Capa

Vela: Tradicional Volta a Ilhabela é desafio de abertura da final da Copa Suzuki Jimny

23.11.2012  |    168 visualizações VELA

Regata de 35 milhas está marcada para 12h30 deste sábado (24). Etapa decisiva do circuito terá outras provas nos próximos dois finais de semana

Ilhabela(SP) - Uma das mais tradicionais e desafiadoras regatas do País está marcada para o sábado (24) com a presença de mais de 50 barcos. A Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake abre a última etapa da Copa Suzuki Jimny e tem largada marcada para 12h30 no Yacht Club de Ilhabela (YCI), com previsão de ventos fracos para médios (de 6 a 9 nós). A prova de aproximadamente 35 milhas náuticas (65 quilômetros) vale pontos para a classificação geral do circuito, que está bastante equilibrado na maioria das classes. Se a direção do evento for Leste, a largada será na Ponta das Canas e o término na Ponta das Selas. Se o vento for Sul será ao contrário.

Por isso, o desafio que mistura estratégia, tática, desempenho e belas paisagens é um dos mais procurados pelos velejadores no final da temporada. "A Volta a Ilhabela é imperdível. A prova foi instituída com apoio do lendário Peter Blake que participou da primeira. É linda, pois você vê toda a maravilhosa paisagem do lado mais agreste da Ilhabela e quase sempre é agraciado com algum grupo de golfinhos ou mesmo baleias", explica Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu, diretor de vela do YCI. "Como desafio é preciso fazer diversas passagens de um regime de vento para outro, já que a medida que você dá a volta, com qualquer vento que esteja, o ângulo vai mudando," completa.

Os barcos das classes ORC, C30, RGS (A e B e RGS Cruiser maior que 30 pés) partem para o desafio, de aproximadamente sete horas. Já as embarcações menores, que medem nas categorias ORC Club 700, RGS C e RGS Cruiser menor do que 30 pés terão uma regata de percurso médio ou barla-sota. Já os HPEs participam de uma regata sozinhos. Isso porque os modelos não têm características de velejar em mar aberto.

Regatas equilibradas - O Circuito de Vela Oceânica conhecerá o campeão da temporada após três eventos durante o ano e, em praticamente todas as categorias, a diferença de pontos entre os barcos é pequena. Com a entrada dos descartes, alguns times que tiveram uma jornada ruim em duas ou três regatas podem se redimir nas próximas e levar o título. Os exemplos de pegas mais acirrados são na HPE, C30 e em duas subdivisões da RGS: A e C. Isso mostra o investimento das tripulações em treinos, equipamentos e campeonatos.

Pela pontuação, a categoria mais equilibrada é a HPE, formada por veleiros iguais de 25 pés. São quatro veleiros com chance de levar o título de 2012. O Ginga (Breno Chvaicer), que venceu a última etapa no final do mês de setembro, soma 62 pontos perdidos após 22 regatas. Na cola dele, com apenas um ponto atrás, vem o SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti). Outros dois times brigam pela temporada: SX4/Bond Girl (Rique Wanderley) e Jimny Take Ashauer (Marcos Ashauer),com 72 e 75 pontos perdidos, respectivamente.

Na C30, outra classe de veleiros iguais, com 30 pés, o Barracuda (Humberto Diniz) tem apenas um ponto de vantagem para o TNT Loyal (Marcelo Massa). O time vice-líder está atrás porque não disputou a primeira etapa.

Entre os barcos que precisam de fórmula para calcular o ganhador, mais regatas técnicas são esperadas na ORC, que tem o Touché Tomgape (Ernesto Breda) em primeiro lugar. O veleiro se despedirá do Brasil na Copa Suzuki Jimny, pois seguirá em fevereiro para a Itália para disputar o Mundial de Ancona, em junho. Na ORC 30 pés o líder é o Sextante (Thomas Leomil Shaw). Na RGS-A, após 15 regatas e quatro descartes, o Fram (Felipe Aidar) lidera com 20 pontos perdidos e 12 a menos do que Inaê Transbrasa (Bayard Umbuzeiro) e BL3 Wind Náutica (Edgardo Vieytes).

Na RGS-B, Nomad (Mauro Dottori) é o líder com vantagem de oito pontos para o segundo colocado, o Anequim (Paulo Fernando de Moura). Na RGS-C, Ariel (Luis Pimenta) e Rainha/Mix Saúde (Leonardo Pacheco) praticamente estão iguais: diferença de dois pontos separam os dois. Na Cruiser,o Hélios II/ Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) vem dando show e tem a maior vantagem da Copa Suzuki Jimny.

Resultados acumulados após três etapas:

ORC após 15 regatas e 4 descartes

1º - Touché Tomgape (Ernesto Breda) - 11 pontos perdidos
2º - Orson Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 25 pp
3º - Tembó Guaçu (André Omatti) - 29 pp

ORC 30 pés após 15 regatas e 4 descartes
1º- Sextante (Thomas Leomil Shaw) - 11 pp
2º- Zeppa (Diego Zaragoza) - 23 pp
3º- Colin (Sebastian Menendez) - 24 pp

C30 após 16 regatas e 2 descartes
1º - Barracuda (Humberto Diniz) - 22 pp
2º - TNT Loyal (Marcelo Massa) - 23 pp
3º - + Realizado (José Luiz Apud) - 33 pp

HPE após 22 regatas e 4 descartes
1º - Ginga (Breno Chvaicer) - 62 pp
2º - SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti) - 63 pp
3º - SX4/Bond Girl (Rique Wanderley) - 72 pp

RGS-A após 15 regatas e 4 descartes
1º - Fram (Felipe Aidar) - 20 pp
2º - Inaê Transbrasa (Bayard Umbuzeiro) - 32 pp
3º - BL3 Wind Náutica (Edgardo Vieytes) - 32 pp

RGS-B após 15 regatas e 4 descartes
1º - Nomad (Mauro Dottori) - 14 pp
2º - Anequim (Paulo Fernando de Moura) - 22 pp
3º - Asbar II (Sérgio Klepacz) - 25 pp

RGS-C após 15 regatas e 4 descartes
1º - Ariel (Luis Pimenta) - 16 pp
2º - Rainha/Mix Saúde (Leonardo Pacheco) - 18 pp
3º - Conquest (Marco Hidalgo) - 32 pp

RGS-Cruiser após 15 regatas e 4 descartes
1º - Hélios II/ Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) - 11 pp
2º - Cocoon (Marcelo Caggiano) - 23 pp
3º - Pirajá (Rubens Bueno) - 32 pp

A Copa Suzuki Jimny / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocíno da SER Glass. Os apoiadores são a Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Ancoradouro e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Atenção: mais informações no site www.yci.com.br

Flávio Perez - Mtb.: 45562
E-mail: flavio@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
12.12.2014

Circuito Ilhabela de Vela Oceânica chega à 15a. edição com quatro etapas, a partir de março

08.12.2014

Final de semana perfeito finalizou a 14a. edição do principal circuito de vela oceânica do País

06.12.2014

Sol, ventos médios no Canal de São Sebastião, regatas competitivas e programação social intensa no YCI. Neste domingo definem-se os campeões de 2014

03.12.2014

Principal circuito de vela oceânica do País, termina neste final de semana (6 e 7) no Yacht Club de Ilhabela