Regata do Porto de Galway encerra a Volvo Ocean Race em grande estilo
06.07.2012
| 664 visualizações
VELA
-
VOR 2011-12 encerra neste sábado na Irlanda
Tim Stonton/Volvo Ocean Race
-
Barcos disputam última Regata do Porto em Galway
Paul Todd/Volvo Ocean Race
-
Franceses do Groupama já são os campeões da VOR 2011-12
Paul Todd/Volvo Ocean Race
-
Coletiva dos comandantes em Galway
Ian Roman/Volvo Ocean Race
-
Glenn Suba apresentando o projeto Itajaí Stopover Sustentável em Galway
Divulgação
-
Limpeza das praias em Itajaí
Ian Roman/Volvo Ocean Race
-
Eco Bag confeccionada a partir de materiais usados na parada de Itajaí
Divulgação
-
Itajaí tem boas expectativas de sediar mais duas edições da VOR
Marc Bow/Volvo Ocean Race
-
Turistas assistindo Regata do Porto em Itajaí
Marc Bow/Volvo Ocean Race
Case de sustentabilidade de Itajaí faz sucesso na última parada da competição e catarinenses estão otimistas para ser novamente sede da maior regata de Volta ao Mundo
São Paulo (SP) - Neste sábado (7), a Regata do Porto de Galway será a última disputa entre os seis barcos que participam da Volvo Ocean Race 2011-12. Como os franceses do Groupama não podem mais ser alcançados, já que a diferença para o Camper, segundo colocado, é de 24 pontos e a prova irlandesa valerá apenas seis pontos ao vencedor, a In-Port Rece será, na verdade, um grande desfile dos VO-70 e dos corajosos velejadores que passaram por uma dura jornada de nove meses, cheia de glamour em terra firme e aventura ao extremo nos sete mares.
"A regata do porto é uma parte importante de Volvo Ocean Race, mas não podemos nos esquecer que Franck Cammas e o Groupama já ganharam. Vamos agora entrar na água, apreciar a última regata e dar aos franceses o devido crédito que eles merecem", diz Mike Anderson, skipper do Sanya, durante a coletiva de imprensa dos comandantes, realizada nesta sexta-feira (6).
Nem por isso a competição no mar irlandês deverá ser menosprezada. Matematicamente, o resultado final não pode mudar a classificação final entre as seis equipes. "Somos um grupo de pessoas competitivas que gostam de fazer o que estamos fazendo. É o que somos. Poderia ser qualquer outra regata que nós iriamos trabalhar duro para tentar uma posição melhor", comenta Ken Read, comandante do Puma.
A regata final terá transmissão ao vivo do canal Bandsports a partir das 8h.
Resultado acumulado:
1º - Groupama - 250 pontos
2º - Camper - 226 pontos
3º - Puma - 220 pontos
4º - Telefónica - 209 pontos
5º - Abu Dhabi - 129 pontos
6º - Sanya - 50 pontos
Case de Itajaí é sucesso na Irlanda - "Agora os senhores terão conhecimento do mais fantástico case de sustentabilidade da história da Volvo Ocean Race", a afirmação foi do CEO da VOR, Knut Frostad, ao anunciar o início da apresentação do case "Itajaí Stopover Sustentável", durante o seminário "Sustentability Summit", com a participação de empresários e autoridades convidados. na cidade irlandesa de Galway.
O case foi apresentado nesta quinta-feira (5) pelo coordenador do Itajaí Stopover Sustentável, Glenn Suba, que obteve grande sucesso durante a realização da etapa Itajaí da regata, devido ao grande engajamento da comunidade em geral e sociedade organizada.
Uma prova do legado deixado pelo projeto está nas Eco Bags, sacolas criadas por voluntárias do Centro de Intervenção e Estimulação Precoce (CIEP) Vovó Biquinha, de Itajaí, a partir da utilização do material utilizado nos banners e outras peças promocionais do Stopover Itajaí.
O material, além de divulgar a regata, também servirá para arrecadar recursos para a instituição sem fins lucrativos, que atende 120 crianças de zero a seis anos, muitas delas, com deficiências ou em situação de vulnerabilidade social. No primeiro momento a instituição confeccionou 70 sacolas, cada uma comercializada a R$ 50,00 a unidade. Outras Eco Bags estão sendo confeccionas, porém, a instituição não divulga o volume final, o que vai depender do aproveitamento do material doado.
"A ideia de reaproveitar estes materiais foi de prorrogar o clima de sustentabilidade que foi vivenciado durante a passagem da VOR em Itajaí, revertendo-os em benefícios diretos às 120 crianças atendidas pela Associação", explica a vice presidente da instituição, Mara Diogo Fernandes. Com os banners que estiveram expostos da Vila da Regata de Itajaí, o grupo de voluntárias do CIEP vem confeccionando variados modelos de ecobags, bolsas, cases para notebooks, dentre outros produtos.
A comitiva de Itajaí entregou as Eco Bags à organização geral da Volvo Ocean Race em Galway. A delegação de Itajaí em Galway é presidida pelo prefeito Jandir Bellini e conta com o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, com o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti, com representantes da imprensa de Itajaí e SC e membros do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí.
O projeto Itajaí Stopover Sustentável foi desenvolvido em conjunto pelo Porto de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Otimismo para o retorno da VOR às terras catarinenses - Itajaí continua otimista na disputa para sediar as edições 2014/2015 e 2017/2018 da Volvo Ocean Race. O processo de escolha está na quarta etapa e 35 cidades ainda estão concorrendo. "Já passamos por três fases eliminatórias e agora estamos entrando na reta final. O sucesso da parada Itajaí, de 4 a 22 de abril deste ano, aliado a excelente aprovação pela organização da regata, nos trazem as melhores expectativas", informa o secretário Executivo do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, João Luiz Demantova.
Atendendo os requisitos do processo de seleção feito pela Coordenação da VOR, representantes e técnicos do Stopover Itajaí participaram de reunião com os dirigentes, na tarde desta sexta-feira (6), quando foram definidos os requisitos para a etapa final do processo seletivo.
Durante a parada da regata em Itajaí, em abril, o CEO da VOR, Knut Frostad, afirmou à imprensa que o município somente não participará das próximas edições se não quiser. O presidente do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, Amílcar Gazaniga acredita que o sucesso da regata em Itajaí foi possível devido ao engajamento da sociedade como um todo no processo de realização. "O êxito obtido somente foi alcançado devido à união entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade, que apoiou e trabalhou junto com os organizadores antes e durante a realização da regata", afirma.
A decisão final será conhecida apenas em dezembro ou início de 2012.
Assessoria de Comunicação Local da Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race/ Porto de Itajaí
João Henrique Baggio - MTb: 4043 - joca@portoitajai.com.br
Fones: 55 47 3341 8067/ 55 47 9959 3979/ 55 47 9964 9805
Assessoria de Comunicação Nacional da Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race
ZDL - Flávio Perez - Mtb.: 45562 / Andressa Rufino
E-mail: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação