Capa

Vôlei Amil: Angélica adota o alto astral como parte da recuperação da cirurgia no joelho

15.08.2013  |    472 visualizações VOLEI

Central encara as 8 horas diárias de tratamento sempre com um sorriso no rosto e segue evoluindo para voltar às quadras na Superliga. Nesta sexta-feira, ela representará o time de Zé Roberto na abertura da olimpíada dos clubes de Campinas

Campinas (SP) - Sempre com um sorriso no rosto, Angélica se recupera muito bem da cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Sem dores e na segunda fase do tratamento, ela se dedica de corpo e alma ao trabalho de ganho de força e massa muscular para voltar a jogar com 100% de sua condição física e técnica na Superliga. E se ainda não pode ir à quadra, a central fará as vezes de embaixadora do Vôlei Amil nesta sexta-feira (16). Ela representará o time na abertura da 26ª Olimpesec e 1ª Paraolimpesec, às 19h30, no ginásio de Esportes do Clube Regatas, em Campinas.

Angélica já foi madrinha de competições escolares antes, mas esta será a primeira vez que participa da cerimônia de abertura de uma competição, com direito a honra de acender a pira olímpica. Com 25 anos de tradição, a Olimpesec 2013 reúne milhares de atletas de diferentes idades dos clubes de Campinas e região. Mas o evento desta sexta-feira não vai alterar a rotina puxada de tratamento a qual a central se submete. São, em média, 8 horas por dia, em dois períodos, de segunda a sábado. E pensa que ela reclama? Muito pelo contrário. Disposição e bom humor são traços marcantes da atleta. "Chego muito cedo, antes das demais jogadoras. E vou embora depois. Aviso as meninas que na fisio a gente trabalha mais que na quadra, claro que dosando a intensidade. Mas estou muito bem e agora é malhar e ficar fortinha", afirma.

Um dos segredos de Angélica é seguir calma, confiante e encontrar a alegria de viver na certeza da superação dos problemas e na volta ao vôlei. "Depois que tive a notícia da necessidade da cirurgia, ouvi de muitas pessoas que tiveram problemas de lesão, que manter-se bem ajuda muito na recuperação. Como sempre fui bem humorada, preferi ter essa reação mais tranquila e otimista. Afinal, a gente já tem tanto problema e estresse dentro de quadra, que fora precisa buscar mais tranquilidade. E com a fisioterapia é a mesma coisa. Nesses dois meses, foram poucos os dias em que cheguei meio cabisbaixa", recorda a atleta, que operou o joelho no final de junho.

Para manter ainda mais seu astral em alta, Angélica conta com muito apoio. Além de toda a estrutura da Arena Amil para o tratamento e do acompanhamento constante do fisioterapeuta Marcio Saraiva, a central tem o convívio diário com as companheiras de time. "O clima é muito gostoso, pois as meninas passam sempre na fisio para conversar e brincar comigo. E minha relação com o Marcio é muito boa. Tudo isso facilita o processo. Afinal, se estar bem é um fator que ajuda, porque não se manter assim?" Quando não está em tratamento, no pilates ou na sala de musculação, Angélica gosta de se dedicar à cultura. "Adoro ler, ir ao cinema e teatro. Quando possível, tento sair um pouco do meio desportivo para fazer outras atividades", conta ela, que está lendo um livro sobre técnicas de fotografia.

O fisioterapeuta Marcio Saraiva explica que a primeira fase do tratamento, a ‘mais chata’, ficou para trás. "Após a cirurgia, a Angélica precisava recuperar a amplitude de movimentos. Hoje, ela tem flexão e extensão normal na perna e o inchaço reduziu 90%. Agora estamos na segunda etapa, que consiste em ganho de força e massa muscular, além do início de trabalho de propriocepção e equilíbrio. Trabalhamos com cargas menores e muitas repetições na academia. Isso deve durar mais dois meses. A partir daí faremos o trabalho de saltos, fortalecimento com cargas altas, ou seja, intensidade maior, visando hipertrofia. Por fim, já no último mês de tratamento, projetado para dezembro, ela desenvolverá atividades para o retorno à prática da modalidade", avalia o profissional, sempre elogiando a dedicação, disciplina e alto astral da atleta.

Alto potencial - A central Angélica é uma das grandes atletas da nova geração do vôlei feminino do Brasil. Com destaque entre as revelações da última Superliga, ela chega ao vôlei Amil com a missão de ajudar a equipe de Campinas na luta por títulos. Para isso, contará com toda a estrutura da Amil e com a reconhecida competência do técnico tricampeão olímpico José Roberto Guimarães.

Angélica Malinverno joga no meio-de-rede e tem 1,90 metro de altura. Natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a atleta nasceu dia 5 de julho de 1989. Antes de integrar o time do Vôlei Amil, a atleta passou pela UCS-Universidade de Caxias do Sul (2001 a 2004), Osasco (2005 a 2008) e Praia Clube, de Uberlândia, de 2008 até o ano passado.

Em busca de seu primeiro título de Superliga, agora com o Vôlei Amil, Angélica é uma atleta habituada ao pódio desde as categorias de base. Entre as principais conquistas na categoria adulta estão as medalhas de ouro nos Jogos Abertos do Rio Grande do Sul (2004), nos Jogos Regionais do Estado de São Paulo (2007), Jogos Abertos Brasileiros (2009, 2010 e 2011), Jogos do Interior de Minas Gerais (2009), Liga Nacional (2010) e Campeonato Mineiro (2011).

Pela Seleção Brasileira, Angélica tem o título do Campeonato Sul-Americano juvenil e convocações para o grupo principal do Brasil. Fez parte, inclusive, do time que luta pela medalha de ouro do Grand Prix pela nona vez em 2013 até sofrer uma lesão no joelho, a qual se recupera bem para disputar a temporada 2013/14 pelo Vôlei Amil.

Site oficial e fan page - Quer acompanhar tudo sobre o time do Vôlei Amil e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das atletas? Então acesse o site oficial da equipe no endereço www.voleiamil.com.br e a fan page pelo endereço www.facebook.com/VoleiAmil.

Mais informações sobre a Amil:
Euro Comunicação
João Ricardo Gonçalves - 21.3204-3204 - 21.9985-8873 - joao@euro.inf.br
Mara Iglesias - 11.7550-9905 - 11.2478-7424 - mara@euro.inf.br

Informações sobre o Vôlei Amil:
ZDL
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - 19 78306108 e ID 86*219179 - rafael@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
23.04.2014

Confirmado nesta quarta-feira (23), treinador já trabalha na formação do time para a temporada 2014/15. Nelson Garrafa, gestor do projeto, e José Roberto Guimarães dialogam sobre permanência do tricampeão olímpico na equipe de Campinas

21.04.2014

Equipe apresenta planos para a temporada 2014/15 do vôlei nacional

17.04.2014

Equipe apresenta planos para a temporada 2014/15 do vôlei nacional

12.04.2014

Equipe de Campinas precisava vencer a Unilever para empatar a série semifinal e seguir na briga pela vaga na decisão. Mas com 3 sets a 2, no Maracanãzinho, cariocas avançam