São Paulo (SP) - O Brasil Classic apresentado pelo HSBC, torneio que terminou no domingo (7) no São Paulo Golf Club, na capital paulista, deixou muitas marcas importantes no golfe do continente. A primeira etapa realizada no País do Web.com Tour impressionou não só pelos seus números, mas também pelos benefícios recebidos pelos atletas brasileiros e sul-americanos, que tentam ganhar a tão sonhada vaga no PGA Tour, a elite do golfe mundial.
Em quatro dias de torneio e um de Pro-Am (evento de confraternização que antecedeu a competição principal), mais de 7 mil pessoas compareceram ao clube para assistir ao jogo, o maior número de espectadores no golfe brasileiro em mais de dez anos. Mais de 240 pessoas estiveram envolvidas na organização, sem contar com 120 voluntários. Mais de 13 mil metros de cordas foram utilizados para demarcar o espaço reservado para o público no campo. No total, foram investidos R$ 3,5 milhões no torneio, sendo US$ 675 mil (R$ 1.330) em premiação.
O legado do torneio já pode ser sentido esta semana. Pela primeira vez na história, uma etapa do Web.com Tour realizada nos EUA terá a participação de três brasileiros. Trata-se do WNB Golf Classic, que começa nesta quinta-feira (11) e segue até domingo (14) no Texas, nos EUA. O paulista Alexandre Rocha, que está em 21º lugar no ranking do Web.com Tour e também é membro do PGA Tour, já tinha vaga garantida no torneio.
A novidade fica por conta do carioca Philippe Gasnier e do paranaense Odair Lima. Ambos só receberam convite para o torneio desta semana, que distribui US$ 600 mil em prêmios, por terem terminado entre os 25 primeiros no Brasil Classic apresentado pelo HSBC. Gasnier terminou em 15º lugar e Odair, em 17º. "É uma oportunidade fantástica", diz Gasnier. "Vou dar o meu máximo para terminar novamente entre os 25 e poder disputar a etapa seguinte", diz Lima. O sonho de ambos? Chegar ao PGA Tour e representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016.
Outro golfista que ficou mais próximo do PGA Tour e da vaga olímpica é o chileno Benjamin Alvarado, campeão do Brasil Classic. Ele disputou o torneio como convidado. Com a vitória e com os US$ 121,5 mil que ganhou, virou membro do Web.com Tour e pulou para a segunda posição do ranking do circuito, que ao final do ano classificará os 25 primeiros colocados para o PGA Tour. "Minha meta era ficar entre os 25 primeiros no Brasil para poder jogar no Texas, mas na terceira rodada vi que poderia ganhar e dei tudo de mim", disse o campeão.
Patrocinadores e organizadores também confirmaram o sucesso do evento - "O HSBC está envolvido com a promoção do golfe no mundo há mais de 10 anos e sempre buscamos trazer as melhores praticas dos eventos globais para os torneios que patrocinamos aqui no Brasil. Essa experiência foi um sucesso tanto em relação à promoção do esporte no país, uma das nossas prioridades até 2016, quando o golfe volta a ser um esporte olímpico, assim como para desenvolver o relacionamento com os nossos clientes, que reconhecem os valores que o banco divide com o golfe. Vamos continuar investindo na promoção do esporte desde a base e categoria juvenil até os profissionais, colaborando na realização de grandes torneios por aqui", disse Sebastian Arcuri, diretor executivo de Varejo e Gestão de Patrimônio do HSBC.
"O torneio foi um marco para o golfe brasileiro e latino-americano. Tivemos uma performance inédita, pois sete dos onze brasileiros inscritos chegaram às finais da competição, e dois deles ganharam vaga para a etapa desta semana. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação", diz Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.
"O evento foi um sucesso de público e um grande acontecimento esportivo, com grandes jogadores do mundo todo, um campeão muito talentoso da América do Sul e vários brasileiros com ótimos resultados", resumo Enio Ribeiro, vice-presidente da IMX, que organizou o torneio ao lado da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).
O Brasil Classic foi apresentado pelo HSBC e também teve como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Rolex, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, TAM Viagens e São Paulo Golf Club. O campeonato teve a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento contou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Imagens em vídeo para download do último dia do torneio - Estão disponíveis, para download, em alta definição, imagens do último dia do torneio. O clip tem 6m20 com entrevista e cenas de Philippe Gasnier, entrevista e cenas de Alexandre Rocha, entrevista e cenas de Rafael Becker, entrevista de Odair de Lima, cenas do Dawie van der Walt, cenas do Kevin Kim, entrevista e cenas do campeão Benjamin Alvarado e a premiação.
Pode ser baixado no endereço:
http://www.yousendit.com/download/UVJqK0dwTlFoMlY3czhUQw
Resultados completos do torneio:
http://www.pgatour.com/webcom/tournaments/brasil-classic-presented-by-hsbc/leaderboard.html
Mais informações: www.brasilclassic.com.br
Sobre o HSBC
HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 83 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 31 de dezembro de 2012 registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão.
Patrocínios de golfe do HSBC
O compromisso global do HSBC com o golfe abrange todos os níveis do esporte, da base à elite. Na Ásia, o HSBC lançou eventos de golfe de classe mundial, como o WGC-HSBC Champions em Xangai e o HSBC Women's Champions em Singapura. O WGC-HSBC Champions é reconhecido como o 'Asias Major e já foi descrito por Tiger Woods, vencedor de 14 Majors e ex-campeão mundial, como "a joia do golfe asiático".
O HSBC também patrocina o Abu Dhabi HSBC Golf Championship, que rapidamente se tornou um dos maiores eventos do PGA Tour europeu, e, neste momento em que o golfe está voltando a ser um esporte olímpico no Rio 2016, também patrocina o Brasil Classic, que é uma etapa do Web.com PGA Tour, um evento de golfe internacional genuinamente brasileiro.
Recentemente, o HSBC tornou-se Patrono do The Open Championship. Esta parceria com o The Royal & Ancient é um importante componente do nosso portfólio global de golfe.
No entanto, por trás desses eventos está o nosso objetivo de longo prazo de criar um legado de torneios globais do HSBC através do patrocínio de jovens e programas de base. Além do compromisso com o jogo profissional, o HSBC pretende construir um legado através do patrocínio de jovens e programas de base ao redor do mundo. Na China, o HSBC apoia o programa HSBC China Junior Golf - uma estrutura sustentável de longo prazo sobre a qual o futuro do golfe está sendo construído na China e que inclui o China National Junior Team, patrocinado pelo HSBC, o HSBC China Junior Open e o HSBC National Junior Golf Championship. Esta série de torneios com duração de um ano foi concebida para oferecer aos golfistas da elite junior da China uma plataforma competitiva para desenvolver o esporte.
No Reino Unido, o HSBC é patrocinador do HSBC Golf Roots - programa de desenvolvimento nacional do The Golf Foundation, que promove o esporte em escolas, ajuda jovens a entrar em clubes e usa o golfe para ensinar valores importantes como a honestidade e o respeito.
Para mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas pelo HSBC no mundo do golfe, visite o site www.hsbcgolf.com
Sobre a CBG
Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 117 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.
Sobre a IMX
Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX, Joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor na América do Sul. As áreas de atuação dividem-se em quatro pilares: Eventos (criação, produção e promoção de eventos esportivos e entretenimento ao vivo), Serviços (gerenciamento de talentos, consultoria em marketing esportivo e Hospitality), Digital (venda de ingresso e distribuição de conteúdo) e Venues (gestão e operação de estádios, arenas e outros espaços para eventos). Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil.
Com a IMX Talent oferece planejamento de imagem e carreira com uma visão diferenciada e específica, valorizando cada etapa da vida profissional de seus clientes. A sociedade com o Cirque du Soleil marcou a criação da IMX Arts, trazendo o melhor do conteúdo ao vivo do Cirque du Soleil e potencializando o valor agregado e a marca Cirque du Soleil no Brasil e na América do Sul. Na área de esportes o portfólio da IMX inclui eventos como o ATP 500 (Tenis), UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), Brasil Classic (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), entre outros.
ZDL/Albatroz
Henrique Fruet - MTb 39614
fruet@albatrozcom.com.br
F: 11 984275844
-
Philippe Gasnier
(Rodrigo Equi)
-
Odair Lima
(Rodrigo Equi)
-
Alexandre Rocha
(Rodrigo Equi)
-
Benjamin Alvarado posa com troféu
(Rodrigo Equi)
-
Torcedores lotaram o clube
(Rodrigo Equi)
-
Público acompanhou seus golfistas prediletos
(Rodrigo Equi)
-
Foram usados 13 mil metros de cordas
(Rodrigo Equi)
-
Voluntários ajudaram a organizar público de 7 mil pessoas
(Rodrigo Equi)
-
Voluntários, fundamentais na organização
(Rodrigo Equi)