Leandro Pitarelli garante vaga nas finais nos Jogos Olímpicos da Juventude
17.08.2010
| 157 visualizações
ATLETISMO
-
Leandro Pitarelli
Marcelo Ferrelli/CBAt
-
Antônio César Rodrigues
Fernanda Paradizo/FPA
-
Paulo Sérgio Oliveira
Arquivo/FPA
Briga por medalhas nos 400m será na noite de sexta-feira, em Cingapura. Thiago Braz, Antônio Cezar Rodrigues e Paulo Sérgio estreiam nessa quarta-feira
São Paulo (SP) - Três atletas filiados à Federação Paulista de Atletismo (FPA) já estrearam nos Jogos Olímpicos da Juventude, que é realizado em Cingapura desde o último sábado. Andressa Moreira Fidelis, no salto em distância; Leandro de Araújo Pitarelli, nos 400m rasos e Jean Carlos Franchini, nos 110m com barreiras, foram competidores de São Paulo que representaram o Brasil no primeiro dia da modalidade no torneio, que reúne os melhores atletas do mundo nascido entre 1993 e 1994. Dos 15 brasileiros no evento, oito são radicados em São Paulo.
Leandro Pitarelli (CEE-SP/ASA-Sertãozinho) conquistou a classificação para a final dos 400m rasos. Com a marca de 48s23, foi o oitavo colocado na qualificatória e assegurou vaga para a decisão, que será realizada na manhã de sábado em Cingapura (noite de sexta-feira no Brasil). O rapaz treina no núcleo paulistano do Centro de Excelência (CEE), projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA, com o técnico Marcelo Lima. "O Leandro tem muito talento e começou a se destacar mais nos 200m. Mas está pronto para brigar pelo pódio nos 400m", avisou o treinador.
Andressa Fidelis (CEE-SP/ADC Estrela Guarulhos) passou para a final "B" do salto em distância. Ela ficou em nono lugar na qualificação, com um salto de 5,85m, e por pouco não passou para a disputa de medalhas. "Competi machucada, com dor no músculo posterior da coxa. Não estou contente, pois queria uma medalha, mas darei tudo de mim na próxima fase", disse a garota. Jean Franchini (ÁGUIAS-GUARIBA) também se classificou para a final "B". Ele acabou em décimo lugar nos 110m com barreiras, com 14s13.
Na noite de quarta-feira, será a vez dos paulistas Antônio César Rodrigues (CEE-SP/ASA-Sertãozinho), nos 200m; Thiago Braz (BM&F/BOVESPA), no salto com vara, e Paulo Sérgio Oliveira (CEE-SJRP/ Ass. Rio Pretense Pro Atletismo), no salto triplo começarem a competir na pista de Cingapura.
Na noite desta terça-feira, dois atletas filiados à FPA fariam suas estréias no torneio: Caio Cezar dos Santos, favorito à conquista de medalha no salto em distância, e Jéssica Reis, nos 100m.
Perfil dos estreantes paulistas nesta quarta-feira
Antônio Rodrigues - O velocista de Sertãozinho passou a treinar em São Paulo este ano com Marcelo Lima e se considera pronto para subir ao pódio. Segundo ele, a medalha premiará uma grande temporada. "Ainda sou da categoria Menor e obtive índice para o Mundial Juvenil, além da vaga para a Olimpíada da Juventude. Uma medalha será a consagração de um ano incrível".
Paulo Sérgio- Jovem de São José do Rio Preto, ele se destaca em uma das provas mais vitoriosas do atletismo brasileiro: o salto triplo. A marca de 15.60m foi suficiente para vencer a Seletiva Sul-Americana Caixa de Atletismo, realizada Uberlândia, no início de abril, e garantir vaga na Olimpíada de Cingapura. "Foi a realização de um sonho. É importante estar presente em todas os principais eventos internacionais", afirmou o atleta, que treina com Aristides Junqueira.
Thiago Braz - Com marcas surpreendentes, o jovem de Marília deixa técnicos e especialistas animados com os bons resultados este ano. Atleta do clube BM&FBOVESPA, ele treina com Élson Miranda, mesmo técnico da campeã mundial indoor em 2010, Fabiana Murer. A sua melhor marca é de 5,05m. Mesmo sendo da categoria Menor, Thiago lidera o ranking brasileiro Juvenil.