Caio dos Santos e Carlos Roberto Pio são campeões no Troféu Brasil 2010
17.09.2010
| 345 visualizações
ATLETISMO
-
Ao centro, Caio dos Santos e Carlos Roberto Pio
Fernanda Paradizo/FPA
-
Anita Leal
Fernanda Paradizo/FPA
-
Fábio Gomes
Fernanda Paradizo/FPA
-
Fábio Gomes e Thiago Braz
Fernanda Paradizo/FPA
Atletas do Centro de Excelência integraram a equipe Brasil FC/Fupes, campeã do revezamento 4x100m; outros atletas paulistas também se destacaram
São Paulo (SP) Caio Cézar dos Santos e Carlos Roberto Pio conquistaram, nesta sexta-feira, o ouro no revezamento 4x100m com a equipe Brasil FC/Fupes durante o Troféu Brasil Caixa 2010, que é realizado na pista Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento (COTP). Além dos dois jovens, a equipe de Santos contou com Guilherme de Souza Patativa e Fabiano Gilberto Silva. O quarteto fez a distância no tempo de 40s22. A equipe Londrina/Caixa ficou com a prata (40s61), seguido da BM&FBOVESPA (40s65).
Foram as primeiras medalhas de ouro conquistadas pelos jovens em edições do Troféu Brasil, principal competição do atletismo nacional. Caio dos Santos, de apenas 17 anos, abriu o revezamento da equipe. Além do título, o atleta de Barretos, que treina há três anos no Centro de Excelência (CEE), projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA), ficou em quinto lugar no salto em distância. Ele é apontado por especialistas como uma grande revelação. Caio trouxe duas medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizado em Cingapura em agosto: uma no salto em distância e outra no revezamento medley.
Já Carlos Roberto Pio, também atleta do CEE, começou a se destacar nas provas de velocidade. O rapaz de 20 anos competia apenas no salto em distância, mas passou a obter boas marcas nos 100m rasos. No início de agosto, ele consagrou-se campeão brasileiro sub-23 na prova. "Quero permanecer saltando e correndo. Vou deixar a cargo do meu técnico, Nélio Moura, que saberá me orientar da melhor forma", disse Carlos na ocasião.
Outra atleta do projeto que conquistou medalha no Troféu Brasil 2010 foi Anita Leal Souza, também do clube Brasil FC/Fupes. A jovem ficou garantiu o bronze nos 100m com barreiras, com a marca de 14s17. Os três treinam com Nélio Moura no CEE paulistano. Maila Machado (BM&FBOVESPA) e Fabiana Moraes (ASA-São Bernardo) foram, respectivamente, a primeira e segunda colocadas da prova, com 13s51 e 13s62.
Outros atletas filiados à FPA conquistaram bons resultados nesta sexta-feira. No salto com vara, Fábio Gomes foi campeão com a marca de 5,56m. Com isso, o atleta do clube BM&FBOVESPA superou o recorde da competição, que era dele mesmo, em um centímetro. Já a jovem revelação Thiago Braz, medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, surpreendeu e ficou em terceiro lugar na prova. Ele tem apenas 16 anos e saltou 5,10m, cinco centímetros a mais que o recorde brasileiro sub-18, que também era do garoto de Marília.
Ronald Julião (BM&FBOVESPA) venceu o arremesso do peso com 18,69m, três centímetros abaixo do recorde brasileiro, que pertence a Adílson de Oliveira há 16 anos. "A prova foi empolgante, muito equilibrada, com vários bons atletas. Quero melhorar o desempenho ao longo da disputa", disse Julião à assessoria de imprensa da CBAt.
O Troféu Brasil/Caixa de Atletismo 2010 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, co-organizada pela FPA, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo e da secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.
Rafael Jubelini - assessoria de imprensa da FPA
Email: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 7292-7240
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica