Santos (SP) O Santos não teve nenhuma dificuldade para alcançar a segunda vitória seguida na Copa Santander Libertadores da América de Futebol Feminino. Na tarde desta terça-feira, jogando na Vila Belmiro, a equipe comandada pelo técnico Kleiton Lima venceu o time boliviano do Enforma por 12 a 0 e manteve 100% de aproveitamento no torneio continental.
Esta foi a maior goleada da história do estádio Urbano Caldeira - o time masculino venceu o Ypiranga por 12 a 1 em 1927 e a Ponte Preta pelo mesmo placar em 1959, ambos pelo Campeonato Paulista. A atacante Cristiane, com cinco gols, e a meia Marta foram as destaques da partida. Em seu primeiro confronto na competição, no sábado, o time brasileiro ganhou do White Star, do Peru, por 3 a 1.
As Sereias da Vila começaram o jogo pressionando as bolivianas e não demoram muito para abrir o placar. Aos 14 minutos da etapa inicial, Cristiane aproveitou escanteio cobrado por Marta da esquerda e tocou de cabeça no canto esquerdo da goleira Lizeth para fazer 1 a 0. O segundo gol aconteceu aos 23 minutos, após Érica pegar de primeira cruzamento da direita.
Apesar da vantagem no placar, o Santos permaneceu no ataque e chegou ao terceiro gol aos 31 minutos. Maurine se livrou de duas defensoras e chutou de pé esquerdo no ângulo superior esquerdo da goleira, para fazer um belo gol, o mais bonito do primeiro tempo. Marta marcou o quarto gol, após converter pênalti sofrido por ela mesma.
O quinto e sexto gols foram parecidos. Em ambos, Marta cruzou da esquerda e Cristiane balançou as redes, tocando na saída da goleira aos 43 min, e cabeceando próxima da segunda trave aos 46 min. "Mesmo vencendo com facilidade, temos alguns fundamentos para corrigir, como atacar mais pelos lados e chutar mais a gol, avaliou Marta, no intervalo.
O segundo tempo não foi muito diferente da etapa inicial. O Santos aproveitou a fragilidade do adversário e continuou no ataque e não consumou uma goleada ainda maior, pois perdeu diversas chances de gol. Mesmo assim, ainda balançou as redes do Enforma mais seis vezes. O sétimo gol foi marcado por Érica, aos 2 min, após passe de Marta. O oitavo também foi anotado pela Érika, aos 17 min, aproveitando rebote da goleira do Enforma.
A pressão do time brasileiro continuou e, aos 20 min, Cristiane fez o nono gol, depois de cruzamento de Marta. Dani foi a autora do décimo gol. O 11º foi marcado por Thaís, aos 29 min, depois de passe de Cristiane, que encerrou a goleada aos 35 min, após marcar o seu quinto gol na partida.
O técnico Kleiton Lima ficou muito satisfeito com a performance de sua equipe. "O time estava precisando melhorar as jogadas pela ponta e chutar mais ao gol, o que aconteceu no segundo tempo, analisou.
Após esta rodada, o Santos está isolado no primeiro lugar do Grupo 1, com seis pontos ganhos. Em segundo vem o Everton (Chile), com 4, seguido do Caracas (Venezuela), com 1, e White Star (Peru) e EnForma (Bolívia), com 0.
Artilheiras A tarde desta terça-feira foi das artilheiras na Vila Belmiro. No jogo de abertura da rodada dupla, Valeska fez os quatro gols na vitória de 4 a 1 do Everton, do Chile, sobre o White Star, do Peru. Já Cristiane, dos Santos, marcou cinco vezes na goleada do Santos sobre o Enforma por 12 a 0 e assumiu a artilharia da competição, com sete gols. "O número de gols marcados é conseqüência das boas atuações do time na competição. Quero ser a artilheira mas o mais importante é passar para as semifinais, afirmou Cristiane.
As Sereias da Vila voltam a jogar no sábado, às 22 horas, quando enfrentam o Caracas, da Venezuela, com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes e pela TV Santa Cecília, de Santos.
Ficha Técnica
Santos Andréia Suntaque, Aline Pellegrino, Carol Arruda (Thais), Janaína e Dani; Ester (Thorunn), Fran, Maurine e Érika (Pámela); Cristiane e Marta. Técnico: Kleiton Lima.
EnForma Lizeth, Griselda, Cláudia, Felicia (Deisy) e Nataly (Daniela); Daniela Maler (Nataly Rivero), Ana, Janet e Maitte; Claudia e Carla. Técnico: Hernan Galarza
Local Vila Belmiro, em Santos
Público - 3.476 pessoas
Renda - R$ 7.420,00
Árbitra Jesica Di Iorio (Argentina)
Assistentes- Alejandra Fercato e Mariana de Almeida, ambas também da Argentina
Gols Cristiane (14min, 43min e 46min do 1ºT; 20min e 35min do 2ºT), Érika (23min do 1ºT; 2min e 17min do 2ºT), Maurine (31min do 1ºT), Marta (39min do 1ºT), Dani (25min 2ºT) e Thaís (29min do 2ºT)
Cartões amarelos - Carla (E), Claudia (E) e Pamela (S)
Chaves da 1ª Copa Santander Libertadores da América de Futebol Feminino
Grupo 1 (Jogos na Vila Belmiro) Santos, White Star(Peru), Caracas(Venezuela), Everton(Chile), e EnForma Santa Cruz(Bolívia).
Grupo 2 (Jogos no Estádio Municipal Antonio Fernandes) San Lorenzo DAlmagro(Argentina), Deportivo Quito(Equador), Universidad Autonoma(Paraguai), Deportivo Formas Intimas(Colômbia), e Rampla(Uruguai).
Tabela de jogos
3/10 - Santos 3 x 1 White Star
4/10 Caracas 0 x 0 Everton
5/10 - Universidad Autonoma 3 x 2 Formas Intimas
San Lorenzo 1 x 1 Deportivo Quito
6/10 - White Star 1 x 4 Everton
EnForma 0 x 12 Santos
7/10 - quarta-feira - Guarujá (Estádio Antonio Fernandes)
13h30 - Deportivo Quito x Formas Intimas
15h30 - Rampla x San Lorenzo **
8/10 - quinta-feira Santos (Vila Belmiro)
14h00 - White Star x Caracas
16h00 - Everton x EnForma
10/10 - sábado Guarujá (Estádio Antonio Fernandes)
14h00 - Deportivo Quito x Universidad Autonoma
16h00 - Formas Intimas x Rampla
10/10 - sábado Santos (Vila Belmiro)
20h00 - EnForma x White Star
22h00 - Caracas x Santos *
12/10 - segunda-feira - Guarujá (Estádio Antonio Fernandes)
13h30 - Rampla x Deportivo Quito
15h30 - Universidad Autonoma x San Lorenzo **
13/10 - terça-feira - Santos (Vila Belmiro)
13h30 - Caracas x EnForma
15h30 - Santos x Everton **
14/10 - quarta-feira - Guarujá (Estádio Antonio Fernandes)
9h00 - Universidad Autonoma x Rampla
11h00 - San Lorenzo x Formas Intimas **
Semifinais
16/10 - sexta-feira - Santos (Vila Belmiro)
10h00 - Primeiro do Grupo 1 x Segundo do Grupo 2 *
12h00 - Primeiro do Grupo 2 x Segundo do Grupo 1 **
Final
18/10 -domingo - Santos (Vila Belmiro)
9h30 - Disputa do 3º lugar **
11h30 - Disputa do título * /**
* Rede Bandeirantes (aberta)
** BandSports (fechada)
A Copa Santander Libertadores da América de Futebol Feminino tem patrocínio do Santander, organização da Conmebol, promoção da Sport Promotion e apoios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que transmitirá jogos ao vivo da competição para todo o país, em TV aberta e fechada.
Siga a ZDL no Twitter: http://twitter.com/ZDL_assessoria
Roberto Pierantoni MTb.: 18.194 / Milton Alves - MTb 16.583 - Fone: (13) 9760-7490
E-mail: miltonalves@zdl.com.br
-
Cristiane, destaque do jogo
(Bruno Miani / ZDL)
-
Cristiane e a goleira boliviana
(Bruno Miani / ZDL)
-
Cristiane comemora terceiro gol
(Bruno Miani / ZDL)
-
Ester passa por Claudia
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marta dribla Claudia
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marta protege a bola
(Bruno Miani / ZDL)
-
Jogada de efeito de Marta
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marta e a goleira boliviana
(Bruno Miani / ZDL)