São Paulo (SP) - A seleção brasileira feminina de rugby estreou com o pé direito no 40º Amsterdã Sevens, torneio disputado na capital holandesa, com algumas das principais equipes do mundo. O grupo dirigido por João Nogueira venceu o AAC Amsterdã, time da casa, além do Richmond Heavettes, campeão inglês. Só perdeu para a atual vice-campeã da disputa, Espanha, em jogo muito equilibrado.
As heptacampeãs sul-americanas entraram em campo dispostas a mostrar todo seu potencial e conseguiram impor o ritmo de jogo desde o início. No intervalo, o placar apontava 12 a 0 favorável ao Brasil. Na segunda metade, com muito preparo físico, a seleção brasileira deslanchou no marcador e ganhou por 40 a 0.
Duas horas depois, o Brasil voltou à campo e com forte sistema de jogo defensivo e várias recuperações de bola, marcou 22 a 0 nas inglesas do Richmond Heavettes.
O terceiro e último compromisso de sábado, foi contra a tradicional Espanha. A derrota por 20 a 10 mostrou a evolução brasileira, que em 2010 perdeu para as adversárias por 38 a 0.
Logo na saída de bola, equipe verde-amarela foi para o ataque e fez o primeiro
try do encontro. Depois disso, pressionou as europeias por seis minutos, e só levou o empate no fim do primeiro tempo. A Espanha voltou bem após o intervalo e virou o placar para 15 a 5. O Brasil não desistiu, diminuiu para 15 a 10. Mas, no último lance do jogo, as espanholas definiram o marcador em 20 a 10.
"Estes resultados demonstram que o trabalho realizado nos aproxima das melhores equipes do mundo e que podemos jogar em bom nível contra uma equipe totalmente profissionalizada sem sofrer derrotas por placares elevados", destacou João Nogueira.
Neste domingo, o Brasil enfrenta o Canadá, seleção com destaque no cenário internacional, e o Espirit Sevens, equipe composta de jogadoras francesas com pelo menos uma participação em Copa do Mundo. A primeira colocada avança para enfrentar as melhores dos outros três grupos. Alemanha, Holanda, Itália, Portugal, entre outras, ainda estão vivas na disputa.
"Domingo será um dia longo e que exigirá um esforço máximo das nossas atletas. Mas foi para isso que viemos aqui, para nos testarmos contra as melhores equipes para podermos crescer, vencendo e nos tornando mais experientes ou aprendendo lições com as derrotas para evoluirmos num próximo ciclo de trabalho" João Nogueira.
Após o Amsterdã Sevens, a delegação, composta de 13 jogadoras e comissão técnica, fica mais dois dias no país e depois vai para Lisboa, em Portugal, onde disputa amistoso contra a seleção da casa, além de jogos com equipes locais. Entre 1º e 6 de junho, o time fica em Roma, na Itália, onde participa de outro torneio, nos dias 3 e 4, fechando o
tour internacional.
Lista de convocadas
Angélica Gevaerd - SPAC
Ayna Christovam - SPAC
Beatriz da Silva - Desterro RC
Julia Sardá - Desterro RC
Juliana Esteves - Bandeirantes RC
Lucia Beatriz - Charrua RC
Maira Magdaleno da Ros - Desterro RC
Maria Gabriela Ávila - SPAC
Mariana Ramalho - SPAC
Mariana Wyse - Bandeirantes RC
Paula Ishibashi - SPAC
Thais Cruz - SPAC
Viviane Trindade - Niterói RFC
Outras informações no site www.brasilrugby.com.br
Brasil Rugby no Facebook
Entenda o rugby
Vinícius Cabral - Mtb.: 47.121
Telefones - 11 3285-5911 e 11 7857-3064 / Nextel - 86*34324
E-mail - vinicius@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDL_assessoria