Volvo Ocean Race: Ação de limpeza das praias de Itajaí agita o sábado
13.04.2012
| 1.100 visualizações
-
Vista aérea
Ronaldo Silva Jr./ ASCOM Porto de Itajaí
-
Praia Brava
Hélio Floriano / ASCOM Porto de Itajaí
-
Praia de Itajaí
Hélio Floriano / ASCOM Porto de Itajaí
-
Limpeza das praias em Abu Dhabi
Ian Roman/Volvo Ocean Race
-
Material para reciclagem
Ronaldo Silva Jr./ ASCOM Porto de Itajaí
-
João Parrinha e suas esculturas
Ronaldo Silva Jr./ ASCOM Porto de Itajaí
-
Paralamas do Sucesso cantaram sucessos
Ronaldo Silva Jr./ ASCOM Porto de Itajaí
-
Show lotado
Paul Todd/Volvo Ocean Race
-
Palco em Itajaí
Paul Todd/Volvo Ocean Race
-
Paralamas levantaram o público
Ian Roman/Volvo Ocean Race
-
Oito mil pessoas dentro da área do show
Paul Todd/Volvo Ocean Race
-
Prefeito recebe casal 100 mil
Ronaldo Silva Jr./ ASCOM Porto de Itajaí
-
Casal aprovou a Vila da Regata
Ronaldo Silva Jr./ ASCOM Porto de Itajaí
-
Crianças da APAE na Vila da Regata
Ronaldo Silva Jr./ ASCOM Porto de Itajaí
-
Alunos da APAE
Ronaldo Silva Jr./ ASCOM Porto de Itajaí
-
Camper se aproxima
Hamish Hooper/Camper
-
Mastro do Groupama sendo transportado
Ronaldo Silva Jr./ ASCOM Porto de Itajaí
-
Chegada do mastro
Ian Roman/Volvo Ocean Race
-
Criança tem primeiro contato com a vela
Paul Todd/Volvo Ocean Race
-
Barcos Optmist
Paul Todd/Volvo Ocean Race
-
Aulas na sede da ANI
Paul Todd/Volvo Ocean Race
-
Crianças na ANI
Ian Roman/Volvo Ocean Race
-
Try Sailing
Ian Roman/Volvo Ocean Race
Programa faz parte de todas as paradas da Regata de Volta ao Mundo. Vila da Regata ultrapassou a marca de 110 mil visitantes
Itajaí (SC) - A campanha Mantenha os Oceanos Limpos agita as praias de Itajaí neste sábado (14), a partir das 8h30 da manhã. A expectativa é realizar a maior limpeza da história da Volvo Ocean Race, retirando toneladas de resíduos da água e das praias. O evento é uma das ações que se repetem em todas as cidades-sede e chama atenção para o grave problema de lixo plástico flutuante espalhado pelos mares do planeta.
Dois pontos de encontro serão montados para oferecer ao público a opção de participar da ação na sua praia preferida. Na Atalaia, uma tenda será instalada na areia em frente ao estacionamento. Na Praia Brava, a atividade será feita em conjunto com a equipe do "Encontro dos Amigos". Um terceiro ponto de encontro será na tenda da Puma, montada em Cabeçudas.
A meta é realizar o maior mutirão da história do Volvo Ocean Race. As ações passadas dão esperança aos organizadores. Na celebração do Dia Mundial da Água, no dia 24 de março, foi realizada a limpeza nas duas margens do rio Itajaí Açu, no complexo portuário, envolvendo 30 embarcações e mais de 450 voluntários. Foram retiradas 6,5 toneladas de lixo.
"O engajamento das pessoas da região nesta ação superou todas as expectativas e mostra como a população tem um carinho enorme pelo meio ambiente desta região" comenta Glenn Suba, coordenador de sustentabilidade do Itajaí Stopover.
Jacqui Smith, coordenadora do projeto Keep The Oceans Clean (Mantenha os Oceanos Limpos) explica: "Toda equipe da Volvo Ocean Race ficou impressionada com o plano de sustentabilidade do Stopover em Itajaí e com a maneira com que a população abraçou o projeto e as ações de mobilização. O resultado da ação Juntos Pelo Rio Itajaí, com a limpeza do rio, deixou a equipe emocionada. Estamos esperançosos para que neste sábado o mesmo carinho se repita".
A limpeza das praias de Itajaí já conta com várias parcerias, como a FAMAI (Fundação do Meio Ambiente), Secretaria de Turismo, o Porto do Itajaí, Univali, Corpo dos Bombeiros, Defesa Civil, Associação de Surfe das Praias do Itajaí - ASPI, Instituto Anjos do Mar, Cooperfoz, Gomes da Costa, ECOSORB, SEMASA e Encontro dos Amigos da Praia Brava. A ação conta também com o apoio institucional das ONGs Surfrider Foundation, Oceans Foundation, Sea Shepard e com apoio de Schooner e Projeto Albatroz.
"A consciência ambiental dos frequentadores das praias da região é boa, mas infelizmente muito lixo desce o rio Itajaí, que acaba parando na marca da maré alta nas praias e costãos da região", explica Glenn Suba. Por isso é necessária uma ação radical em parceria com bombeiros militares, Defesa Civil e brigadistas comunitários para realizar uma limpeza do costão rochoso de Cabeçudas.
"O lixo que desce do rio e sai para o mar encontra com a correnteza. Essa força empurra o lixo para este costão e para as praias de Solidão e Morcego, um dos cartões postais mais lindos do estado de Santa Catarina", comenta Glenn. "Como é um local perigoso, vamos trabalhar em parceria com escaladores equipados com corda e com apoio de embarcações".
Sustentabilidade traduzida em arte - A "Tainha Mutante", escultura de grande porte do artista plástico e surfista português João Parrinha, está sendo construída com o lixo reciclável recolhido nas praias da cidade. A obra será um dos símbolos do Stopover Itajaí. O artista é um dos fundadores da Skeleton Sea, associação fundada em 2005 e da qual fazem parte vários surfistas criativos, que tentam conscientizar o mundo para os problemas ambientais através da arte.
Ao lado de Luis de Rios e Xandi Kreuzeder, Parrinha é parceiro da Volvo Ocean Race na campanha "Keep The Ocean Clean", presente nas diversas paradas da regata ao redor do mundo. Suas esculturas estiveram expostas em Alicante, Cidade do Cabo, Abu Dhabi, Sanya, Auckland. Agora é a vez de Itajaí apreciar seu talento e criatividade.
Em Itajaí, Parrinha prepara uma escultura gigante, com cerca de dois metros de altura. Inspirada na tainha, peixe muito popular na região, a obra será executada com um conceito que parte para a ironia, uma vez que o exemplar da espécie estará carregando uma rede cheia de lixo. O mais importante é que durante a próxima semana as crianças que visitarem a Vila da Regata ou participarem na programação do Stopover Sustentável poderão contribuir com a construção da escultura.
"Os resíduos recolhidos na ação da limpeza das praias, programada para o sábado, 14, serão limpos e usados na construção da escultura. E as crianças participarão desse processo", explica o autor. Segundo Parrinha, a rede que complementará a escultura será, na sua maior parte, produzida pelas crianças com o lixo recolhido nas praias da cidade.
Já familiarizado com a Vila da Regata em Itajaí, o artista afirmou que a parada brasileira é a melhor e mais bem organizada da Volvo Ocean Race até agora. Presente em todas as paradas anteriores, ele fala com conhecimento da causa. "O modo como as atrações estão dispostas é perfeito e o fato de as pessoas conseguirem visualizar os veleiros é fantástico", diz com entusiasmo. "A organização está perfeita. É uma das paradas mais bonitas onde já estive e mal posso esperar para começar os trabalhos da escultura", diz o artista.
Os artistas/surfistas Parrinha, Luis de Rios e Xandi Kreuzeder criam as suas obras com lixo recolhido exclusivamente das praias e desta forma procuram transmitir sua mensagem: a importância de manter os oceanos limpos. Além da Tainha Mutante, várias esculturas construídas nas paradas anteriores da Volvo Ocean Race são exibidas na Vila da Regata.
Skeleton Sea - João Parrinha e dois amigos, preocupados com a enorme quantidade de lixo plástico encontrada nos oceanos, criaram a organização em 2005. O português, o espanhol Luis de Dios e o alemão Xandi Kreuzeder perceberam que podiam chamar a atenção das pessoas para o problema usando a arte.
Entre uma onda e outra, o trio começou a recuperação do ambiente marinho recolhendo lixo na praia, incluindo ossos de peixe, vidro chinês, boias, peças metálicas enferrujadas e restos de naufrágios.
Logo, os três surfistas perceberam que exsitiam utilidades para o lixo da praia. Eles se inspiraram na natureza para dar uma utilidade aos resíduos recolhidos, criando instalações mostrando como a arte pode espalhar a mensagem sobre a importância de manter os oceanos limpos. Ao longo dos anos, os três amigos trabalharam individual e coletivamente com coleta de lixo nas praias do mundo inteiro para criar arte e ajudar a partilhar a sua mensagem ambiental.
Itajaí bate parada do Rio de Janeiro - A Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race já é sucesso de público e atingiu a meta de maior da história de todas as cidades-sede brasileiras do evento. Até agora, mais de 110 mil pessoas visitaram a Vila da Regata e a Náutica Show nos oito dias de atividades. O ponto alto foi o show do grupo Paralamas do Sucesso, que levou, só para a área destina à apresentação, 8 mil pessoas. Nas ruas havia fila para entrar e a Avenida Beira-Rio também serviu de arquibancada para os fãs da banda de Hebert Viana.
Antes do show, a Parada de Itajaí bateu uma marca dos 100 mil visitantes. O pedreiro Mauro Raimundo e a costureira Sueli Pereira foram os sortudos e levaram um kit da Volvo Ocean Race e um jantar. O casal visitava pela terceira vez o local e aprovou a iniciativa de levar o melhor do mundo náutico à cidade. O prefeito Jandir Bellini recepcionou os dois.
"É uma marca importante e mostra que o povo de Itajaí está feliz e engajado em receber os melhores velejadores do mundo. Na chegada dos barcos, na feira, na Vila da Regata e nos shows, a lotação é sempre acima do esperado", relata o prefeito
A chegada dos primeiros barcos na última sexta (6) também foi histórica no País. Mais de 35 mil pessoas acompanharam de perto a emocionante disputa até a entrada no rio Itajaí-Açu entre Puma (vencedor da quinta perna) e Telefónica.
Alunos APAE de Itajaí fazem visita com muita festa - Um filme nunca foi tão emociante. Os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Itajaí (APAE) visitaram a Vila da Regata da Volvo Ocean Race. Cerca de 100 crianças e adolescentes conheceram todas as atividades e se divertiram com os brinquedos. O Cinema 3D foi o mais procurado: os óculos trazem as sensações da regata, o que chamou a atenção da garotada.
A emoção do filme se retrata nos gestos das mãos de Elizabeth Bezerra. Inquieta, batia palmas para as equipes da regata. "Eu gostei de ir ao cinema. Eu nunca tinha ido". A diretora da APAE, Roseli dos Santos, fez questão de mostrar que a Volvo está mais presente na vida dos alunos do que eles pensam: "O nosso ônibus é da Volvo e agora estamos aqui conhecendo a maior regata do mundo".
Todos os dias, mais de 900 crianças da escolas da rede pública de Itajaí visitam a Vila da Regata e participam de atividades interativas voltadas ao esporte e à sustentabilidade
Comandantes discutem quebras da quinta perna - Na quinta perna, entre Auckland e Itajaí, foi registrado o maior índice de problemas na flotilha até o momento. A etapa teve a desistência do Sanya, que está sendo despachado de navio diretamente para os EUA, e do Abu Dhabi, que é rebocado por um navio para Santa Catarina. Vale lembrar que o Camper ainda não chegou. Com apenas um barco percorrendo todo o caminho sem parar (Puma), a organização promete tomar providências.
Os problemas provocaram comentários e especulações nos meios de comunicação do mundo da vela e em fóruns on-line sobre os projetos e construção das embarcações, o percurso e o estilo de corrida, a zona de exclusão de gelo e até mesmo a melhor época do ano para a regata.
O comandante Chris Nicholson, do Camper, descreveu os barcos como sendo de última geração, difíceis de construir e navegar, mas disse que o desafio era parte integrante do fascínio que a Volvo Ocean Race exerce sobre os fãs e velejadores. "São difíceis de navegar, pois é necessário que as variáveis velocidade e limites do barco andem juntas". O Volvo Open 70 tem um dilema: mais segurança exige menor velocidade. "Esse fator é um combustível tanto para velejadores quanto para os fãs", conclui.
Iker Martínez da equipe Telefónica acredita que os danos aos barcos em uma corrida de volta ao mundo são praticamente inevitáveis. É um fator que os capitães e as tripulações precisam levar em consideração na definição das suas estratégias. "Os barcos são muito rápidos. Se fossem mais resistentes, não alcançariam a velocidade que podem alcançar, dessa forma conquistar a regata seria impossível".
O neozelandês Mike Sanderson, da equipe Sanya, é o único comandante na etapa atual a ter vencido a VOR. Para ele, as falhas nos barcos são normais pelas altas velocidades alcançadas. Além disso, danos aos veleiros sempre fizeram parte da Volvo Ocean Race. Sanderson citou sua experiência na corrida 2005/06, que ganhou com o ABN AMRO 1, da Holanda. "Naquele ano, os barcos estavam sendo utilizados pela primeira vez e houve vários problemas, especialmente com a quilha. Testes não haviam sido feitos, mas em contrapartida obtiveram resultados nunca antes vistos".
Ian Walker, skipper da equipe Abu Dhabi, pediu alterações nas regras em nome da segurança. "Antes do início da quinta perna, esta edição da Volvo não tinha sido tão ruim. Não haviam tantas quebras. Mas quando você olha para essa etapa, percebe que não podemos continuar assim".
O líder do Puma, vencedores da quinta perna, lembrou que os barcos modernos são tão rápidos que os velejadores passaram a maior parte de seu tempo tentando desacelerar para evitar danos. "Os velejadores tem de saber o momento de desacelerar e respeitar o limite do barco. Nossa equipe também contou com o elemento sorte para terminar a perna como campeões", explica o comandante Ken Read.
A tripulação do Camper está em contagem regressiva para as últimas 1.100 milhas náuticas restantes até Itajaí. O time velejou mais de 350 milhas náuticas (quase 700 km) nas últimas 24 horas, mas a velocidade média do vento caiu de 23 para 18 nós, bem abaixo dos 60 nós que enfrentaram no Cabo Horn há poucos dias.
Os três que já chegaram (Puma, Telefónica e Groupama) fazem os ajustes para cair na água na próxima semana e inciar os treinos para a Regata do Porto do sábado (21). A situação mais delicada é do Groupama, mas o time francês já começou o processo de reposição de seu mastro novo.
Youth Sailing começa neste sábado - A garotada de até 15 anos participa neste sábado (14) do Youth Sailing, projeto da Volvo Ocean Race para incentivar a formação de novos velejadores e criar a paixão pela modalidade. As crianças receberam as primeiras instruções fora da água nesta quinta-feira no pavilhão da Vila da Regata. As regatas serão disputadas na classe Optimist. A competição é composta por oito equipes de quatro crianças da região de Itajaí. Os barcos são fornecidos pela organização.
Corrida de rua - Neste domingo (15) ocorre a 1ª Corrida e Caminhada Rotary Volvo Ocean Race. O evento faz parte do calendário oficial e também contará com velejadores e membros das equipes entre os participantes. A largada está prevista para as 9h30, em frente ao Centreventos Itajaí. O percurso é dividido entre 10 quilômetros e 5 quilômetros para a caminhada.
As inscrições serão feitas entre 7h. Às 9h, o percurso será homologado pela Fundação Catarinense de Atletismo e terá chip eletrônico. A taxa de inscrição para a corrida é de R$ 20,00 e, para caminhada, de dois quilos de alimentos (arroz e feijão). Toda a arrecadação será destinada ao Asilo Dom Bosco.
Programação - 14/4 (sábado):
12h às 22 h - Funcionamento da Vila da Regata
13h - Regatas de Optimist do Youth Sailing.
14h às 22h - Feira Náutica Show Brasil
15h - Grupo Cultural Latarte.
17h - Show Palco Vila - Diogo Rosa
20h - Show Palco Vila - Giana Cervi
20h - Show do Cidade Negra
Credenciamento para a cobertura e imagens em alta definição para TV - A organização da Volvo Ocean Race disponibiliza fotos, vídeos e áudio para a imprensa. Para isso, os profissionais precisam se cadastrar na área de imprensa (Media Zone) do site da regata (http://www.volvooceanrace.com/en/login). Para as televisões, também é preciso se cadastrar na Broadcast Room (www.volvooceanrace.com/broadcastroom - escolha um vídeo, clique para fazer o download e então se cadastre).
Quem precisar de imagens especiais de vídeo desta ou das edições anteriores favor solicitar com 24 horas de antecedência pelo e-mail redacao@zdl.com.br .
Já os profissionais de imprensa que forem cobrir a Volvo Ocean Race, em Itajaí, a partir do dia 4 de abril, devem solicitar seu credenciamento diretamente no site oficial do evento por meio do link : https://www.volvooceanrace-accreditation.com/
Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com
Assessoria de Comunicação Local da Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race/ Porto de Itajaí João Henrique Baggio - MTb: 4043
joca@portoitajai.com.br
Fones: 55 47 3341 8067/ 47 9959 3979/ 47 9964 9805
Assessoria de Comunicação Nacional da Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race
ZDL - Flávio Perez - Mtb.: 45562 / Andressa Rufino
E-mail: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação