Capa

Crianças e adolescentes fazem festa na 1ª Meia Maratoninha do Rio de Janeiro

21.08.2010  |    170 visualizações ATLETISMO

Cerca de 200 atletas-mirins de três projetos sociais participaram do evento, disputado no Célio de Barros

Rio de Janeiro (RJ) - A 1ª Meia Maratoninha do Rio de Janeiro - Corrida Infantil foi realizada na manhã deste sábado no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã, com a participação de cerca de 200 atletas-mirins, de 6 a 15 anos, disputando provas entre 50 e 100 metros rasos. Em caráter experimental - nem houve a abertura de inscrições -, o evento reuniu crianças e adolescentes de três projetos sociais importantes do Rio, que usam o atletismo como ferramenta de educação e cidadania.

A partir de 2011, a competição deve fazer parte do Circuito Infantil de Corridas de Rua, juntamente com a Maratoninha de São Paulo, a São Silvestrinha (ambas em São Paulo) e a Pampulhinha, em Belo Horizonte. O projeto é apoiado pelo Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Entretenimento, Educação, Arte, Cultura e Sustentabilidade (Ideeia).

Sem a preocupação de competição, os atletas-mirins tiveram a orientação de que as provas eram meramente participativas e que todos os corredores receberiam medalhas, lanche, suco e camiseta do evento, num estímulo para que se dediquem mais ao esporte e à escola.

Os atletas participantes do evento foram indicados pelo Projeto Lançar-se Para o Futuro, da Escola Municipal Silveira Sampaio, em Curicica, Jacarepaguá, pelo Programa Social da Mangueira, que reúne um conjunto de ações que atende às áreas de Esporte, Saúde, Educação para o Trabalho, Lazer e Cultura e do Projeto da Federação de Atletismo do Estado do Rio e Suderj, numa iniciativa que visa atender crianças carentes de diversas comunidades e que virou referência no trabalho de reintegração de menores infratores à sociedade.

Um exemplo é Juliano da Silva Cesário, de 11 anos, que vive no Abrigo Ayrton Senna. Por enquanto, o atletismo é uma diversão, uma atividade entre amigos, apesar de participar descalço. "Não consigo correr de chinelo", responde com a simplicidade das crianças, que não pensam em vestir um tênis ou, no futuro, uma sapatilha.

"Daqui já saíram vários atletas que disputaram Campeonatos Brasileiros e Sul-Americanos de Menores e Júniores. O objetivo não é formar atletas, mas eles acabam se empolgando e adotando o esporte como uma alternativa importante de vida", disse a professora Edneida Freire da Purificação, que conta com o apoio financeiro da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro e da Suderj.

Pablo Bastos, de 13 anos, faz atletismo há 2 na Escola Municipal Silveira Sampaio, em Curicica. "Antes eu achava o esporte uma atividade para pessoas pobres e problemáticas, agora não. Tenho certeza que esta atividade pode mudar minha vida para melhor", comentou. "O feito da Bárbara Leôncio, campeã mundial de Menores, me fez ver que tenho uma oportunidade importante e vou abraçá-la com vontade", completou, referindo à atleta formada no Projeto Lançar-se Para o Futuro, que ganhou ouro nos 200 metros rasos em Ostrava, na República Checa, em 2007.

Dayelly dos Santos, com os cabelos enfeitados, correu na categoria 11 anos. Ela treina na Vila Olímpica da Mangueira e mostrou muita personalidade. "Acho que corri bem. Pena que sou baixinha. Quando crescer mais, vou enfrentar as meninas de igual para igual", disse.

"A participação dessas crianças na Meia Maratoninha do Rio culminou uma série de atividades. Na semana passada, cerca de 100 alunos dos três projetos tiveram a oportunidade de visitar o Zoológico. Elas tiveram a companhia de 15 professores das áreas de biologia e Educação Física e de fuzileiros voluntários numa visita orientada de grande sucesso", lembrou Rodolfo Eichler, do Ideeia.

A Meia Maratoninha do Rio de Janeiro Corrida Infantil teve supervisão do Ideeia - Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Entretenimento, Educação, Inclusão, Arte, Cultura e Sustentabilidade, organização técnica da Yescom e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, com patrocínio da CAIXA, Adidas e Fisk, apoio de TAM Viagens, Montevérgine, Gatorade, 3 Corações, HCor e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, AIMS e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: Nunes@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico