Santos (SP) Com a goleada por 6 a 1 diante do San Lorenzo, da Argentina, as colombianas do Formas Intimas garantiram presença na semifinal da Copa Santander Libertadores da América de Futebol Feminino. Na outra partida que encerrou a fase classificatória do Grupo 2, nesta quarta-feira pela manhã na Vila Belmiro, o já classificado Universidad Autonoma (Paraguai) venceu por 4 a 3 o Rampla (Uruguai) e assegurou a primeira posição da chave.
Nesta sexta-feira às 22 horas (com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes e TV Santa Cecília), no Estádio do Pacaembu, na Capital paulista, as Sereias da Vila, primeiras colocadas do Grupo 1, enfrentam o Formas Intimas, que com a vitória diante das argentinas assegurou a segunda colocação do Grupo 2. Na outra partida, às 20 horas, que abre as semifinais, jogam Universidad Autonoma x Everton (Chile), com transmissão ao vivo pela BandSports. Os ganhadores se enfrentam na decisão no próximo domingo, às 11h30, na Vila Belmiro, e os perdedores jogam às 9h30 na disputa do terceiro lugar.
O placar da partida entre colombianas e argentinas foi aberto logo no início do primeiro tempo, com o gol de cabeça de Diana Ospina. Como jogava pelo empate para passar à semifinal, o Formas Íntimas dominou a partida. O segundo gol das colombianas, marcado pela atacante Catalina Pineda, deixou as argentinas mais nervosas ainda. Tenso e com seguidos erros de passes, o San Lorenzo só conseguiu se recuperar emocionalmente no final do tempo, quando ameaçou por duas vezes a goleira Sandra Milena.
Um gol-relâmpago de Naila Tatiana logo a 1 minuto do segundo tempo expôs o cansaço da defesa argentina. Aos 10 minutos, Diana Ospina fez o quarto do jogo e o centésimo desta primeira edição da Copa Santander Libertadores da América. O gol do San Lorenzo foi contra, feito pela zagueira Lina Quintero. Mesmo não aproveitando todas as chances, Catalina Pineda fez o quinto e Jennifer Hoyos marcou o sexto e último do Formas Íntimas.
"Foi uma partida complicada, não só porque era decisiva para nos levar às semifinais, mas também porque o adversário era o San Lorenzo, um time forte. Pensava na vitória, mas fiquei surpresa com o resultado, disse Catalina Pineda, autora de dois gols nesta quarta-feira.
Paraguaias sofrem para vencer - O técnico Castor Vera, do Universidad, optou por dar descanso a seis titulares e, mesmo assim, no primeiro tempo ainda teve mais chances de gol diante de um Rampla igual desde o início do campeonato: desarticulado na defesa, ineficiente no meio e pouco produtivo no ataque. O gol das uruguaias o terceiro no campeonato - só poderia sair num erro das paraguaias. E foi justamente numa falha da goleira Analia Garcete, que Juliana Castro fez 1 a 0. A recuperação paraguaia foi rápida e a virada veio ainda no primeiro tempo com dois gols de Irma Florentina.
O Universidad marcou o terceiro gol com uma cobrança de falta de Anabel Rodriguez, mas logo em seguida, Yéssica Moreno diminuiu para o Rampla. Com passe de Juliana Castro, Yéssica Moreno empatou em 3 a 3. Mas, aos 43 minutos, a atacante Irma Florentina marcou seu terceiro, deu a vitória de 4 a 3 e garantiu o primeiro lugar do Grupo 2.
"O Rampla veio com muita garra porque o resultado também garantiria os primeiros pontos delas. É uma satisfação fazer parte de uma equipe que lutou muito pela a classificação disse a artilheira Irma Florentina.
Fichas técnicas
Universidad Autonoma 4 Analia Garcete, Angelica Vasquez, Jesica Santacruz, Natalia González e Lucero Magali; Hilda Riveros (Damia Cortaza), Silvia Cristina (Francisca Pereira), Anabel Rodriguez e Johana Galeano; Irma Florentina e Mónica Karina (Gloria Esther). Técnico: Castor Vera.
Rampla 3 Luciana Gómez, Noelia Alcaide, Valeria Chury, Cecilia Abreu e Mariana Colombo; Verónica Gallinar (Karina Correa), Yéssica Moreno, Jimena Suárez (Victoria Mariño) e Yéssica Hernandez; Alejandra Laborda e Juliana Castro. Técnico: Antonio Nestor Diaz.
Local Vila Belmiro
Árbitra Yamina Mujica (Venezuela).
Assistentes Yole Garcia (Venezuela) e Barbra Bastia (Chile).
Gols Juliana Castro do Rampla aos 18, Irma Florentina do Universidad aos 36 e aos 42 minutos do primeiro tempo. Anabel Rodriguez, aos 6, Irma Florentina aos 43 para o Universidad e Yessica Moreno, aos 7 e aos 39 minutos do segundo tempo, para o Rampla.
Cartões amarelos Valeria Chury do Rampla, Angelica Vazquez do Universidad e Noelia Alcaide do Rampla.
San Lorenzo 1 Mara Moyano, Graciella Correa, Nadia Anabela, Maria Belén e Carina Nuñez (Magalí Molina); Enriqueta Tato, Eliana Medina (Diana Britez), Sindy Ramirez e Ana Peralta (Maria Peñalba); Romina Rodriguez e Maria Luisa. Técnico: Alejandro Ricardo Almeyra.
Formas Intimas 6 Sandra Milena, Viviana Carona (Jeisy Catalina), Claudia Rodas, Paula Ramirez (Lina Quintera) e Dora Grisales; Leceth Paulina (Katherine Ospina), Naila Tatiana, Daniela Quiroz e Diana Carolina; Catalina Pineda e Jennifer Hoyos. Técnica: Liliana Maria Zapata Sierra.
Local Vila Belmiro
Árbitra Evelyni Almeida (Brasil)
Assistentes Maria Eliza Barbosa (Brasil) e Katiuscia Berger (Brasil)
Gols Diana Ospina, aos 5 e Catalina Pineda, aos 16 minutos do primeiro tempo, ambos para o Formas Intimas; Naila Tatiana a 1 minuto; Diana Ospina aos 10 minutos e 38 minutos; Catalina Pineda aos 32 minutos, para o Formas Intimas; Lina Quintero (contra), aos 29 minutos, para o San Lorenzo.
Cartões amarelos Claudia Rodas e Daniela Quiroz, do Formas Íntimas. Nadia Anabela, Diana Britez e Maria Peñalba, do San Lorenzo
As principais artilheiras da Copa Santander Libertadores
1 - Cristiane (Santos) 13 gols
2 Valeska (Everton), 7 gols
3 Diana Ospina (Formas Intimas), 6
4 - Marta (Santos), 5
5 - Érika (Santos), 4
Nicole Wilcox (White Star), 4
7 Irma Florentina (Universidad Autonoma), 3
Monica Karina (Universidad Autonoma), 3
Anabel Rodrigues (Universidad Autonoma), 3
Tabela de jogos
Semifinais
16/10 - sexta-feira - São Paulo (Pacaembu)
20h00 Universidad Autonoma x Everton (transmissão BandSports)
22h00 - Santos x Formas Intimas 2 (transmissão Rede Bandeirantes/TV Santa Cecília)
Final
18/10 - domingo - Santos (Vila Belmiro)
9h30 - Disputa do 3º lugar (transmissão BandSports)
11h30 - Disputa do título (transmissão Rede Bandeirantes/BandSports/TV Santa Cecília)
Chaves da 1ª Copa Santander Libertadores da América de Futebol Feminino
Grupo 1 Santos, White Star (Peru), Caracas (Venezuela), Everton (Chile), e EnForma (Bolívia).
Resultados da fase classificatória
3/10 - Santos 3 x 1 White Star
4/10 Caracas 0 x 0 Everton
6/10 - White Star 1 x 4 Everton
EnForma 0 x 12 Santos
8/10 - White Star 1 x Caracas 0
Everton 5 x 0 EnForma
10/10 EnForma 2 x 4 White Star
Caracas 0 x 11 Santos
13/10 - Caracas 2 x 2 EnForma
Santos 3 x 1 Everton
Classificação
1- Santos (classificado) 12 pontos (4 jogos, 4 vitórias, 29 gols pró e 2 contra, saldo de 27)
2- Everton (classificado) 7 pontos (4 jogos, 2 vitórias, 1 derrota e 1 empate, 10 gols pró, 4 contra, saldo de 6)
3- White Star 6 pontos (4 jogos, 2 vitórias e 2 derrotas, 7 gols pró, 9 contra, saldo de 2)
4- Caracas 2 pontos (4 jogos, 2 empates e 2 derrotas, 2 gol pró, 14 contra, saldo de 12)
5- EnForma 1 ponto (4 jogos, 1 empate e 3 derrotas, 4 gol pró e 23 contra, saldo de -19)
Grupo 2 San Lorenzo DAlmagro(Argentina), Deportivo Quito(Equador), Universidad Autonoma(Paraguai), Deportivo Formas Intimas(Colômbia) e Rampla(Uruguai).
Resultados da fase classificatória
5/10 - Universidad Autonoma 3 x 2 Formas Intimas
San Lorenzo 1 x 1 Deportivo Quito
7/10 - Deportivo Quito 1 x 5 Formas Intimas
Rampla 2 x 5 San Lorenzo
10/10 - Deportivo Quito 1 x 4 Universidad Autonoma
Formas Intimas 5 x 0 Rampla
12/10 - Universidad Autonoma 4 x 0 San Lorenzo
Rampla 0 x 4 Deportivo Quito
14/10 - Universidad Autonoma 4 x 3 Rampla
San Lorenzo 1 x 6 Formas Intimas
Classificação
1 - Universidad Autônoma (classificado) - 12 pontos (4 jogos e 4 vitórias, 15 gols pró e 6 contra, saldo de 9)
2- Formas Intimas (classificado) 9 pontos (4 jogos, 3 vitórias e 1 derrota, 18 gols pró e 5 contra, saldo de 13)
3- San Lorenzo - 4 pontos (4 jogos, 1vitória, 1 empate e 2 derrotas, 7 gols pró e 13 contra, saldo de -6)
4- Deportivo Quito 4 pontos (4 jogos, 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, 7 gols pró e 10 contra, saldo de 3)
5- Rampla 0 ponto (4 jogos, 4 derrotas, 5 gols pró e 18 contra, saldo de 13)
A Copa Santander Libertadores da América de Futebol Feminino tem patrocínio do Santander, organização da Conmebol, promoção da Sport Promotion e apoios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que transmitirá jogos ao vivo da competição para todo o país, em TV aberta e fechada
Mais informações : www.libertadoresfeminina.sportpromotion.com.br
Siga a ZDL no Twitter: http://twitter.com/ZDL_assessoria
Milton Alves - MTb 16.583 - Fone: (13) 9760-7490
E-mail: miltonalves@zdl.com.br
-
Diana Ospina (dir.), destaque do Formas Intimas
(Bruno Miami / ZDL)
-
Diana Ospina, artilheira com 3 gols
(Bruno Miami / ZDL)
-
Catalina vibra ao marcar
(Bruno Miami / ZDL)
-
Catalina (FI) fez dois gols
(Bruno Miami / ZDL)
-
Juliana comemora primeiro gol uruguaio
(Bruno Miami / ZDL)
-
Juliana (R) e Magali (UA)
(Bruno Miami / ZDL)
-
Francisca (R) e Johana(UA)
(Bruno Miami / ZDL)
-
Glória (UA) e Mariana (R)
(Bruno Miami / ZDL)