Vôlei Amil une marketing esportivo e social no combate ao câncer de mama
16.10.2013
| 220 visualizações
VOLEI
-
Equipe com uniforme rosa
Felipe Christ/Vôlei Amil
-
Jogadoras posicionadas para o Hino Nacional
Felipe Christ/Vôlei Amil
-
Equipe posa com mulheres que venceram o câncer de mama
Felipe Christ/Vôlei Amil
-
Time unido
Felipe Christ/Vôlei Amil
-
Técnico Zé Roberto orienta a equipe
Felipe Christ/Vôlei Amil
-
<p>A ponteira Natália
Felipe Christ/Vôlei Amil
-
Tandara, um dos destaques da equipe
Felipe Christ/Vôlei Amil
-
Torcida recebe bexigas rosas
Felipe Christ/Vôlei Amil
Equipe do tricampeão olímpico José Roberto Guimarães se veste de rosa e investe pesado em ações para divulgar a importância da prevenção no combate à doença
Campinas (SP) - Quando marketing esportivo e marketing social convergem, os resultados invariavelmente são positivos. Se colocados em prática por meio de ações tradicionais aliadas a ferramentas digitais, o alcance multiplica. É assim com a participação do Vôlei Amil na campanha pelo Outubro Rosa, com o time feminino comandado pelo tricampeão olímpico José Roberto Guimarães literalmente vestindo a camisa para ajudar na prevenção como principal arma no combate ao câncer de mama. Para isso emprestam sua imagem em prol da divulgação em massa.
Com uniforme cor de rosa e o slogan `contra o câncer de mama, a prevenção é a melhor jogada!`, a ação já pode ser considerada um case de sucesso. "Nossa avaliação é absolutamente positiva. O principal objetivo da ação foi atingido: a conscientização das pessoas acerca de um tema tão importante. Decidimos assumir esta responsabilidade social quando escolhemos abraçar o Outubro Rosa e os números demonstram que fizemos a escolha certa", avalia Nelson Garrafa, gestor do projeto Vôlei Amil.
Dentro do planejamento para o Outubro Rosa, além da Arena Amil e dos canais oficiais da equipe, ações pontuais também marcam a participação da equipe do técnico Zé Roberto nessa cruzada contra o câncer de mama. Na sexta-feira (11) passada, em parceria com a Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), o Vôlei Amil vestiu de rosa' o site do Correio Popular (http://correio.rac.com.br), o maior jornal do interior paulista. A página virtual da empresa de comunicação (http://www.rac.com.br) também adotou a cor e o logo do time campineiro.
Uma das chaves do sucesso do projeto de marketing do Vôlei Amil é unir os diferentes canais de mídia social, situação refletida também no sucesso da campanha contra o câncer de mama. "A performance no Instagram também é muito positiva, com mais de 600 fãs nos últimos dois meses. Um ponto bem interessante sobre esta plataforma é que as nossas jogadoras, que são super ativas neste canal, abraçaram a nossa ação pelo Outubro Rosa em suas postagens, aumentando significativamente o alcance e o impacto positivo da mensagem que estamos transmitindo", conta Garrafa, lembrando também o alto índice de pageviews no site oficial da equipe: www.voleiamil.com.br.
Fora do universo virtual, as ações do Vôlei Amil incluem uniforme especial, com camiseta rosa, ativação com os torcedores no ginásio, a Arena Amil, e em outros pontos da cidade de Campinas, sede da equipe. Na véspera do lançamento oficial da campanha, dia 6 de outubro, na partida diante do Barueri, pelo Campeonato Paulista, estátuas vivas pintadas de rosa dos pés à cabeça invadiram o Parque D. Pedro Shopping para interagir com as pessoas. "O departamento de marketing do shopping informa que, a cada final de semana, cerca de 150 mil pessoas visitam o estabelecimento. Devido ao grande fluxo e ao horário que a ação foi realizada (durante o período da tarde), cerca de 50 mil pessoas foram impactadas", afirma José Borbolla, supervisor de marketing do Vôlei Amil.
Além dos números, a resposta do público em relação à ação foi positiva, como relata Borbolla. "A reação era sempre um misto de surpresa e curiosidade. Como o posicionamento visual da marca era feito de modo sutil, totalmente contextualizado com o tema e os objetivos da campanha, a aproximação e interação do público com a estátua era incentivado desde o princípio. Quando as pessoas liam nosso manifesto em prol do Outubro Rosa, a emoção tomava conta e recebíamos milhares de declarações de apoio, muitas delas externadas em alto e bom som nos corredores do shopping."
Atletas vestem a camisa e a ideia - A resposta positiva quanto à ação de combate ao câncer de mama foi também de dentro para fora. As atletas mergulharam de corpo e alma na ação, sem contar que adoraram vestir rosa nas partidas, fato que se repetirá na maioria das partidas em outubro. "O mais interessante é que parte da surpresa também foi preparada para as atletas. Toda a parte de criação, layout e confecção dos uniformes foi mantida em segredo desde o princípio do planejamento desta ação. Portanto, quando as atletas receberam o novo uniforme depois do treino do sábado, dia 5 deste mês, a comoção foi generalizada! Foi amor à primeira vista e, instantaneamente, elas começaram uma 'campanha interna' pela adoção do novo manto rosa como vestimenta oficial", adianta Garrafa, revelando que vários fãs têm usado as redes sociais para pedir que o rosa seja adotado como uniforme oficial.
Outubro Rosa - Tudo começou em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure criou um laço rosa para ser distribuído entre os participantes da "Corrida pela Cura", realizada até hoje em Nova York. A iniciativa conquistou milhões de entidades, times e cidades pelo mundo e, hoje, "pinta de rosa" os mais diversos cenários durante o mês de outubro como forma de chamar a atenção das pessoas para a principal arma contra o câncer de mama: a prevenção.
É justamente este aspecto fundamental que a campanha do Outubro Rosa destaca que o Vôlei Amil apoia: se detectado precocemente, as chances de cura são muito altas. Fica claro, portanto, a importância da conscientização das pessoas perante uma questão tão delicada, afinal, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a causa mais frequente de morte em mulheres, dentre todos os tipos de tumores.
No Brasil, a primeira ação relacionada ao Outubro Rosa foi a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista - mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera - localizado na cidade de São Paulo. Em 2 de outubro de 2002, na comemoração dos 70 anos da Revolução Constitucionalista, o monumento foi iluminado por iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa da prevenção do câncer de mama. Aos poucos, vários locais no país adotaram a mesma ideia.
Site oficial e fan page - Quer acompanhar tudo sobre o time do Vôlei Amil e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das atletas? Então acesse o site oficial da equipe no endereço www.voleiamil.com.br e a fan page pelo endereço www.facebook.com/VoleiAmil.
Mais informações sobre a Amil:
Euro Comunicação
João Ricardo Gonçalves - 21.3204-3204 - 21.9985-8873 - joao@euro.inf.br
Mara Iglesias - 11.7550-9905 - 11.2478-7424 - mara@euro.inf.br
Informações sobre o Vôlei Amil:
ZDL
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - 19 78306108 e ID 86*219179 - rafael@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação