Atletas de São Paulo são favoritos no Troféu Brasil 2010
14.09.2010
| 451 visualizações
ATLETISMO
-
Marilson dos Santos
BM&FBOVESPA/Divulgação
-
Maurren Maggi
Fernanda Paradizo/FPA
-
Fabiana Murer
AGIF
-
Caio dos Santos
Fernanda Paradizo/FPA
Paulistas encaram, a partir desta quarta-feira, a principal competição nacional de atletismo da temporada
São Paulo (SP) Os atletas filiados à Federação Paulista de Atletismo (FPA) participam, a partir desta quarta-feira, na pista Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo (SP), do 29º Troféu Brasil Caixa de Atletismo. O torneio é o principal do país e vale o título de campeão brasileiro adulto de 44 modalidades (22 masculinas e 22 femininas). Cerca de 900 atletas, de 101 clubes, estão inscritos na competição.
Entre os representantes de São Paulo estão nomes de peso, como a campeã olímpica em Pequim-2008 no salto em distância, Maurren Maggi (São Paulo FC); a campeã mundial indoor em 2010 no salto com vara, Fabiana Murer (BM&FBOVESPA); o bicampeão da Maratona de Nova York, Marílson dos Santos (BM&FBOVESPA), além de Keila Costa (Orcampi/Unimed), no salto triplo e no em distância, e de Kléberson Davide (EC Pinheiros), um dos melhores do mundo nos 800m.
Maurren Maggi disse que está preparada para o Troféu Brasil e que espera um bom resultado no torneio organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). "Estou bem, não no nível que gostaria de estar, pois voltei há pouco de contusão e sou muito exigente comigo mesma. Mas me sinto pronta para lutar pelo ouro", disse a campeã olímpica.
Keila Costa afirmou que o objetivo é conquistar medalha tanto no salto em distância quanto no salto triplo, prova que ela voltou a competir recentemente. "Foi uma alegria enorme retornar ao triplo. Passei por problemas físicos. Mas, hoje, eu me sinto preparada para competir em alto nível. Vou buscar melhorar minhas marcas e tentar mais uma vez um lugar no pódio", explicou.
Outros atletas filados à FPA com boas chances de obter medalhas no Troféu Brasil 2010 são Ana Cláudia Lemos, recordista nacional dos 100m, com 11s15, marca obtida no último dia 4, na pista do COTP; Jeferson Sabino (BM&FBOVESPA), no salto triplo; Geisa Rafaela Arcanjo (ASA-Sertãozinho), no arremesso do peso, e Sandro Viana (BM&FBOVESPA), especialista nos 100m e no 200m.
Centro de Excelência - Os atletas do Centro de Excelência, projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA, também vão marcar presença no torneio nacional. Apesar da maioria dos integrantes pertencer à categoria juvenil (18 e 19 anos), alguns estão prontos para brigar por medalhas com os adultos. É o caso de Bárbara Farias de Oliveira (CEE-SP/BM&FBOVESPA). A atleta de 19 anos, quarta colocada no ranking nacional, é uma das favoritas nos 400m.
Caio dos Santos (CEE-SP/Brasil FC/Fupes), ganhador de duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizado em agosto, em Cingapura, também entra forte na briga por um lugar no pódio. O atleta tem apenas 17 anos e está em quarto lugar no ranking brasileiro adulto no salto em distância. Ele também competirá nos 100m rasos.
Jean Cassimiro Rosa (CEE-PP/ASA-Sertãozinho), no salto triplo; Lourival Nogueira de Almeida Neto (CEE-SP/Brasil FC/Fupes), no salto em distância; Giselle Marculino (CEE-SP/Brasil FC/Fupes), nos 100m com barreiras; Diomar Noêmio (CEE-SP/BM&FBOVESPA), nos 800m, e Leandro Pitarelli de Araújo (CEE-SP/ASA-Sertãozinho), nos 200m e 400m, são outros destaques do projeto com chance de brigar por medalhas.
Rafael Jubelini - assessoria de imprensa da FPA
Email: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 7292-7240
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica