Capa

Vela: De olho no Mundial de Optimist e carreira olímpica, atletas mirins mostram talento no YCSA

24.01.2013  |    679 visualizações VELA

Brasileiro da categoria terminou nesta quinta-feira (24) com as regatas por equipes. Competição classificou 30 velejadores para o Sul-Americano

São Paulo (SP) - A vela nacional fechou mais um importante capítulo de sua história nesta quinta-feira (23) com o encerramento do Brasileiro de Optimist 2013. A classe de introdução à modalidade levou 135 atletas mirins ao Yacht Club de Santo Amaro (YCSA). Clubes náuticos e marinas de oito estados do País mandaram representantes para o evento em São Paulo. A maioria das crianças e adolescentes tinha objetivos em comum: se classificar para o Mundial da categoria e defender o Brasil em uma Olimpíada no futuro. Para chegar ao evento internacional, que será em julho, no Lago de Garda, na Itália, os jovens precisam somar pontos do Brasileiro e do Sul-Brasileiro, que será no Rio Grande do Sul, no início de maio.

"Os garotos mostraram talento e chegam para os próximos campeonatos preparados para defender o Brasil. Para muitos será assim durante toda a carreira até chegar ao sonho de disputar uma Olimpíada. Todos precisam passar por esse desafio na base. Daqui saem os nossos futuros campeões e o YCSA teve a honra de receber uma competição equilibrada e muito disputada", explicou Marcos Biekarck, coordenador de vela do YCSA e organizador do Brasileiro de Optimist.

Após o Optimist, os mirins partem para ouras categorias e os destinos mais comuns são 420, versão mais leve do 470, Snipe e Laser. Essa classes fazem parte do calendário olímpico e pan-americano. "A vela, além de dar campeões ao esporte brasileiro, forma cidadãos para a vida. Os atletas que escolhem a modalidade sempre se destacam na carreira profissional. Sempre pregamos ética e trabalho em equipe", ressaltou Mark Essle, comodoro do YCSA.

O paulista Pedro Correa (YCSA/SP) foi o campeão brasileiro de 2013 após ter o melhor desempenho nas 12 regatas do calendário. O garoto de 15 anos superou os gaúchos Gabriel Camargo (Veleiros do Sul) e Pedro Zonta (Jangadeiros), que eram apontados como favoritos ao título também. No feminino, a vencedora foi Olivia Belda (Clube de Campo São Paulo).

O técnico de Pedro Correa, Gabriel Melchert, acredita que o pupilo e os outros participantes estão prontos para voos maiores. Para o técnico, as crianças devem seguir o exemplo do aluno. "Se os atletas tiverem a mesma dedicação aos treinos e disciplina do Pedro, a vela brasileira estará no caminho certo. O meu aluno treina quase todos os dias com intensidade e tem tudo para brilhar em outras classes. O diferencial dele é a parte técnica e física", contou.

Gabriel Melchert assumiu os treinos de Pedro Correa em 2012. O pai dele, Dudu Melchert, era quem cuidava da carreira do velejador. Muita tradição em jogo, já que Dudu foi o primeiro campeão brasileiro de Optimist.

O brasileiro de Optimist 2013 também premiou os campeões na categoria infantil até 12 anos. No masculino, o vencedor foi Gabriel Camargo (Veleiros do Sul), que ficou em segundo no geral. Outro que se destacou foi Tiago Monteiro (CICP/PE), de apenas 11 anos. O pernambucano ficou em quinto no geral surpreendendo a todos, inclusive o treinador Edval Júnior, que chegou a duvidar do aluno prometendo uma bicicleta como prêmio se ficasse entre os cinco primeiros.

"A gente foi a um shopping de São Paulo e vi uma bicicleta bonita na vitrine. Meu técnico brincou dizendo que se eu chegasse entre os primeiros ele me dava a bike. Mesmo sabendo que era difícil consegui velejar bem e espero seguir carreira na vela", falou Tiago. "Agora tenho mais três campeonatos pela frente e o próximo será em casa, lá eu conheço a raia e o regime de ventos".

Entre as meninas, a melhor infantil foi Olívia Belda, de 12 anos, que também foi a mais bem classificada entre todas no feminino. Entre as juvenis, a destaque foi Luiza Cruz (ICB/BA), segunda colocada no geral.

Sul-Americano - Os 22 mais bem colocados no masculino e as 8 no feminino conseguiram vaga no Sul-Americano de Optimist, que será disputado de 21 a 31 de março, em Porto Alegre (RS). A flotilha gaúcha teve o melhor desempenho no Brasileiro classificando 10 atletas para o evento continental. A turma do Rio Grande do Sul terá vantagem por correr em casa, no Rio Guaíba. Na sequência aparecem Rio de Janeiro com sete, São Paulo com cinco, Bahia com quatro, Brasília com dois e Pernambuco e Paraná com um cada.

O mérito também é dos clubes dos garotos. Neste sentido, destaque para o Iate Clube do Rio de Janeiro e Jangadeiros (RS), com 6 velejadores cada, além do Veleiros do Sul (RS) e Yacht Club da Bahia, com 4 cada. O YCSA, sede do campeonato, teve o mérito de fazer o campeão geral e o Clube de Campo de São Paulo, a campeã.

Classificados para o Sul-Americano

Masculino

1.- Pedro Correa (YCSA/SP)
2.- Gabriel Camargo (VDS/RS)
3.- Pedro Zonta (CDJ/RS)
4.- Lucas Faria (ICB/DF)
5.- Tiago Monteiro (CICP/PE)
6.- Gerald Wicks (YCB/BA)
7.- Felipe Werwie (ICRJ/RJ)
8.- Iagor Simões Franco (ICRJ/RJ)
9.- Gustavo Ribeiro (ICRJ/RJ)
10.- André Fiuza (CCSP/SP)
11.- Vitor Abreu (ICB-DF)
12.- Tiago Quevedo (VDS/RS)
13.- Erik Hoffmann (VDS/RS)
14.- Marcelo Galicchio (CDJ/RS)
15.- Luis Antonio Dosa (YCSA/SP)
16.- Eduardo Nascimento de Carvalho (YCB/BA)
17.- Marco Paulo Schwandt (ICRJ/RJ)
18.- MJoão Emílio Vasconcellos (CDJ/RS)
19.- Rubem Ferreira Santos Neto (ICRJ/RJ)
20.- Andrey Godoy (ICLI/PR)
21.- Breno Kneipp (CDJ/RS)
22.- Giovanne Pistorello (CDJ/RS)

Feminino
1.- Olívia Belda (CCSP/SP)
2.- Luiza Cruz (YCB/BA)
3.- Clara Penteado (YCRJ/RJ)
4.- Ana Paula do Canto (VDS/RS)
5.- Camila Maia (CDJ/RS)
6.- Helena de Marchi (CCSP/SP)
7.- Natascha Boddener (CNC/RJ)
8.- Stéfany Lehrke (YCB/BA)

Campeonato por equipes - A equipe do Rio de Janeiro venceu o Brasileiro por equipes após derrotar o Rio Grande do Sul na final. A medalha de bronze ficou com São Paulo. Ao todo participaram 16 times formados por quatro velejadores do mesmo estado ou clube, que se enfrentaram em uma espécie de mata-mata. As regatas foram rápidas, em torno de 10 minutos.

O time carioca foi formado por velejadores do Iate Clube do Rio de Janeiro. Felipe Toledo, Clara Penteado, Iagor Simões Franco e Gustavo Ribeiro. "A gente se conhece muito e nesse tipo de regata, o entrosamento é fundamental. Nós treinamos bastante e deu tudo certo", falou Felipe Toledo.

O evento reuniu 135 velejadores de sete estados e o Distrito Federal. A maior flotilha é do Rio de Janeiro, com 40 atletas. São Paulo conta com 30 mirins. Na sequência aparecem Bahia (16), Rio Grande do Sul (16), Paraná (10), Distrito Federal (10), Pernambuco (10) e Santa Catarina (3).

Robert Scheidt visita campeões - No final da tarde desta quinta-feira (24), o maior medalhista olímpico do Brasil fez uma visita surpresa no YCSA ao campeão Pedro Correa e aos outros participantes do Brasileiro de Optimist. Robert Scheidt parabenizou os mirins e falou da importância da dedicação aos treinos. Além disso, a garotada procurou saber mais sobre a raia do mundial da classe, que será no Lago de Garda. O velejador, que acabou de conquistar mais um título brasileiro de Laser, em Porto Alegre, mora na cidade italiana, deu várias dicas sobre a raia.

Palestra para a garotada - Na noite de quarta-feira (23) a garotada que participou do Brasileiro de Optimist teve um programa diferente. O velejador Beto Pandiani fez uma palestra especial sobre suas seis aventuras pelos mares do mundo, a bordo de catamarã sem cabine, nos últimos 18 anos.

Pandiani contou também detalhes de sua nova expedição, a travessia do Atlântico da Cidade do Cabo a Ilhabela, que terá início em 10 de março e previsão de término em 30 dias. O comodoro do YCSA, Mark Essle, foi o mediador da palestra.

A 41ª edição do Brasileiro de Optimist tem patrocínio do Sistema ANGLO de Ensino - Abril Educação, a realização é do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), supervisão técnica da Confederação Brasileira de Vela e Motor e apoio da Federação Paulista de Vela.

Mais informações no site do YCSA
Twitter: twitter.com/YCSA1
Fan page:
https://www.facebook.com/pages/Yacht-Club-Santo-Amaro/480954648617430

Flávio Perez - Mtb.: 45562
E-mail: flavio@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Tim 984579699 - Nextel : ID 86*87510 ou 11 78035831
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação


Leia também...
01.10.2013

Jorginho Zarif, Bruno Prada e Mário Buckup confirmaram presença na noite de quinta-feira (3), no Instituto Tomie Ohtake

28.04.2013

Aventura a bordo de um catamarã (barco de dois cascos) sem cabine durou 38 dias e a dupla percorreu mais de 4.000 milhas náuticas (7.400 quilômetros) da Cidade do Cabo, na África do Sul, até o Brasil

26.04.2013

Poucas quilômetros separam a dupla do destino final. Ao todo a aventura ultrapassou 4.000 milhas náuticas (7.400 quilômetros)

24.04.2013

Dupla saiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, no mês passado e, quando completar a aventura, terá enfrentado quase 38 dias de mar