São Paulo (SP) - A previsão do tempo indica máxima de 31 graus em Ribeirão Preto no próximo domingo (17), data da terceira etapa da temporada da Copa Caixa Stock Car. O calor é um atrativo a mais para a corrida, disputada em circuito de rua. Os pilotos perdem, em média, quatro quilos depois de 50 minutos de prova e dentro do carro, a sensação térmica aumenta para aproximadamente 60 graus.
"Ribeirão Preto é uma das pistas mais quentes que corri em toda minha carreira. Dentro do carro há acumulo de calor e o desgaste do piloto é maior. Tenho certeza que será uma das provas mais puxadas do ano, na parte física e também pelo traçado", reconheceu Denis Navarro #5.
O piloto da Bassani Racing volta ao circuito de rua de Ribeirão Preto depois da experiência pela Copa Montana, em 2010. Denis Navarro se diz contente com o carinho do público no interior de São Paulo que, segundo ele, prestigia a corrida do início ao fim, mesmo com o calor. No ano passado, 42 mil pessoas assistiram a Stock Car. "O público de Ribeirão Preto gostou bastante da prova. Esteve presente na pista e isso motiva todos os pilotos. Outro fator interessante são as arquibancadas bem próximas da pista. A adrenalina aumenta", resumiu Denis Navarro, patrocinado pela NeoQuímica e Distribuidora Navarro de Medicamentos.
Preparação física - Para aguentar o ritmo de corrida e o forte calor dentro dos carros, os pilotos passam por uma rotina de treinos físicos. O trabalho conta com treinos de musculação e aeróbio. O personal trainer de Denis Navarro, Felipe de Toledo Groke, trabalha com o piloto desde 2007. O especialista reforça que o piloto está preparado para enfrentar o ritmo de competição. "Simulamos movimentos parecidos com os que ocorrem nos carros para fortalecer a musculatura do piloto, isso sem contar os exercícios básicos de musculação. O aeróbio ajuda na recuperação dele durante as baterias de treino. Outra parte que treinamos bastante é a corrida. O Denis roda 30 km por semana", avaliou Groke.
Quem pensa que o piloto não precisa de condicionamento físico especial por ficar sentado o tempo todo está enganado. O gasto de energia se aproxima dos esportes de alto rendimento. "Um bom preparo físico faz a diferença na hora da classificação, quando o volante está mais duro por causa da aderência do pneu novo", lembrou o personal trainer Felipe Groke.
A dica do personal de Denis Navarro para suportar o forte calor de Ribeirão Preto é muita hidratação dois dias antes da corrida. Por isso, o piloto da Bassani Racing está sempre próximo de um mini-cooler com água.
Mais informações no site www.denisnavarro.com.br
Flávio Perez - Mtb.: 45562
E-mails: flavio@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica