Capa

Saltador do Centro de Excelência faz índice para Mundial Juvenil

06.05.2012  |    196 visualizações ATLETISMO

Henrique da Silva confirma vaga em Barcelona. Lançadora do CEE e mais 23 atletas atingem a marca exigida para disputar o Campeonato Ibero Americano

São Paulo (SP) - O Centro de Excelência Esportiva de São Paulo (CEE), projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA) com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado, mostrou mais uma vez porque é um dos principais polos de formação de atletas. Neste sábado (5), durante o Torneio FPA Adulto e Juvenil, Henrique da Silva, do núcleo de São José do Rio Preto, foi o quarto atleta do CEE a se classificar para o Mundial Juvenil, que será disputado no mês de julho, em Barcelona, na Espanha.

O jovem de 19 anos foi o vencedor do salto triplo, com a marca de 15m68, sete centímetros a mais que o colega de CEE Kauam Kamal, com 15m61, primeiro atleta brasileiro a atingir a marca exigida (15m30). Além dos dois saltadores, o CEE também poderá ser representado por Andressa Fidélis (salto em distância) e Lucas da Silva (110m com barreiras).

"Estava treinando há seis semanas focado nisso e felizmente consegui. Vou manter o treinamento e acho que preciso melhorar mais a minha corrida para chegar mais longe. Para ser finalista tenho de saltar na casa dos 16m30", comenta o saltador.

Henrique da Silva ressalta o bom momento do salto no Brasil. Além de atletas experientes, nota-se um futuro promissor com a grande habilidade demonstrada pelos novos talentos. "Sempre tivemos atletas bons nessa prova, a história fala por si. É ótimo ver muita gente de qualidade praticando e tomara que continue assim", afirma a treinadora Hebe Scolfaro, da equipe ASA São Bernardo do Campo.

Outro destaque do Centro de Excelência foi Larissa Seraphim (Brasil FC/FUPES/CEE), que marcou 51m09 no Lançamento do Martelo e atingiu o índice para o Campeonato Ibero Americano, na Venezuela.

24 atletas atingem o índice para o Ibero Americano - Ainda na pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, outros 23 atletas alcançaram a marca exigida para disputar o Campeonato Ibero Americano, no mês de junho, em Maracay, na Venezuela. O destaque do dia ficou para a equipe BM&FBovespa, com 11 classificados nessa quinta edição do Torneio FPA Adulto e Juvenil.

"Muitos estão com índice mas ainda é possível classificar até o dia 20 de maio. Só depois desta data é que a seleção brasileira será definida, de acordo com os critérios exigidos. Mas a competição de sábado foi muito importante, principalmente para os velocistas, já que as provas de 100 e 200 m dependem muito da condição climática, o que torna cada prova uma surpresa", explica Victor Fernandes, treinador da BM&FBovespa.

Confira a lista completa de classificados neste sábado (5):

Lançamento do Martelo - Masculino
Wagner Domingos (BM&FBovespa) - 72m25

Arremesso do Peso - Feminino
Andrea Britto (BM&FBovespa) - 15m53
Estephania Ribeiro (BM&FBovespa) - 14m33

100m rasos - Masculino
Ailson Feitosa (BM&FBovespa) - 10s38
Eric Sigaki (BM&FBovespa) - 10s52

100m rasos - Feminino
Juliana da Silva (E.C. Pinheiros) - 11s68
Lucimar Moura (BM&FBovespa) - 11s75

Lançamento do Martelo - Feminino
Mariana Grasielly (BM&FBovespa) - 55m17
Monica Gregório (Orcampi/Unimed) - 51m25
Larissa Seraphim (Brasil FC/FUPES/CEE) - 51m09
Ana Carolina Davi (Franca Atletismo) - 46m92

Arremesso do peso - Masculino
Rodrigo Custódio (Orcampi/Unimed) - 16m65

100m com barreira - Feminino
Maila Paula (BM&FBovespa) - 13s71

110m com barreiras - Masculino
Matheus Inocencio (ASA SBC) - 14s07
Thiago Mendes (ASA SBC) - 14s17
Luis Fernando Imanaka (BM&FBovespa) - 14s08
Eder Antonio (Orcampi/Unimed) - 14s14
Jonatha do Nascimento (Proj. Fênix de Atletismo) - 14s19

Lançamento do dardo - Feminino
Laila Ferrer (E.C. Pinheiros) - 56m32
Jucilene Sales (BM&FBovespa) - 54m41

200m rasos - Masculino
Ailson Feitosa (BM&FBovespa) - 20s93
Basílio Emidio (BM&FBovespa) - 21S20
Eric Sigaki (BM&FBovespa) - 21s22

200m rasos - Feminino
Juliana da Silva (E.C. Pinheiros) - 24s20
Rosemar Neto (BM&FBovespa) - 24s21

400m com barreiras - Masculino
Raphael Fernandes (ASA SBC) - 50s78
Douglas Soares (ADC Azalão/UNIMEP/SELAM) - 50s90

André Domingos se prepara para Meeting de Paris enquanto Cruz Nonata corre atrás do índice olímpico - A prova de salto em distância teve a presença ilustre de André Domingos, medalhista pan-americano em Guadalajara, e classificado para disputar os Jogos de Londres/2012. O atleta paraolímpico aproveitou o Torneio FPA para melhorar sua preparação para o Meeting de Paris, na semana que vem.

"Lá estarão todos os meus adversários diretos na Paraolimpíada. Pretendo melhorar minha marca, 6m37, e seguir forte na preparação para Londres. Espero ainda me recuperar no ranking mundial, já que saí da segunda colocação, no fim de 2011, para a sétima atualmente.

Já Cruz Nonata (BM&FBovespa), que tem como objetivo principal o índice olímpico nas provas de fundo, também aproveitou o sábado para tentar alcançar sua meta. Apesar de ter ganhado a prova dos 5.000m, a marca de 15min57s65 ainda está distante dos 15min17s exigidos pela IAAF. "Já fiz 15min27 e estou confiante de que em breve conseguirei atingir a marca", afirma a atleta.

Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo


Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
04.05.2014

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente