Juventude. Pela primeira vez será realizado no continente americano e para os nossos atletas é uma oportunidade ímpar de medir forças com atletas de países com excelente trajetória no atletismo", considera. "Outro destaque é a preparação dos nascidos em 1997 e 1998 para a seletiva sul-americana, que definirá os representantes do Brasil nos Jogos da Juventude, em 2014, em Nanquim, na China".

Maior evento escolar do mundo - A Gymnasiade está reunindo em Brasília, desta quinta-feira (28) a 4 de dezembro, atletas de 35 países, com faixa etária de 14 e 17 anos, regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, para a disputa de oito modalidades: atletismo, ginástica aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez. O atletismo começa na sexta-feira (29) no CECAF (Centro de Formação de Bombeiros Militares), com entrada gratuita para o público.

O local foi escolhido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), em concorrência com Palma de Mallorca, na Espanha, e será a primeira cidade das Américas a receber o evento. A Gymnasiade 2013 é promovida pela ISF, em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo do Distrito Federal.

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br

e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17.268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 98457-9699 - 11 32855911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
  • Kelves Aparecido no salto em distância
    (Flávio Perez / ZDL)

  • Daysiellen Atla competirá em três provas
    (Wagner do Carmo / CBAt)

  • Maycon Nascimento (CEE Campinas)
    (Flávio Perez / ZDL)

  • <p>Rodrigo Valério, atleta da Baixada Santista</p>
    (Flávio Perez / ZDL)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato