Capa

Caravanas do Esporte e da Música realizam 2º Fórum Nacional

30.10.2009  |    164 visualizações TERCEIROSETOR

Encontro de Aracaju reúne representantes de municípios atendidos para ampliar o uso do esporte e da música como ferramentas de educação

São Paulo (SP) – Numa iniciativa da ESPN em parceria com o Instituto Esporte Educação, comandando pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, o Instituto Sol da Liberdade, da cantora Daniela Mercury, e o UNICEF, será realizado o 2º Fórum Nacional Caravana do Esporte e Caravana da Música, de 6 a 8 de novembro, no Starfish Ilha de Santa Luzia Resort, em Aracaju (SE).

O encontro reunirá conferencistas, educadores, mestres, representantes de ONGs, atletas, artistas e professores dos municípios atendidos desde 2005 para discutir e ampliar o uso do esporte, da música e da arte como ferramentas de educação. No total, o Fórum reunirá 131 representantes de 40 cidades visitadas pelas caravanas e cerca de 50 pessoas entre os integrantes do projeto, palestrantes e convidados.

A água foi definida como a linha condutora do Fórum. Como um importante bem comum, numa analogia com a infância, o encontro ressaltará a preocupação com o meio ambiente e a consciência para evitar o desperdício e pensar no futuro do planeta.

Além das reflexões sobre o trabalho desenvolvido pelos municípios dentro de suas realidades, o Fórum tem como objetivos avaliar o envolvimento e a aplicação de políticas públicas; propiciar a troca de experiências da prática sócio-educativa entre os municípios; promover formação continuada das metodologias com o esporte e a arte; planejar propostas de continuidade do esporte e arte nas comunidades envolvidas e a implantação de pólos ou núcleos de desenvolvimento regionais para auxiliar na educação de crianças e jovens em atendimentos indiretos.

Em cinco anos de atividades, a iniciativa beneficiou diretamente mais de 100 mil crianças e cerca de 11 mil professores e a expectativa de atendimento indireto é de 1 milhão de alunos.

"O Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música é mais uma conquista deste projeto. É uma oportunidade importante de reunir educadores e gestores dos municípios atendidos. Comunidades com realidades tão diversas e, em alguns pontos, tão semelhantes: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, sertanejos, pessoas do interior e de grandes centros urbanos, todos juntos para um grande debate sobre a utilização do esporte e da arte na educação das crianças brasileiras”, comentou Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte e da Caravana da Música e do Departamento de Responsabilidade Social da ESPN.

Convidados estrangeiros - O Fórum contará também com conferencistas internacionais como a queniana Auma Obama, que falará no dia 6 sobre o "Esporte para a Mudança Social”, e o colombiano Jaime Alberto Restrepo, coordenador de Políticas Públicas para a Juventude de Medellín, que participará no dia 7 com o tema "Experiência Social Sem Fronteiras: O Esporte e a Cultura para o Desenvolvimento Humano na América Latina”.

Além de autoridades do governo como Roberto Nascimento, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MINC, e Andrea Alfama, coordenadora da Lei de Incentivo ao Esporte, estão entre os palestrantes Ana Moser, Daniela Mercury, Marie-Pierre Poirier (UNICEF), German Hartenstein (ESPN), atletas como Ida, Sócrates, Claudinei Quirino, Diogo Silva e Soraia André e músicos, como Giba Conceição e Kitty Canário.

Um dos temas importantes será discutido por Daniel Munduruku, diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, que é o "Mundo Indígena – educação, cultura e diversidade brasileira”; Ela graduado em Filosofia e doutorado em Educação pela USP/SP e escritor reconhecido no Brasil e exterior, com mais de 30 livros, tendo ganho diversos prêmios, entre eles o Jabuti e o da Academia Brasileira de Letras.

O primeiro Fórum foi realizado no ano passado, em Salvador, e discutiu temas como a formação de profissionais, aumento do atendimento de crianças e jovens e o impacto do trabalho nas políticas públicas.

Atrações regionais – Os participantes do Fórum poderão ver as apresentações da Orquestra Sanfônica, composta por 40 sanfonas, do Samba de Coco de Laranjeiras e das quadrilhas juninas Balança mas não cai de Itabaiana e a de Aracaju. Todos os representantes dos municípios atendidos foram convidados a levar objetos e artesanatos de suas cidades para uma exposição que será montada no Starfish Ilha de Santa Luzia Resort, da Rede SuperClubs. Outra exposição com fotos dos cinco anos das Caravanas será montada no Aeroporto Aracaju-Santa Maria.

Iniciativa da ESPN em parceria com o Instituto Esporte Educação, Instituto Sol da Liberdade e UNICEF, o 2º Fórum Nacional tem apoio da Fundação Telefônica, Unibanco, IBM, CCR, do governo federal por meio das leis de incentivo, da Petrobrás e do Governo de Sergipe.

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: Nunes@zdl.com.br
Leia também...
11.11.2009

Ex-jogadora de vôlei e diretora do Instituto Esporte Educação defendeu, no 2º Fórum Caravanas do Esporte e da Música, que políticas públicas devem privilegiar o acesso às atividades esportivas

10.11.2009

Cantora veio direto do Grammy Latino, em Las Vegas, para o evento em Aracaju

09.11.2009

Nova ferramenta tem como objetivo aumentar a utilização do esporte e da arte como educação para o maior número possível de alunos e professores

08.11.2009

O assunto agitou o 2º Fórum Nacional Caravanas do Esporte e da Música, que está sendo realizado em Aracaju