Atletas de São Paulo representam o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura
04.08.2010
| 436 visualizações
ATLETISMO
-
Andressa Fidelis
Rafael Jubelini/ZDL
-
Caio Fernandes dos Santos
Fernanda Paradizo/FPA
-
Paulo Sérgio
Divulgação/FPA
-
Jéssica dos Reis
Fernanda Paradizo / ZDL
-
Jean Franchini (esq.)
Fernanda Paradizo / ZDL
-
Thiago Braz
Luiz Doro / adorofoto
Cinco jovens do Centro de Excelência e outros três filiados à Federação Paulista de Atletismo participam da competição que começa dia 14
São Paulo (SP) - Oito atletas de São Paulo representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude 2010, que será realizado em Cingapura, de 14 a 26 de agosto, competição para jovens entre 16 e 17 anos. Cinco deles são do Centro de Excelência (CEE) e os outros três são filiados à Federação Paulista de Atletismo.
O atletismo terá mais sete competidores de outros Estados. O grupo embarcou com os demais integrantes da delegação brasileira, num total de 81 atletas de 20 esportes, rumo a Dubai, Emirados Árabes, na madrugada de segunda-feira. No país do Oriente Médio, eles iniciaram um período de dez dias de aclimatação. Após a última fase de treinamentos seguem no dia 10 para Cingapura, local da disputa. Os Jogos da Juventude reunirão 3.600 atletas de 90 países.
Os representantes do Centro de Excelência - projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA - nos Jogos de Cingapura são Andressa Moreira Fidelis (CEE-SP/ADC Estrela Guarulhos) e Caio Cezar Fernandes dos Santos (CEE-SP/Brasil FC/Fupes), ambos no salto em distância; Leandro Pitarelli (CEE-SP/ASA-Sertãozinho), nos 400m rasos; Antonio Cesar Rodrigues (CEE-SP/ASA-Sertãozinho), nos 200m, e Paulo Sérgio dos Santos Oliveira (CEE-SJRP/ Ass. Rio Pretense Pro Atletismo), no salto triplo.
Os outros três atletas de São Paulo classificados para a Olimpíada da Juventude são Jean Roberto Franchini, nos 110m com barreiras; Thiago Braz da Silva, no salto com vara, e Jéssica Carolina dos Reis, nos 100m rasos.
Caio dos Santos - É a grande esperança brasileira na briga por uma medalha de ouro. Apesar de ser da categoria Menor (16 e 17 anos), Caio obteve índice para o Mundial de Juvenis (realizado há duas semanas no Canadá) em duas provas: salto em distância e 100m rasos. Ficou com a quarta colocação na primeira e chegou à semifinal na segunda. Ele lidera o ranking brasileiro Menor nas duas provas. Em Cingapura, Caio competirá no salto em distância. "Quero premiar este ano com essa medalha de ouro", disse. Caio treina com Nélio Moura, técnico da campeã olímpica do salto em distância em 2008, Maurren Maggi.
Antônio Rodrigues - O velocista também obteve classificação para a principal disputa de uma categoria superior à sua: o Mundial de Juvenis, em que não passou da fase de qualificação nos 200m. Atleta de Sertãozinho, Antônio passou a treinar em São Paulo este ano com Marcelo LIma e se considera pronto para subir ao pódio. Segundo ele, a medalha premiará uma grande temporada. "Ainda sou da categoria Menor e obtive índice para o Mundial Juvenil, além da vaga para a Olimpíada da Juventude. Uma medalha será a consagração de um ano incrível".
Leandro Pitarelli - Também de Sertãozinho, o jovem já tem experiência internacional. Ele foi medalha de prata no revezamento medley (só existe nas categorias de base) no Mundial Menor, realizado na Itália em 2009. Na mesma competição, foi ficou em sexto lugar na final dos 200m. Agora, nos Jogos Olímpicos, quer uma medalha nos 400m. "Estou confiante. Tenho bagagem em grandes competições e estou pronto para mostrar meu potencial", afirmou o atleta, que, no último final de semana, tornou-se campeão brasileiro Sub-23 nos 200m. Ele também treina com Marcelo Lima no CEE paulistano.
Andressa Fidelis - A jovem de 16 anos é considerada a grande revelação do salto em distância pelos técnicos do CEE. A atleta de Guarulhos nunca saiu do país e já estreará em um dos eventos mais importantes do esporte mundial. A melhor marca dela é 6,05m. Andressa diz estar preparada para salta 6,20m em Cingapura. "É difícil, mas não impossível. Eu sempre acredito muito em mim, no meu potencial. Quero uma medalha", afirmou. Andressa é treinada por Anísio Souza, grande nome do salto triplo brasileiro.
Paulo Sérgio- Jovem de São José do Rio Preto, ele se destaca em uma das provas mais vitoriosas do atletismo brasileiro: o salto triplo. A marca de 15.60m foi suficiente para vencer a Seletiva Sul-Americana Caixa de Atletismo, realizada Uberlândia, no início de abril, e garantir vaga na Olimpíada de Cingapura. "Foi a realização de um sonho. É importante estar presente em todas os principais eventos internacionais,", afirmou. O atleta treina com Aristides Junqueira.
Jéssica dos Reis - A Atleta de São Bernardo do Campo, tem 17 anos e treina com José Cordeiro de Carvalho. A velocista foi campeã dos 100 m na Seletiva Sul-Americana dos Jogos Olímpicos da Juventude, com 11s83. Irá representar o Brasil na prova e também é esperança de medalha.
Jean Roberto Franchini - O jovem de 17 anos é de Guariba, interior de São Paulo. Treina com o técnico Anselmo Pereira. Ele lidera o ranking brasileiro Menor nos 110m com barreiras, com 13s52. Jean integrou a equipe medalha de prata no Revezamento Medley no Mundial de Menores de 2009.
Thiago Braz - Com marcas surpreendentes, o jovem de Marília deixa técnicos e especialistas animados com um bom resultado de Thiago Braz. Atleta do clube BM&FBOVESPA, ele treina com Élson Miranda, mesmo técnico da campeã mundial indoor em 2010, Fabiana Murer. A sua melhor marca é de 5,05m. Mesmo sendo da categoria Menor, Thiago lidera o ranking Brasileiro Juvenil.
Rafael Jubelini, assessoria de imprensa da FPA
Email: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 7292-7240
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica