ORC Internacional 500 reúne nove veleiros em Ilhabela e tem muito equilíbrio
19.07.2010
| 207 visualizações
VELA
-
O S40 Pajero está na frente
Rolex / Carlo Borlenghi
-
Oi/Sorsa, terceira na ORC i 500
Rolex / Carlo Borlenghi
-
Loyal/Carmim, de Marcelo Massa
Rolex / Carlo Borlenghi
-
Zeus (ORCi 600), em Alcatrzes
Rolex / Carlo Borlenghi
-
Matrero lidera ORC Club 600
Rolex / Carlo Borlenghi
-
Inaê/Transbrasa lidera RGS-A
Edu Grigaitis / Balaio
-
Tripulação do Olê Olá
Aline Bassi / Balaio
Classe é uma das grandes atrações da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week
Ilhabela (SP) - A ORC Internacional 500, uma das classes de destaque da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, reúne nove barcos e tem muito equilíbrio. Um exemplo disso foram os resultados da Regata Eldorado Alcatrazes - Marinha do Brasil, que abriu a competição neste domingo, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo.
Neptunus Express, de André Mirsky, e Sorsa III, de Celso Quintella, lutaram até quase final da regata pela fita azul da classe. O Sorsa acabou cruzando a linha de chegada em primeiro lugar, mas no tempo corrigido a vitória ficou com o Neptunus Express, numa surpresa. Afinal, o Neptunus foi preparado para ser fita azul, com o aumento de sua área vélica de 120m2 para 220m2. Já o Sorsa III mudou a posição das velas para assimétricas e conseguiu um ótimo rendimento.
"Embora a fita azul em todas as regatas seja o objetivo, conseguimos velejar muito bem. A vitória realmente surpreendeu, mas a tendência é de muito equilíbrio", acredita André Mirsky, satisfeito com o rendimento do veleiro, que pouco usou o balão por velejar no contravento.
O Sorsa III foi comandado no domingo por Celso Quintella, que vai passar o timão a partir desta terça-feira para o campeão olímpico Eduardo Penido. "O veleiro teve um ótimo desempenho. A mudança de vela mudou o tipo de velejada do barco. Acho que ficou mais fácil!, comentou Ricardo Ermel, trimmer do barco terceiro colocado na classificação no tempo corrigido. "Foi uma das melhores regatas de minha vida. Só paramos num buraco de vento perto do píer da Petrobras no Canal de São Sebastião."
O comandante Ernesto Breda, do Gol/Touché Super, concorda com Ermel. "A velejada foi uma delícia. Estávamos aqui desde quarta-feira e só pegamos chuva, vento fraco e ondas altas. No domingo, o tempo limpou e o vento esteve excelente na maior parte da regata", lembrou Breda, apontado como favorito para ganhar o título da classe. "Éramos favoritos em 2008 e em 2009 e não levamos. Vamos como calma e dia a dia."
Para Breda, o começo da competição foi muito bom. "Tivemos um bom começo, mas temos de ter a consciência de que foi apenas o começo. O Loyal/Carmim e o Itaú, do Chile, têm tudo para crescer no decorrer das regatas", comentou o comandante, que nesta segunda-feira, logo às 10 horas, já estava reunido com a tripulação para discutir os erros e acertos da regata de domingo.
Já o Loyal/Carmim, de Marcelo Massa, campeão da ORC Internacional geral de 2009, terminou a primeira regata em quinto lugar. O comandante teve de deixar Ilhabela para resolver problemas particulares em São Paulo e deve reassumir o posto só na quarta-feira.
Luta pelo tri - Na ORC Internacional 600, a liderança é do veleiro carioca Ventaneiro, de Renato Cunha, que busca o tricampeonato do torneio. O gaúcho San Chico 2, de Xico Freitas, ocupa a segunda colocação e é a maior ameaça para o líder.
Na ORC Club 600, o veleiro argentino Matrero, comandado por Toríbio de Achaval, assumiu a liderança em sua nona participação na Rolex Ilhabela Sailing Week. A tripulação, composta por 12 integrantes, busca a sétima vitória na classe, desafiando o tempo. Afinal, o Frers 50 pés completa 40 anos de construção em 2010 e continua brigando de igual para igual com os barcos muito mais novos e, logicamente, com muito mais tecnologia.
Matrero, um gigante de 17 toneladas, representa o Yacht Club Argentino (YCA). Este ano, o veleiro ganhou pela quarta vez consecutiva a Classe ORC 600 do Circuito Atlântico Sul Rolex Cup, disputado em janeiro, nas cidades de Buenos Aires, na Argentina, e Punta del Este, no Uruguai.
Na ORC Clube 670, Katana, de Fábio Fillipon, é o líder, enquanto Angela VI, de Renato Plass, é o primeiro colocado na ORC Clube 700.
O fita azul da primeira regata, de 101 quilômetros, entre o Yacht Club de Ilhabela, Alcatrazes e Ponta das Selas, no sul da Ilha, foi o S40 Pajero, de Eduardo Souza Ramos, seguido do argentino Cusi 5, de Jose Estevez, também na classe Soto 40. O uruguaio Negra terminou em terceiro lugar, seguido do chileno Celfin Capital, do tático Lars Grael.
Inaê lidera - O veleiro Inaê/Transbrasa venceu a Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, na classe RGS A. A embarcação comandada por Bayard Umbuzeiro Filho chegou ao destino final da regata em 8h56min11, seguido pelo Jazz, de Valéria Ravani, e Cinco de los Ninhos, de Osvaldo Ceccon.
A condição do vento não ajudou e alguns veleiros, como o próprio Inaê/Transbrasa, de 13.500 quilos, tiveram muita dificuldade durante o percurso. "A regata foi muito difícil. Posso dizer que aconteceram duas regatas dentro de uma, já que o começo foi sem vento, mas aos poucos foi melhorando", afirmou Bayard.
Bayard Umbuzeiro espera manter o ritmo forte nos próximos dias e aponta os principais concorrentes ao título do maior evento náutico da América Latina.
"Jylic-II, Cinco de Los Niños e o Jazz são nossos maiores rivais aqui em Ilhabela. Mas estamos bem preparados para manter as primeiras posições até o final da semana", finalizou.
Corpo de Bombeiros - Um grupo do Corpo de Bombeiros de Santos é um dos destaques competição. "A expectativa da nossa tripulação é muito boa e queremos ficar entre os primeiros e quem sabe ser campeão", afirmou Odoardo Lantieri, comandante do Olê Olá, que ficou em oitavo lugar na primeira regata da RGS Cruiser .
"Em 2009 participamos para adquirir experiência e este ano vamos colocar isso em prática", continuou Odoardo, que já foi presidente da Federação Paulista de Vela, não é bombeiro e foi convidado por sua experiência no esporte.
Depois da folga nesta segunda-feira, a Rolex Ilhabela Sailing Week recomeça nesta terça-feira com duas regatas no formato barla-sota, para todas as classes, a partir das 12 horas, na Pontas das Canas, norte da ilha. Com previsão de vento Leste, cada regata terá cerca de 10 milhas náuticas (18 quilômetros). A cerimônia de premiação dos ganhadores da fita azul de domingo será nesta terça, às 18 horas.
Resultados da regata da abertura
S40
1- Pajero (Eduardo Souza Ramos) - 6h18min30
2- Cusi 5(Arg - Jose Estevez) - a 4min26s
3- Negra (Uru - Juan Ball) - a 6min33s
4- Celfin Capital (Chi - Jorge Errázuriz Grez) - 8min50s
5- Mitsubishi (Torben Grael) - 11min34s
ORC Internacional 500
1- Neptunus Express (André Mirsky) - 6h25min55s
2- Gol/Touché Super (Ernesto Breda) - a 2min40s
3- Oi/Sorsa (Celso Quintella) - a 2min44s
4- Marujos Bomix (Gerald Wicks Jr.) - a 15min25s
5- Loyal/Carmim (Marcelo Massa) - a 19min34s
ORC Internacional 600
1- Ventaneiro (Renato Cunha) - 7h51min38s
2- San Chico2 (Francisco Freitas) - a 44s
3- Zeus (Inácio Vandressen) - a 8min54s
ORC Club 600
1- Matrero (Arg - Toribio de Achaval) - 7h59min57s
2- Viva (Pedro Paulo Couto) - a 13min27s
3- Vizcaya (Guilherme Bungner) - a 25min06
ORC Club 670
1- Katana/Energia (Fábio Filippon) - 8h26min19s
2- Kiron III (Leonardo Guilhermo Cal) - a 12min12s
3- Best Fellow-GND Construtora (Leonardo de Boni) - a 15min11s
ORC Club 700
1- Ângela VI (Renato Plass) - 5h36min15s
2- Rajada (Marcio Finamore) - a 10min58s
3- Diferencial (Nelson Ilha) - a 12min17s
HPE
1- Bixiga (Rafael Valdívia), 1 pp
2- Artemis (Felipe Whitaker), 2
3- Stella Artois (Fábio Bocciarelli), 3
BRA-RGS A
1- Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho) - 8h56min11s
2- Jazz (Valéria Ravani) - a 1min22s
3- Cinco de los Ninhos (Osvaldo Osório Ceccon) - a 10min23s
BRA-RGS B
1- Phantom of the Opera (Renato Simões Avelar) - 8h58min05s
2- Blue Too (Clauberto Andrade) - a 38s
3- Moleque (Marcelo Gusmão) - a 9min38s
BRA-RGS C
1- Zephyrus (Tarcísio Mattos) - 4h59min48s
2- Ariel (Luís Pimenta) - a 7s
3- Xiliqui (Renato Michel Bosso) - 20min16s
BRA-RGS Cruiser
1- Apoena (Marcos de Oliveira Cesar) - 9h43min40s
2- Maresia III (Dante Luiz Carlos Zeni) - a 43s
3- Geronimo (Mauro Diomelli) - 12min47s
Beneteau 40.7
Primeira regata
1- Ventaneiro (Renato Cunha)
2- Zeus-Effect (Inácio Vandresen)
3- Absoluto (Renato Monteiro)
Segunda regata
1- Ventaneiro (Renato Cunha)
2- Zeus-Effect (Inácio Vandresen)
3- Sexta-feira (Rogério Dotti)
Acumulado - após três regatas
1- Ventaneiro (Renato Cunha) - 3 (1+1+1)
2- Zeus-Effect (Inácio Vandresen) - 6 (2+2+2)
3- Absoluto (Renato Monteiro) - 10 (3+3+4)
Skipper 21 - Primeira regata
1- Saruê (Diego Zaragoza)
2- Rajada (Márcio Finamore)
3- Alegria (Carlos Alberto Ramalho)
Acumulado - após duas regatas
1- Rajada (Márcio Finamore) - 3 (1+2)
2- Saruê (Diego Zaragoza) - 4 (3+1)
3- Alegria (Carlos Alberto Ramalho) - 5 (2+3)
Skipper 30 - Primeira regata
1- Katana/Energia (Fábio Filippon)
2- Samurai Ni (Marins Alves de Camargo)
3- Best Fellow-GND Construtora (Leonardo Deboni)
Acumulado - após duas regatas
1- Katana/Energia (Fábio Filippon) - 2 (1+1)
2- Samurai Ni (Marins Alves de Camargo) - 6 (4+2)
3- Best Fellow-GND Construtora (Leonardo Deboni) - 6 (3+3)
A Rolex Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico da América Latina, tem patrocínio titular da Rolex, assim como patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem ainda os apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), da Classe S40, da Classe HPE25, da Classe BRA-RGS, do Yacht Club Argentino e da Prefeitura Municipal de Ilhabela. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.
Atenção: para fotos em alta resolução para fins editoriais da Rolex Ilhabela Sailing Week, acesse o site http://www.regattanews.com
Para mais informações: www.risw.com.br
Contatos:
Imprensa internacional e nacional
Key Partners (KPMS)
Alex Bocage
E-mail: alex@regattanews.com
Website: www.regattanews.com e www.kpms.com
Imprensa brasileira
ZDL - João Pedro Nunes - Mtb 11.675 / Vinicius Cabral - Mtb 47.121
E-maisl: nunes@zdl.com.br - vinicius@zdl.com.br
Website: www.zdl.com.br
Mais informações no site www.risw.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica