Atletas de São Paulo conquistam bons resultados no Campeonato Estadual Caixa de Menores
09.08.2010
| 159 visualizações
ATLETISMO
-
Ao centro, Lucas da Silva Carvalho
Fernanda Paradizo/FPA
-
Amanda Tomaz
Fernanda Paradizo/FPA
-
Claudinei Vaz
Fernanda Paradizo/FPA
-
Paula Catarina
Fernanda Paradizo/FPA
Competição realizada pela Federação Paulista de Atletismo contou com a presença de 35 clubes e premiou os melhores competidores com até 17 anos de idade
São Paulo (SP) Os atletas de São Paulo tiveram resultados de destaque no Campeonato Paulista Caixa de Menores, realizado neste final de semana, na nova pista do Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento (COTP), na capital paulista. Foi a última oportunidade de pontuar no ranking nacional da categoria (16 e 17 anos) antes do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores (4 a 5 de setembro, em Uberlândia, Minas Gerais). Um total de 35 clubes do Estado participou do evento.
O clube Arpa/Smel/Flex/CEE venceu a disputa por equipes no Feminino, com 99 pontos. A Parceiros do Esporte ficou em segundo lugar, com 59 pontos, seguida de Orcampi/Unimed, com 58. Já no Masculino, a Rede Atletismo saiu vitoriosa. A equipe de Bragança Paulista fez 101 pontos. A Associação Desportiva Centro Olímpico terminou na segunda colocação, com 70, e a Orcampi/Unimed com a terceira, com 68 pontos.
O técnico de saltos da Rede Atletismo, Kyioshi Takahashi, ficou feliz com o primeiro lugar. "Foi uma boa competição. Viemos desfalcados de atletas que estão competindo em outros lugares, mas fizemos um bom papel e saímos vitoriosos", afirmou. Para o treinador, o título estadual é uma etapa de um objetivo maior. "Queremos revelar grandes campeões do atletismo internacional. Essa conquista é mais um degrau visando essa meta", concluiu.
O coordenador voluntário do Centro de Excelência (CEE) da capital paulista, Nélio Moura, acompanhou a disputa. Segundo ele, que é técnico da campeã olímpica do salto em distância em 2008, Maurren Maggi, o torneio foi de alto nível. "Alguns atletas de nome não participaram, pois estão em Dubai se preparando para os Jogos Olímpicos da Juventude (14 a 26 de agosto em Cingapura). Mas tivemos uma competição forte. Essa geração será muito boa", disse.
Centro de Excelência
Os atletas do CEE, projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA), conquistaram medalhas no estadual. Os núcleos de Campinas, São Paulo, São José do Rio Preto e Sertãozinho marcaram presença no evento.
Um dos destaques do programa foi Lucas da Silva Carvalho (CEE-SP/Parceiros do Esporte). Ele venceu no salto em distância, com 6,86m, e nos 110m com barreiras, com 14s11. "Estou muito feliz, melhorei minha marca nos 110m com barreiras em mais de meio segundo. Essa boa fase me anima para buscar uma medalha no Brasileiro", afirmou o rapaz.
Larissa de Paula Moura venceu os 100m com barreiras e igualou sua melhor marca: 14s93. Para o técnico Fabrizío Wilkens, Larissa e Lucas têm condições de subir no lugar mais alto do pódio durante o Campeonato Brasileiro de Menores. "Ambos estão evolução, mas mantendo a regularidade, temos chances de melhorar os resultados. Estamos confiantes", analisou.
Marcelo Lima, técnico de velocidades do CEE paulistano, elogiou a participação de Amanda Aparecida Tomaz (CEE-SP/União Sanroquense). Ela venceu a prova de salto em altura (1,55m) e ficou com a prata no salto triplo (11,17m). "Ela estava muito cansada, pois participou do heptatlo e de outras duas provas no final de semana passado. Mas conseguiu se superar", disse o treinador. Amanda disse que está confiante para conquistar uma medalha no Nacional. "Estou me sentindo bem, feliz e treinando forte. Quero mais essa conquista", avisou.
O núcleo de São José do Rio Preto também se destacou. Para Claudinei Vaz, técnico do programa no município, a conquista do título por equipes entre as mulheres pela Arpa/Smel/Flex/CEE aconteceu justamente por causa da força do projeto. "As meninas que competiram pelo nosso clube são todas do CEE. Portanto, foi uma vitória do trabalho e do apoio que recebemos", afirmou. O treinador destacou a participação de Paula dos Santos Neves. A jovem foi campeã do salto em distância, com 5,51m; primeira colocada no revezamento medley, marca de 2min20s57, e campeã dos 100m rasos, com 12s59.
O núcleo de Campinas do CEE, que compete pela Orcampi/Unimed, ficou em terceiro na pontuação final tanto no Masculino quanto no Feminino. Os destaques da equipe foram Andressa Batista de Jesus, ouro nos 400m (58s58), prata nos 200m (26s25) e bronze no revezamento medley (2min28s52); Adriano Pereira do Carmo, ouro no revezamento (1min59s75) e nos 400m (49s81), e Alex de Almeida Félix, ouro nos 2.000m com obstáculos (6min13s14).
Rafael Jubelini, assessoria de imprensa da FPA
Email: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 7292-7240
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica