São Paulo (SP) - A paulista Marcela Lopez, atual tricampeã mundial, foi a grande estrela do Aerobic Hyundai Festival encerrado na noite deste domingo (17) no estacionamento do Shopping Eldorado, em Pinheiros. Conquistou o título de campeã do Open Internacional de Aeróbica e anunciou que pode parar de competir na modalidade depois de colecionar títulos nacionais e internacionais. Já a mineira Carolina Reis sagrou-se campeã brasileira e garantiu vaga no Campeonato Mundial do Japão, em abril de 2012, ao lado dos demais vencedores da competição.
O Aerobic Hyundai Festival reuniu atletas de seis países - Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Itália e Tailândia - no palco de 600 m2 montado no estacionamento do Shopping Eldorado e abriu novas perspectivas para o esporte que sonha ser convidado para disputar os Jogos Olímpicos de 2020.
Satisfeito com o sucesso da competição, Maurício Fernandez, representante da IAF (International Aerobic Federation) e idealizador do evento, anunciou que pretende promover um Mundialito com 10 países, em São Paulo, no próximo ano, que terá grupos de Hip Hop e outras modalidades de dança de rua. "A Aeróbica está voltando e mais forte do que nunca", frisou o dirigente.
Marcela dará adeus à categoria Individual - Depois de vencer o Open Internacional, Marcela Lopez contou que pretende parar de competir no Individual. Por isso, é provável que tenha feito neste domingo sua última competição nesta categoria. O trio, que ela forma com a irmã Marina e a amiga Cibele, também já parou. Mesmo assim, garante que não vai abandonar o esporte.
"Meu desejo é montar um grupo (seis integrantes) e continuar no esporte porque o desgaste é menor" explicou a atleta que coleciona 13 títulos de campeã mundial e mais cinco pela IAF (International Aerobic Federation). Ela comentou também que já tinha tomado a decisão de parar, mas acabou voltando atrás e atendeu convite para disputar o festival neste fim de semana.
Marcela recebeu a maior nota na semifinal no dia anterior. Por isso, foi a última a se apresentar na tarde deste domingo. E não deixou por menos. Ao som de "Oie" e "Salsa", de Glória Stefan, fez uma exibição perfeita, esbanjando talento e criatividade. Somou 21,74 pontos e ficou com o primeiro lugar na classificação geral. A mineira Carolina Reis ficou em segundo, com 20,71 e a paulista Cibele Oliani, terminou em terceiro, com 19,92.
Completaram a classificação as seguintes atletas:
4.- Lorenz Duran (VEN), 19,57
5.- Roypim Ngampeerapong (TAI), 19,47
6.- Cinzia Galletti (ITA),19,19
7.- Luamar Martins (BRA,RJ), 18,38
8.- Giuliana Goró (ARG), 17,42
9.- Lucia Fernandez (URU), 14,30
Campeonato Brasileiro aponta seus campeões - Depois de disputas equilibradas ficaram definidos os novos campeões brasileiros de aeróbica, que representarão o Brasil no Mundial do Japão.
Categoria Infanto-Juvenil
Individual Feminino: Julia Chamas (RJ)
Trios: Leilane da Silva, Tayonara Nascimento e Joyce Trajano (RJ)
Individual Masculino: Leonardo Dorneles(RS)
Dupla Mista: Gabriel Furtado (RS)
Grupos: Tamires Rebeca, Maria Eduarda de Almeida, Laura Valentina, Michelle Caldeira e Vitória Novaes (MG)
Categoria Juvenil
Individual Feminino: Beatriz de Oliveira Basso (SP)
Individual Masculino: Artur Flores Machado (RS)
Grupos: Carolina Vieira, Bruna Vieira, Mariana Coelho, Lucas Santiago, Paulo Cesar dos Santos, e Jéssica Lemes (MG)
Categoria Adulto
Individual Feminino: Carolina Reis (MG)
Individual Masculino: Lucas Souza (MG)
Trios: Carolina Reis, Lorena Dias e Marcisnei Oliveira (MG)
Aerodance
Categoria Infantil: Grupo Feminino Franzen Fitness (RS)
Adulto (Individual Masculino): Lucas Rodrigues (MG)
Trios: Carolina Reis, Lorena Dias e Marcisnei Oliveira (MG)
Show de Hip Hop - Além da aeróbica e do aerodance, o melhor do hip hop do Brasil foi destaque neste final de semana no Aerobic Hyundai Festival. A performance do grupo paulista "Cybernétikos Soul Streets", arrancou muitos aplausos do público que compareceu ao Shopping Eldorado.
Composto por oito integrantes, o grupo apresentou estilos de dança de rua que combinaram manobras aéreas com outras executadas no chão. Tudo com muito gingado e sincronismo. Criado pelo coreógrafo e professor Everson Michel Silva Magnavita, o Cybernétikos ensaia há oito anos no espaço cedido pelo Instituto Criança Cidadã, no Butantã e está classificado para disputar o Campeonato Mundial de Hip Hop em Las Vegas (EUA) no final deste mês. Mas não sabe se vai:
"Nós não conseguimos patrocínio para a viagem. Temos só uma semana para isso. Mas não perdemos a esperança," comentou Everson Michel, líder do grupo. O Hip Hop nasceu nos Estados Unidos na década de 80. É uma modalidade de dança de rua que chama a atenção pela criatividade, liberdade de movimentos e performances variadas.
O Aerobic Hyundai Festival teve a organização técnica da Federação Paulista de Esporte e Fitness (FPEFit), patrocínio da Hyundai e CAOA e apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, Shopping Eldorado (SP), LIBRAF e Look Promoções.
Mais informações : www.fpef.com.br/aerobichyundai
Ailton Fernandes - MTb 12.642 / Gustavo Coelho
ailton@zdl.com.br
Tel: 11 32855911
ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
-
Marcela Lopez (1), Carolina Reis (2) e Cibele Oliani (3) no pódio
(Gustavo Coelho / GMF)
-
Marcela Lopez foi a grande campeã
(Leandro Ricon / GMF)
-
Marcela comemora mais um título
(Gustavo Coelho / GMF)
-
Carolina Reis, campeã brasileira na categoria individual
(Leandro Ricon / GMF)
-
Trio do Rio de Janeiro
(Leandro Ricon / GMF)
-
Grupo busca patrocínio para ir ao Mundial nos EUA
(Leandro Ricon / GMF)
-
Show de técnica e performance do Grupo Cybernétikos
(Leandro Ricon / GMF)