Mundial de Lightning: "Garotos" se destacam em classe de velejadores experientes
26.07.2011
| 311 visualizações
VELA
-
Flotilha do Mundial de Lightning
Thomas Jensen
-
Equipe de Cláudio Biekarck lidera o campeonato
Thomas Jensen
-
Time de Thomas Sumner está em 4º no Mundial
Thomas Jensen
-
Trio brasileiro vence as duas regatas do dia
Thomas Jensen
Brasileiros Thomas Sumner, Felipe Brito e Fillipi Gil vencem as duas regatas de terça do Mundial de Lightning e sobem na tabela
São Paulo (SP) - O Campeonato Mundial de Lightning, em Búzios (RJ) é marcado por regatas equilibradas. Até agora, nenhum dos favoritos conseguiu deslanchar. Na flotilha, feras da vela mundial em classes de oceano e medalhistas Pan-Americanos. O cenário é o melhor possível para a nova geração da categoria, que aproveita o evento para afinar as manobras e aprender com os "veteranos".
Os jovens Thomas Sumner, Felipe Brito e Fillipi Gil se destacaram nesta terça-feira (26), no litoral fluminense, vencendo as duas regatas. O resultado colocou o trio em quarto. Na avaliação de Thomas Sumner, correr contra tripulações experientes em Búzios é uma aula prática.
"Disputar regatas contra os especialistas em Lightning é muito importante. Por aqui há velejadores de nível internacional do Chile, Estados Unidos e os brasileiros como Cláudio Biekarck. Nossa equipe quer usar a juventude e o entrosamento de oito anos para conseguir bons resultados", revelou o velejador de 23 anos. Os outros dois companheiros (Felipe Brito e Fillipi Gil) têm 22 anos.
O objetivo do trio paulista é chegar ao nível da equipe de Cláudio Biekarck, que defenderá, em Guadalajara, o bronze dos Jogos Pan-Americanos. O Klaus, como é conhecido na vela, é o maior medalhista brasileiro da competição com sete medalhas.
Terceiro dia do Mundial de Lightning - As regatas desta terça foram disputadas com ventos variando de 8 a 12 nós e pouca onda. A liderança continua com Cláudio Biekarck e sua equipe com 17 pontos perdidos. Em segundo, com a mesma pontuação, está o time do chileno Tito Gonzalez.
A estratégia da equipe de Thomas Sumner deu certo e o trio venceu as duas regatas da terça-feira. "O vento mais fraco do que os outros dias ajudou e a nossa escolha foi correta. Preferimos a posição conservadora, no meio da flotilha e atacar no popa. Com o resultado, o campeonato continua equilibrado e temos mais quatro regatas para brigar pelas primeiras posições", revelou o velejador.
O evento reúne 30 tripulações da classe Lightning de nove países. O Campeonato Mundial começou neste domingo (24) e vai até o próximo sábado (30) no Iate Clube Armação de Búzios. Nesta quarta-feira (27), o cronograma de regatas começa às 11 horas e a previsão é de ventos com intensidade média de 12 nós.
Resultados acumulados:
1°- Claus Biekarck/ Gunner Ficker/ Marcelo Batista da Silva (Brasil): 17 pontos perdidos (6+4+1+4+2)
2°- Tito Gonzalez/Diego Gonzalez/ Cristian Sanhueza (Chile): 17 (3+3+6+2+3)
3°- David Starck/Jody Starck/Ian Jones (EUA): 25 (1+14+2+3+5)
4°- Thomas Sumner/Felipe Brito/Fillipi Gil (Brasil): 26 (7+12+5+1+1)
5°- Felipe Robles/Pablo Lorca/ Andres Guevara (Chile) : 27 (5+1+9+5+7)
Mais informações no site www.cbvm.org.br
Flávio Perez - Mtb.: 45562
E-mail: flavio@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica