Capa

São Paulo volta a ser pólo do atletismo com nova pista

30.07.2010  |    573 visualizações ATLETISMO

Prefeito e esportistas participam da inauguração, marcada por duas competições - Festival de Velocidade e Saltos e Brasileiro Sub-23

São Paulo (SP) - O Festival de Velocidade e Saltos, organizado nesta sexta-feira pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) e válido para o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), marcou a inauguração da nova pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). O novo equipamento recoloca São Paulo no calendário das grandes competições de atletismo, tanto que neste final de semana acontece o Campeonato Brasileiro CAIXA Sub-23.

Participaram na cerimônia de inauguração, na manhã desta sexta-feira, grandes nomes do esporte brasileiro, como a medalhista de ouro do salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Maurren Maggi; o capitão da seleção brasileira pentacampeã mundial na Copa do Japão e Coréia do Sul, Cafu; o ex-nadador e medalhista olímpico Ricardo Prado, os ex-jogadores de vôlei Montanaro e Ida, entre outros.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Valter Antonio da Rocha, o vereador e ex-judoca Aurélio Miguel, e os presidentes da FPA e da CBAt, respectivamente, José Antônio Martins Fernandes, o Toninho, e Roberto Gesta de Melo. A ex-jogadora de basquete e diretora do COTP foi a anfitriã do evento.

O presidente da FPA disse que a inauguração da pista será de vital importância para o desenvolvimento do atletismo paulista e brasileiro. "É a realização de um sonho, que só está acontecendo graças aos esforços de todos os envolvidos no projeto", lembrou Toninho. Já Roberto Gesta afirmou que "São Paulo volta a ser o pólo do atletismo nacional".

Pista vai ampliar o atletismo na cidade - Gilberto Kassab, ao lado de Magic Paula, Ida e Maurren Maggi, fez questão de manifestar o orgulho que sente do trabalho e do esforço de diversos atletas de renome para que a pista se tornasse realidade. "Sem dúvida, esta união de todos vai colaborar, e muito, para a ampliação do atletismo em São Paulo. Esta inauguração é motivo de alegria para todos nós que amamos o esporte", comentou o prefeito.

Maurren Maggi, por sua vez, fez questão de ressaltar que a construção de uma pista equivalente às melhores do mundo em São Paulo era o que estava faltando para os atletas de alto rendimento e também para os das categorias de base que, de acordo com ela, serão os representantes do País nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. "Com esta estrutura de ponta, com certeza, surgirão aqui novos talentos do atletismo brasileiro", analisou a campeã olímpica.

Quem também estava feliz era Sérgio Schildt, presidente da Recoma, empresa responsável pela reforma do Centro Olímpico e pela construção da nova pista, feita com o piso sintético alemão Regupol AG, o mesmo usado na pista do Estádio Olímpico de Berlim, onde Usain Bolt bateu três recordes mundiais no ano passado. "Agora São Paulo pode se orgulhar de ter uma pista de atletismo no mesmo patamar das melhores do mundo. Estamos muito felizes por termos colaborado para que a cidade voltasse a ser um pólo do atletismo e sediasse grandes competições", afirmou Schildt.

A inauguração da pista do COTP também marcou o início das atividades do novo "Centro Nacional de Treinamento" de saltos horizontais (triplo e distância) da CBAt. A coordenação do projeto é de Nélio Moura, técnico da Maurren Maggi e coordenador voluntário do Centro de Excelência, programa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA. "Agora contamos com um espaço de fundamental importância para os projetos voltados para a revelação de talentos do atletismo", declarou o treinador.

Maurren vence, mas sente nova contusão - A grande atração do evento, a campeã olímpica do salto em distância em 2008, Maurren Maggi, sentiu uma nova lesão no Festival de Velocidade e Saltos, realizado na tarde desta sexta-feira para inaugurar a nova pista do COTP. Dessa vez, a contusão foi no músculo posterior da coxa esquerda. Apesar de Maurren ter se machucado logo no primeiro salto, a marca de 6,45m foi suficiente para garantir a primeira colocação do torneio. Essa foi a segunda competição da atleta, depois de passar nove meses afastada, após uma cirurgia no joelho.

A atleta Aline Grazieli Souza Santos (CEE-SP) competiu ao lado de Maurren no salto em distância. Para a jovem de 16 anos, foi uma honra estar perto da campeã olímpica. "Eu nem acreditei. Foi muito bom vê-la aquecer, se preparar, saltar. Estou sem palavras ainda", disse a garota. Aline ficou em sexto lugar na prova, com a marca de 5,06m. Ela treina com o professor Carlos Gâmboa no núcleo Unasp do Centro de Excelência, projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA.

Nos 100m rasos masculino, Nilson de Oliveira André (BM&FBOVESPA) confirmou o favoritismo e venceu com o tempo de 10s42. Para o atleta, a nova pista do COTP é maravilhosa. "Todos nós do atletismo estamos muito contentes. São Paulo precisava de uma estrutura assim. Não deixa a desejar para nenhuma pista do mundo", afirmou. Quanto ao resultado, Nilson disse que foi importante na preparação para o Troféu Brasil (de 15 a 19 de setembro, no Centro Olímpico). "Estou fazendo um planejamento forte visando este título. Sinto-me bem e quero ser campeão brasileiro", acrescentou.

O Festival de Velocidade e Saltos, organizado pela Federação Paulista de Atletismo, reuniu 150 atletas, das categorias menores a adultos, de vários clubes da Capital e do Interior do Estado.

Resultados

110m c/ barreiras masculino
1- Anselmo Gomes da Silva (BM&FBOVESPA)- 13s88
2- Éder Antonio de Souza (Orcamp/Unimed)- 13s96
3- Danilo Mendes Xavier (Ass. Sambernardense/ASA)- 14s74

100m com barreiras feminino
1- Fabiana dos Santos Moraes (Ass. Sambernardense- ASA)- 13s94
2- Vaneza Silva Drumond (BM&FBOVESPA)- 14s38
3- Natasha Eduardo Santos Diniz (ADC Estrela Guarulhos/Centro de Excelência)- 17s92

Salto em Altura masculino
1- Andretty Lisboa Wajcman (BM&FBOVESPA) - 2m10
2- `Paulo Sérgio Amaro dos Santos (FARJ)- 1m90
3- Renato Bem Hur Costa de Oliveira (Centro Olímpico)- 1m85

Salto em altura feminino
1- Lilian Regino Magalhaes (ADC Estrela de Guarulhos) - 1m65
2- Leticia Imenez Xavier Rio Branco (Centro Olímpico)- 1m60

100m rasos feminino
1- Thaissa Barbosa Presti (BM&FBOVESPA) - 11s67
2- Marli de Lima Pereira (Pinheiros) - 11s82
3- Vanusa Henrique dos Santos (BM&FBOVESPA) - 11s98

100m rasos masculino
1- Nilson de Oliveira André (BM&FBOVESPA) - 10s42
2- Renan de Souza Oliveira (ADC Estrela de Guarulhos) - 10s67
3- Basilio Emidio de Morais Junior (BM&FBOVESPA) - 10s74

400m feminino
1- Joelma das Neves Sousa (Orcamp/Unimed) - 53s09
2- Thaissa Barbosa Presti (BM&FBOVESPA) - 54s22
3 - Liliane Cristina Barbosa Fernandes (BM&FBOVESPA) - 54s67

400m rasos masculino
1- Kleberson Davide (Pinheiros) - 47s34
2- Tiago Florencio Bueno (BM&FBOVESPA) - 47s72
3- Tassio do Nascimento Mourao Gomes (Orcamp Unimed/Centro de Excelência) - 47s79

Salto em distância masculino
1- Mauro Vinicius Hilario Lourenço da Silva (BM&FBOVESPA) - 8m12
2- Francisco Irlandio da Silva (Ass. Sambernardense - ASA) - 7m09
Danilo Mendes Xavier (Ass. Sambernardense - ASA) - 7m09

Salto em distância feminino
1- Maurren Higa Maggi (São Paulo FC) - 6m45
2- Vanessa Vieira Seles (Pinheiros)- 6m04
3- Kauiza Moreira Venancio (Brasil FC/Fupes) - 6m04

Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194/ Rafael Jubelini
Email: piera@zdl.com.br / rafael@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
Leia também...
04.05.2014

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente