Capa

FUTEBOL

Santos é campeão do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino, em Araraquara

Equipe de Marta vence o Foz Cataratas Caixa por 3 a 2 em jogo eletrizante. Palmeiras ficou em terceiro

15.01.2011  |  5.882 visualizações
Araraquara (SP) - O Santos venceu o Foz Cataratas Caixa por 3 a 2, na tarde deste sábado, no estádio Arena da Fonte, em Araraquara (SP), e sagrou-se campeão do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino. Os gols do título foram marcados por Angélica, Maurine e Thaís. Gabi e Dai anotaram para a equipe paranaense. O Palmeiras, que derrotou por 3 a 1 o Umea, da Suécia, na preliminar, garantiu a terceira colocação.

O Foz Cataratas tomou a iniciativa no início do primeiro tempo, neutralizando a atacante Marta, do Santos, com a marcação cerrada de três defensoras, e soube partir em velocidade para o ataque em busca do gol de abertura. A estratégia deu certo e, aos 6 minutos, Gabi fez um belo gol ao acertar um chute da intermediária, que passou sobre a goleira Andréia Suntaque.

O time paranaense se manteve superior até a árbitra Katiucia da Mota Lima expulsar Leti, aos 24 minutos. Com superioridade numérica em campo e atrás no placar, o Santos foi para cima do Foz Cataratas e conseguiu o empate aos 33 minutos, em golaço de Angélia. Como Gabi, ela também acertou um lindo chute da intermediária e encobriu a goleira Vivi.

O segundo tempo começou eletrizante, com as duas equipes perdendo chances de gols e as goleiras Vivi e Andréia Suntaque fazendo grandes defesas. O Foz Cataratas virou a contagem, aos 12 minutos, quando Gabi puxou rápido contra-ataque ao se livrar de duas adversárias e tocou para Dai. A atacante chutou e ainda contou com um desvio de Esther para tirar a goleira santista da jogada e desempatar.

Como o resultado não servia. O Foz Cataratas foi para cima do Santos. Tanto que a igualdade voltou ao placar, aos 18 minutos, com a polivalente Maurine. Ela arriscou chute da lateral direita e contou com a ajuda da goleira Vivi. Mal posicionada, ela não chegou a tempo de impedir o gol de empate. A vitória da equipe comandada por Gustavo Feliciano veio aos 39 minutos.

A meia Thais aproveitou rebote na área e só tocou para o fundo do gol para confirmar o título do Santos, que jogou pelo empate para levantar a taça, por ter feito a melhor campanha na primeira fase, em que derrotou Umea por 4 a 2, Palmeiras por 1 a 0 e empatou com o Foz Cataratas em 1 a 1. O time do Paraná, além da igualdade com o alvinegro e com o Palmeiras (1 a 1), derrotou a equipe sueca por 3 a 2.

Angélica, autora de um golaço para o Santos, afirmou que o título foi merecido porque as jogadoras passaram por um período forte de treinamento para a competição promovida pela Sport Promotion e tiveram de se superar durante as três rodadas da fase classificatória, em que terminaram na liderança, e também na decisão deste sábado. "Foi a recompensa pela luta e determinação que tivemos", disse a defensora santista.

Calor foi adversário - Para a atacante Maurine, autora de um dos gols da equipe santista, o maior adversário foi o forte calor. "A gente tinha consciência de que seria uma partida muito dura. O Foz Cataratas é uma grande equipe, mas conseguimos fazer os gols necessários para a conquista deste título. O calor estava muito forte, mas com garra e força de vontade superamos as dificuldades e vencemos", enfatizou a ala do Santos.

A capitã do Santos, Marta, embora não tenha feito seu gol ficou muito contente com o resultado. "Este título é muito especial. Porque lutei muito tempo para ficar este período aqui no Santos. Foi uma semana ótima, apesar da maratona da viagem para a Suíça. Tenho poucas oportunidades de jogar no Brasil e por isso tento aproveitar ao máximo quando isso acontece", garantiu Marta.

O técnico do Santos, Gustavo Feliciano, analisou a partida que deu o título ao seu time. "Começamos a partida com certa dificuldade, errando muitos passes no meio de campo e tomamos o primeiro gol. Depois o nosso time conseguiu se acertar em campo e, após a expulsão da atleta do Foz, começamos a pressionar. No segundo tempo, logo no início, o Foz encaixou um contra-ataque e conseguiu ampliar o placar novamente. Não nos abatemos e a Angélica acertou um belo chute de fora da área, empatando novamente. No final conseguimos fazer o terceiro gol, o que nos deu tranquilidade", explicou o treinador santista.

Ele ainda destacou o empenho das atletas. "Essa vitória teve um gosto especial, já que nos últimos três jogos não conseguimos vencê-las. As partidas contra o Foz são muito equilibradas, mas conseguimos quebrar esse tabu justo na final. Estou muito feliz com o título e o empenho das atletas", comemorou Gustavo.

Foz ficou feliz com o vice-campeonato - Gabi, que marcou um dos gols e deu assistência para o segundo do Foz Cataratas, declarou que a segunda colocação acabou sendo um prêmio para a equipe do Paraná, já que é formada em sua maioria por atletas das categorias de base do futebol feminino nacional. "Nós sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar nesta partida, justamente pelo fato de o time do Santos estar jogando há muito tempo junto. A expulsão no começo da partida nos atrapalhou um pouco, assim como o forte calor, mas está todo mundo de parabéns", salientou a camisa 10 do Foz.

O técnico paranaense Gezi Gonçalves saiu feliz com seu time. "Mesmo com a expulsão no primeiro tempo, nosso time este impecável. Estivemos na frente duas vezes e merecíamos uma sorte melhor. A gente sai de cabeça erguida deste torneio, que teve um resultado espetacular", resumiu.

Assim como no jogo preliminar, as jogadoras do Santos e Foz entraram com uma faixa em solidariedade às vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.

Musas do Torneio - O Torneio Internacional de Futebol Feminino elegeu oito musas entre as jogadoras das quatro equipes. Dois portais fizeram uma eleição junto a seus internautas. O Araraquara.com elegeu a palmeirense Andréia como a musa da competição, enquanto os internautas do UOL preferiram a santista Maurine, vencedora com 25,30% dos 31.300 votos.

Ficha Técnica

Data: 15/1/2011

Local: Arena da Fonte, em Araraquara (SP)

Santos 3 - 77- Andreia Suntaque; 18 - Janaina , 22 - Angélica e 23- Carol Arruda (7- Pikena); 99 - Maurine, 3- Dani, 4- Joice (21- Raquel), 15 - Ester e 40- Thais; 10 - Marta (capitã) e 9 - Suzana (35- Bia).
Técnico: Gustavo Feliciano

Foz Cataratas Caixa 2 - 1- Vivi; 2 - Paulinha, 3- Marina (capitã), 4- Rafinha (13- Kemily) e 6 - Leti; 5- Tayla, 7- Isa (17- Gi), 8- May, 10- Gabi e 11- Dai; 9 - Debinha (15- Fernanda).
Técnico: Gezi Gonçalves

Gols - Angélica (33 m 1º T), Maurine (18 m 2º T) e Thais (39 m 2º T¨) para o Santos e Gabi (6 m 1º T) e Daí (12 m 2º T) para o Foz Cataratas Caixa.

Cartões amarelos - Leti e Marina(Foz Cataratas Caixa)

Cartão vermelho Letí e Dani

Árbitra : Katiucia da Mota Lima
Assistentes : Renata Ruel e Karine del Bianco Silva

Renda 17.382,00
Público 2.978

Classificação
1- Santos
2- Foz Cataratas Caixa
3- Palmeiras
4- Umea (Suécia)

Resultados

Foz Cataratas Caixa 1 x 1 Palmeiras
Santos 4 x 2 Umea

Santos 1 x 0 Palmeiras
Umea 2 x 3 Foz Cataratas Caixa

Umea 1 x 3 Palmeiras
Santos 1 x 1 Foz Cataratas Caixa

Disputa do 3º lugar - Palmeiras 3 x 1 Umea
Decisão do título - Santos 3 x 2 Foz

Artilheiras:
- Gabi (Foz), Nildinha (Palmeiras) e Hanna Pettersson (Umea) - 3
- Marta, Maurine e Suzana (Santos), Debinha e, Bárbara - 2 gols
-,Bia e Angélica (Santos), Rosana e Formiga (Palmeiras), Sofia Jakobsson, Ogonna Chukwudi e Linda Molin (Umea), Gi e Dai (Foz Cataratas Caixa) - 1 gol

O Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino foi organizado pela Sport Promotion, com apoio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, da Federação Paulista de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol. O patrocínio foi da Bombril.

Mais informações : http://interclubes.sportpromotion.com.br

Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194 / Gustavo Lara
E-mail - vinicius@zdl.com.br / gustavo@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica

  • Santos
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Comemoração no pódio
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Santos comemora o título
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Marta beija a taça
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Gustavo, técnico campeão
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Marta recebe o troféu de campeã
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Marta quase marcou
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Marta e Isa (F)
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Marta foi bem marcada
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Maurine, Thais e Marta comemoram terceiro gol
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Maurine comemora segundo gol
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Angélica fez o primeiro gol
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Maurine, destaque santista
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Gabi (F) e Ester (S)
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Suzana (S) e Gabi, a melhor do Foz
    (Bruno Miani / ZDL)

Leia também...

15.01.2011

Palmeiras ganha do Umea e fica em terceiro no Torneio Internacional de Futebol Feminino

Time brasileiro vence sueco por 3 a 1 e garante o bronze na competição que termina neste sábado, em Araraquara (SP)

14.01.2011

Santos e Foz Cataratas Caixa decidem o Torneio Internacional de Futebol Feminino, em Araraquara

O Santos tem a vantagem do empate neste sábado. O mesmo acontece com Palmeiras, na disputa do terceiro lugar diante do Umea. Marta recebe nova homenagem

13.01.2011

Torneio Internacional de Futebol Feminino escolhe oito musas entre as jogadoras

Foram escolhidas as duas atletas mais bonitas de cada equipe participante. Marta recebe nova homenagem na sexta, na Arena da Fonte

13.01.2011

Santos e Foz Cataratas empatam e fazem final do Torneio Internacional de Futebol Feminino

Marta é homenageada antes do início da partida. Jogadoras das quatro equipes a recebem no gramado e emocionam a atleta santista

Entre em contato