Elite feminina do Brasil encara africanas na 10K Rio - Corrida Pan-Americana
25.11.2010
| 368 visualizações
ATLETISMO
-
Edielza Alves Guimarães
Sérgio Shibuya / ZDL
-
Cruz Nonata
Sérgio Shibuya / ZDL
-
Conceição de Maria Carvalho
Sérgio Shibuya / ZDL
Das atletas brasileiras que correrão este ano, cinco terminaram a prova do ano passado entre as dez primeiras
São Paulo (SP) - A 10K Rio - Corrida Pan-Americana, que será disputada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), promete uma disputa acirrada entre brasileiras e estrangeiras. A Yescom, organizadora do evento, recebeu as inscrições de dezenas de atletas do primeiro time, garantindo mais uma vez o alto nível técnico da competição.
Entre as brasileiras que disputarão a 10K Rio e destacaram-se na temporada deste ano estão Cruz Nonata da Silva, campeã da 10K Brasil (SP); Sueli Pereira da Silva, campeã da 10K de Vitória (ES); Edielza Alves Guimarães, 1º lugar na Meia-Maratona Volta da Ilha de Vitória (ES); e Conceição de Maria Carvalho, vice-campeã da Maratona Internacional de Porto Alegre (RS).
A baiana Edielza Guimarães, líder do ranking brasileiro com 343 pontos, buscará manter a regularidade na temporada. "Esta temporada está excelente. Já corri 22 provas, sempre com bons resultados. Vou correr a 10K Rio em busca de um lugar no pódio. Meu grande objetivo é a liderança do ranking", enfatizou Edielza.
Conceição de Maria Carvalho, vice-líder do ranking (265), buscará melhorar o seu desempenho em relação ao ano passado, quando finalizou a prova carioca em 9º lugar. "Todo final de temporada é desgastante, mas vou fazer o meu melhor. Estou bem preparada para superar a nona posição do ano passado", afirmou a atleta piauiense de 34 anos, que mora em São Paulo há 18.
Também do Piauí, mas radicada em Brasília, Cruz Nonata da Silva, de 36 anos, terminou a prova do ano passado na quarta posição. Foi a segunda brasileira melhor colocada, atrás de Zenaide Vieira, terceiro lugar. "As expectativas são muito boas. Ela está preparada para correr em igualdade com as africanas. A participação na 10K Rio será uma excelente preparação para a São Silvestre", explicou José Alessandro da Silva, técnico da brasileira.
Outras três brasileiras obtiveram bons resultados na prova de 2009 e estarão presentes no próximo domingo. São elas: Rosangela Raimunda Pereira Faria (5º), Sueli Pereira da Silva (7º) e Andrea Celeste da Silva (10º).
Mas as brasileiras não terão tarefa fácil. Enfrentarão quatro estrangeiras de qualidade. As quenianas Bornes Jepkirui Kitur e Chemtai Riono Tukei, a tanzaniana Anastácia Msandai Mahomi e a paraguaia Carmen Patrícia Martinez. As quenianas venceram todas as edições, exceto em 2006, quando a brasileira Márcia Narloch levou o título.
Entrega dos kits de participação - A entrega dos Kits para os atletas será feita neste sábado, dia 27, das 08h às 17h, no local de largada - Monumento aos Expedicionários da Segunda Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Aterro do Flamengo.
A sexta edição da 10K Rio - Corrida Pan-Americana terá início a partir das 7h30 com os cadeirantes, prosseguindo até às 8 horas, quando saem a elite masculina, geral masculino e feminino e atletas com outros tipos de deficiência. A prova terá percurso de 10 quilômetros, com retorno antecipado para aqueles que correrem apenas 5 quilômetros.
A 10K Rio - Corrida Pan-Americana é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio da Caixa Econômica Federal, patrocínio especial da Fisk e da Fila, apoio de Montevérgine, Gatorade. Café 3 Corações, Gu Energy, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, IAAF e AIMS.
Credenciamento de imprensa se encerra nesta quinta-feira - O credenciamento de imprensa para a 10K Rio - Corrida Pan-Americana se encerra nesta quinta-feira. Os interessados devem enviar e-mail para gustavo@zdl.com.br. A mensagem deve ter o nome e função do profissional, além da empresa e telefones para contato.
Mais informações no site www.10krio.com.br
Siga a Yescom no twitter : www.twitter.com/yescom
Vinícius Cabral - MTB.: 47.121 / Gustavo Lara
E-mail - vinicius@zdl.com.br - gustavo@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter - twitter.com/ZDLcomunica