Capa

Crianças e adolescentes participam da 1ª Meia Maratoninha do Rio de Janeiro

20.08.2010  |    174 visualizações ATLETISMO

Cerca de 200 atletas-mirins correrão neste sábado num intervalo do Campeonato Estadual de Adultos de Atletismo do Rio, no Célio de Barros

Rio de Janeiro (RJ) - Na sequência de competições como a Maratoninha de São Paulo e a São Silvestrinha, será disputada neste sábado, das 10 às 11 horas, a primeira edição da Meia Maratoninha do Rio de Janeiro, reunindo crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã. Como primeira edição, o evento participativo será experimental e por isso não foram abertas inscrições ao público.

Cerca de 200 crianças e adolescentes vão disputar provas entre 50 e 100 metros rasos, num intervalo aberto na disputa de um dos principais torneios de atletismo do País: o Campeonato Estadual Caixa de Adultos de Atletismo do Rio de Janeiro. Todos os participantes, de projetos sociais que usam o esporte como ferramenta de educação e inclusão, ganharão medalhas de participação.

Num projeto apoiado pelo Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Entretenimento, Educação, Arte, Cultura e Sustentabilidade (Ideeia), a Meia Maratoninha do Rio fará parte do Circuito Infantil de Corridas de Rua da Yescom, organizadora das principais provas do País. Além da Maratoninha de São Paulo e da São Silvestrinha, o circuito tem ainda a Pampulhinha, disputada na véspera da Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte.

Os atletas participantes do evento foram indicados pelo Projeto Lançar-se Para o Futuro, da Escola Municipal Silveira Sampaio, em Curicica, Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Criado pelo professor de Educação Física Paulo Servo, de 68 anos, o projeto tem como objetivo a inclusão social de crianças carentes através do esporte. Bárbara Leôncio, campeã Mundial de Menores, foi um dos frutos produzidos pela iniciativa,

Outro projeto que inscreveu atletas é coordenado pela professora Edneida Freire da Purificação, com o apoio financeiro da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro e da Suderj. A iniciativa virou referência no trabalho de reintegração de menores infratores à sociedade.

Outros atletas representarão o Programa Social da Mangueira, que reúne um conjunto de ações que atende às áreas de Esporte, Saúde, Educação para o Trabalho, Lazer e Cultura. O objetivo inicial era criar um espaço para que as crianças e adolescentes da Mangueira pudessem praticar a cidadania por meio de atividades esportivas e educativas. A ideia deu frutos e hoje as atividades são voltadas para pessoas de diversas idades, de crianças a idosos.

No fim de semana passado, cerca de 100 crianças dos três projetos tiveram a oportunidade de visitar o Zoológico. Elas tiveram a companhia de 15 professores das áreas de biologia e Educação Física e de fuzileiros voluntários numa visita orientada de grande sucesso.

A Meia Maratoninha do Rio de Janeiro Corrida Infantil tem supervisão do Ideeia - Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Entretenimento, Educação, Inclusão, Arte, Cultura e Sustentabilidade, organização técnica da Yescom, com patrocínio da CAIXA, Adidas e Fisk, apoio de TAM Viagens, Montevérgine, Gatorade, 3 Corações, HCor e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: Nunes@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico