Capa

Londres/2012: Brasileiras da 470 entram na regata final com chance de medalha de bronze

08.08.2012  |    288 visualizações VELA

Fernanda e Ana estão em quinto, nove pontos atrás das terceiras colocadas. Medal Race será na sexta-feira (10). O medalhista Bruno Prada chega nesta quinta-feira a São Paulo

São Paulo (SP) - A dupla brasileira de 470, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, está garantida na regata final, a chamada Medal Race, que será disputada nesta sexta (10), na raia olímpica de Weymouth. As gaúchas conseguiram manter a quinta colocação, porém com um bom desempenho nas últimas provas do calendário (um quinto e um quarto lugares), nesta quarta-feira (8), reduziram a desvantagem para a zona de medalha. Com chance de bronze, as atletas nacionais somam 61 pontos perdidos, mas na frente estão as francesas Camille Lecointre/Mathilde Geron, em quarto com 55, e as holandesas Lisa Westerhof/Lobke Berkhout, com 52. As neozelandesas Jo Aleh/Olivia Powrie e as britânicas Hannah Mills/Saskia Clark estão empatadas na tabela e são as únicas com chance de conquistar a medalha de ouro.

As brasileiras precisam tirar nove pontos das holandesas e seis das francesas, ou seja, ficar cinco posições na frente das primeiras e três das segundas para subir ao pódio. A Medal Race tem peso dobrado e o resultado não pode ser descartado. Para o treinador Paulo Ribeiro, técnico da dupla, as meninas estão focadas para votar da Inglaterra com uma medalha. "O nível técnico da flotilha está muito elevado. Nossa dupla conseguiu se manter entre as 10 e agora é a vez de lutar pelo bronze."

Nesta quarta-feira, Fernanda e Ana entraram confiantes para reduzir a vantagem das holandesas, que era de 25 pontos e caiu para nove. Na primeira regata, com ventos médios de 11 nós, as brasileiras largaram bem, oscilaram na primeira boia, mas depois se seguraram em quinto até a linha de chegada. Na última prova, as gaúchas voltaram a ser agressivas na largada, mas a estratégia não deu certo. Chegaram a ficar em 17º, mas fizeram uma prova de recuperação para chegar em quarto. A 10ª regata teve ainda menos vento, média de oito nós.

A timoneira Fernanda Oliveira tenta sua segunda medalha olímpica. Nos Jogos de Pequim, em 2008, ela conquistou o bronze velejando ao lado de Isabel Swan.

Outros dois barcos com brasileiros foram à Medal Race na Olimpíada. Robert Scheidt e Bruno Prada levaram a medalha de bronze na classe Star e Ricardo ‘Bimba’ Winicki ficou em nono na RS:X. Nas demais classes, o Brasil não conseguiu levar atletas à regata da medalha. Na Laser, Bruno Fontes ficou na 13ª posição e na Laser Radial, Adriana Kostiw fechou o campeonato em 25º. Na Finn, Jorge Zarif foi o 19º e Patrícia Freita terminou na 13ª colocação na RS:X.

Bruno Prada chega a São Paulo nesta quinta-feira - Os velejadores da Equipe Brasileira começam a retornar ao País nesta quinta-feira (9). Chegam às 6 horas da manhã, em Guarulhos, o medalhista olímpico da Star Bruno Prada e Adriana Kostiw, da Laser Radial. No dia seguinte, chegam Ricardo Winicki (RS:X), no Galeão (RJ) e Bruno Fontes (Laser), em Florianópolis (SC). Os voos de Jorge Zarif (Finn) e Patrícia Freitas (RS:X) estão marcados para o sábado (11), em São Paulo. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que disputam medalha na 470, ficam na Inglaterra até domingo (12) e retornam a Porto Alegre (RS) no dia seguinte. O último a chegar será Robert Scheidt, que participará da cerimônia de encerramento da Olimpíada. O maior medalhista brasileiro da história desembarca em São Paulo na terça-feira (14).

A vela na Olimpíada - Como é comum em olimpíadas, a competição de vela não é realizada na cidade-sede dos Jogos de Londres. As regatas estão sendo disputadas em Weymouth, na costa sul da Inglaterra. O local é a sede da Academia Nacional de Vela, o principal centro da modalidade no País. A disputa termina no dia 11 de agosto, com a final do Match Race feminino.

Preparação ideal para os Jogos - A preparação da equipe brasileira de vela para Londres foi a melhor já feita para Jogos Olímpicos. Com o patrocínio do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e a parceria com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) montou um calendário ideal para cada membro do grupo, aproveitou a área de Ciência do Esporte do COB para mapear as necessidades de cada atleta e montou uma equipe multidisciplinar para que nada faltasse aos velejadores.

A Confederação Brasileira de Vela e Motor tem o patrocínio do Bradesco por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Travel Ace.

Sobre o Bradesco:
O Bradesco é um dos bancos líderes do setor financeiro no Brasil. Fundado em 1943, cresceu e evoluiu acompanhando as tendências e os ciclos econômicos do País. Dispõe de uma ampla rede de atendimento, com mais de 47,7 mil pontos em todo o Brasil. O atendimento aos clientes está segmentado por áreas de especialização, de acordo com o perfil de cada cliente. Seu modelo administrativo preserva o compromisso com as boas práticas de governança corporativa, proporcionando uma política de dividendos que oferece retorno atraente aos seus acionistas e o reconhecimento de sua atuação nas questões socioambientais. É ainda um dos maiores empregadores da categoria no País. O Grupo Bradesco de Seguros e Previdência é líder no mercado de seguros, previdência e capitalização, entre os conglomerados que atuam no setor na América Latina.

Mais informações no site www.cbvm.org.br
e pelo facebook da Confederação Brasileira de Vela e Motor


Flávio Perez - Mtb.: 45562
E-mail: flavio@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
08.09.2012

Com desempenho perfeito em Nice, na França, os dois quartetos do País no estilo Match Race decidiram o título e fizeram história

04.09.2012

Brasileiras estreiam com vitórias nos primeiros duelos da competição barco contra barco nesta terça-feira (4), em Nice, na França

10.08.2012

Bronze de Robert Scheidt e Bruno Prada na Star foi a 17ª conquista da modalidade na história dos Jogos. Atletas já focam em 2016 no Rio de Janeiro

09.08.2012

Fernanda Oliveira tem chance de repetir bronze de Pequim/2008, agora ao lado de Ana Barbachan. Medalhista da Star, Bruno Prada chega a São Paulo comemorando a medalha e sonha em voltar ao Jogos no Rio/2016