Seleção de São Paulo vence o Campeonato Brasileiro Juvenil de Atletismo
27.06.2010
| 326 visualizações
ATLETISMO
-
Antônio Cesar Rodrigues
Marcelo Ferrelli/CBAt
-
Lourival Nogueira de Almeida Neto
Marcelo Ferrelli/CBAt
-
Geisa Arcanjo
Marcelo Ferrelli/CBAt
Jovens paulistas conquistaram medalhas e índices para o Mundial da categoria durante o torneio realizado, sábado e domingo, em São Paulo
São Paulo (SP) A seleção paulista confirmou o favoritismo e venceu o Campeonato Brasileiro Caixa de Juvenis, realizado no estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo, nestes sábado e domingo. Ao todo, os atletas filiados à Federação Paulista de Atletismo (FPA) conquistaram 57 medalhas, sendo 20 de ouro, 17 de prata e 20 de bronze. Sete competidores fizeram índice para o Mundial Juvenil (Moncton, Canadá, de 19 a 25 de julho), quatro deles obtidos pela primeira vez. A disputa foi realizada na data limite para definição dos classificados paro torneio mais importante da categoria na temporada 2010.
O paulista João Vítor de Oliveira foi um dos atletas que obtiveram índice para o Mundial. Nos 110m com barreiras, o tempo de 13s88 rendeu a ele, além da medalha de ouro, a vaga no torneio internacional. O atleta da ASA-São Bernardense afirmou que a marca foi surpreendente, ainda mais por causa do forte vento contra (2.8m/s). Nos 400m com barreiras, o rapaz também alcançou o índice. Ele ficou em segundo lugar na prova, com 51s49. "Estou feliz com as duas classificações. É a primeira vez que representarei meu país em um torneio internacional", declarou.
Rafaela Torres Gonçalves (BM&FBOVESPA), também da seleção de São Paulo, carimbou o passaporte para Moncton no lançamento do dardo. Ela venceu com 53,04m, o índice era 50,34m. Outra atleta que se destacou foi Geisa Arcanjo, ao sagrar-se campeã brasileira juvenil no lançamento do disco e no arremesso do peso, com 51,53m e 16,05m, respectivamente. "Estou contente por conquistar dois títulos, mas quero melhorar as marcas. O objetivo é medalha no Mundial", afirmou a atleta, que confirmou novamente o índice em ambas as provas.
O técnico Carlos Alberto Félix, o Bacalhau, responsável pelas provas de velocidade e revezamento da seleção paulista, elogiou a participação dos atletas. "Todos encararam a competição com muita seriedade. Era previsto que seríamos campeões pelas colocações dos atletas nos rankings, mas é preciso muito treino e vontade para ganhar em um torneio tão forte. Estamos satisfeitos", finalizou o treinador.
Centro de Excelência
Os atletas do Centro de Excelência, projeto do governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA, ajudaram a seleção paulista a sair vitoriosa do Campeonato Brasileiro Caixa de Juvenis. Antônio César Rodrigues (CEE-Sertãozinho/ASA) venceu os 200m e, de quebra, conquistou a classificação para o Mundial Juvenil. Ele correu a distância em 21s25. "Esperava obter o índice nos 100m. Não deu. Então, me foquei na prova dos 200m e fui forte para conseguir. Era minha última chance e eu queria estar lá (no Mundial) de qualquer jeito. É uma realização muito grande, já que sou da categoria Menor ainda", avaliou o atleta.
O salto em distância foi bem representado pelos integrantes do projeto da capital paulista. Lourival de Almeida Neto (CEE-SP/Brasil FC/FUPES) ficou com a medalha de ouro no salto em distância, com 7,66m. "Foi ótimo. Era um título que eu queria muito, já que é meu último ano de juvenil. Confirmei novamente o índice para o Mundial e igualei minha melhor marca", afirmou. Caio Cézar Fernandes dos Santos (CEE-SP/Brasil FC/FUPES, também já garantido na competição internacional, ficou com a quarta colocação, com 7,29m. "Estou contente por ter me garantido de vez no Mundial", afirmou o saltador, que também alcançou a medalha de prata nos 100m, com 10s77.
Na versão feminina dos 100m, Andressa Moreira Fidelis (CEE-SP/ADC Estrela Guarulhos) venceu, com 6,05m, e ficou a apenas um centímetro do índice para o Campeonato Mundial. "É uma frustração enorme chegar tão perto. Mas estou feliz com o título, já que eu não esperava vencer", afirmou a jovem, que ainda é da categoria Menor.
O núcleo de Presidente Prudente também conquistou duas medalhas para São Paulo neste Brasileiro Juvenil. A primeira saiu no salto com vara, com Maira dos Santos Silva. Ela ficou com a prata ao saltar 3,80m. A segunda veio com Anderson Batista Marques, bronze nos 1.500m com 4min06s05. "Foi ótimo. Conquistamos medalhas no torneio mais forte da categoria. Em 2011, estaremos ainda melhores", garantiu Dino Cintra, técnico do núcleo de Presidente Prudente.
Paulistas medalhistas de ouro:
Salto com vara feminino
1º Claudia Delani Vitória- 3,80 m (Recorde Pessoal)
Lançamento do disco feminino
1º Geisa Arcanjo- 51,53 m (Confirma Índice para Mundial Juvenil)
Salto em distância feminino
1º Andressa Moreira Fidelis- 6,05 m (Melhora marca na temporada)
Lançamento do dardo masculino
1º Hugo Leon Fernandes- 63,51 m
1.500 m masculino
1º Rafael Santeramo- 4min02s1
1.500 m feminino
1º Jenifer do Nascimento Silva- 4min35s9 (Assume liderança do Ranking Nacional)
Salto triplo masculino
1º Jonathan Henrique da Silva- 15,66 m
400 m feminino
1º Bárbara Farias de Oliveira- 53.19 (Confirma índice para o Mundial Juvenil)
110 m com barreiras masculino
1º João Vitor de Oliveira- 13.88 (Índice para o Mundial Juvenil)
Lançamento do dardo feminino
1º Rafaela Torres Gonçalves- 53,04 m (Índice para o Mundial Juvenil)
200 m masculino
1º Antonio Cesar Rodrigues- 21.25
800 m feminino
1º Jessica Gonzaga dos Santos- 2:07.42
Arremesso do peso feminino
1º Geisa Arcanjo- 16,05 m
Salto em distância masculino
1º Lourival de Almeida- 7,66 m
Salto em altura feminino
1º Monique Varmeling- 1,73 m
4x400 m feminino
1º São Paulo - 3:41.54
(Natallia Silva, Jessica Gonzaga dos Santos, Natalia Oliveira e Bárbara Farias de Oliveira)
Decatlo
1º Victor de Souza Santos- 6687 pontos
Rafael Jubelini, assessoria de imprensa da FPA
Email: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 7292-7240