Brasília (DF) - Liderados por Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil, ex-atletas e ídolos do esporte nacional, estão em Brasília (DF), para fazer pressão nos deputados e líderes dos partidos para que a Medida Provisória 620/2013, que contém emenda que altera a Lei Pelé e tem o objetivo de definir regras e dar mais transparência para a destinação de verbas públicas para entidades esportivas no Brasil, seja aprovada. A votação está prevista para esta terça-feira (10) à noite.
Ana Moser, Raí, Gustavo Borges, Ricardo Vidal, Pipoka e Carmen de Oliveira já estão em Brasília e devem receber o reforço, nesta tarde, de Hortência, Ida e Ana Mota.
Os atletas se dividiram em grupos para se reunir com os parlamentares, acompanhando a movimentação deles e pressionando para que o texto seja aprovado na Câmara dos Deputados.
"Aqueles que, eventualmente, se posicionarem contra a MP demonstram que estão contra a evolução da gestão esportiva no Brasil. Não querem que o esporte seja liderado e conduzido com regras claras e transparência. Mostram que preferem a manutenção do atual modelo, em vez da modernização e da profissionalização do esporte", pontua Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil.
A emenda foi apresentada pelo deputado Jerônimo Goergen e feita em parceria com a Atletas pelo Brasil e outras organizações como a Confederação Brasileira de Clubes e Rede Esporte pela Mudança Social, com apoio do LIDE Esporte. O texto foi incluído na MP 620/2013 pela relatora da mesma, a senadora Ana Rita, e aprovada em comissão mista, na última terça-feira (3).
Apoio à emenda à MP 620
O Brasil será anfitrião de dois grandes eventos com enorme potencial de impacto social e econômico. E, apesar da aproximação da data de realização do evento, a Atletas pelo Brasil acredita ainda ser possível deixar ao país um verdadeiro legado esportivo.
A emenda trata da modernização e transparência das entidades que administram o desporto nacional. Somente poderão ter isenção e receber recursos públicos as entidades que se adequarem a disposições como:
- Limitação do mandato de dirigentes esportivos, com uma reeleição;
- Transparência pública de gestão na movimentação de recursos;
- Participação dos atletas no processo eleitoral;
Hoje a maior parte dos clubes já cumpre esses requisitos, sendo que, agora,federações e confederações precisarão se adequar, mas terão seis meses para tanto e os mandatos atuais poderão ser cumpridos até o final.
Sobre o Atletas pelo Brasil - A Atletas é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades, pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país.
Atletas pelo Brasil
Associados: Ana Moser, Ana Mota, André Domingos, André Veras, Bernardinho, Branca, Cafu, Carmem de Oliveira, Cesar Castro, Claudia Chabalgoity, Clodoaldo, Daniel Alves, Deco, Dunga, Edmilson, Edu Gaspar, Fernanda Keller, Fernando Meligeni, Fernando Scherer, Flávio Canto, Giovane Gávio, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência, Ida, Joaquim Cruz, Jorginho, José Montanaro, Kaká, Kelly Santos, Lars Grael, Leandro Guilheiro, Leonardo, Luciano Correa, Luísa Parente, Magic Paula, Marcelo Elgarten, Mariana Ohata, Mauricio Lima, Neco, Oscar Schmidt, Patrícia Medrado, Paulo André, Pipoka, Raí Oliveira, Ricarda Lima, Ricardo Gomes, Ricardo Vidal, Roberto Lazzarini, Robson Caetano, Rogério Ceni, Rogério Sampaio, Roseane Santos, Rubinho Barrichello, Rui Campos, Torben Grael, Vanessa Menga, William Machado e Zetti.
Conheça mais sobre a organização em www.atletas.org.br
Atletas pelo Brasil
Comunicação : Heloize Helena de Campos
Tel: (11) 3037-7112 / 11 999045778
ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
F: 11 98783-7408
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
Atletas pelo Brasil
(Divulgação)
-
Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil
(Divulgação)
-
Logo da Atletas pelo Brasil
(Divulgação)