Capa

SKATE

Oi MEGARAMPA 2009 une esporte e sustentabilidade

Evento com os melhores skatistas e bikers do planeta terá diversas ações socioambientais

25.09.2009  |  1.675 visualizações
São Paulo (SP) – Sustentabilidade, reaproveitamento, reciclagem, geração consciente de resíduos, garantia de origem legal, replantio de árvores nativas da Mata Atlântica, educação complementar e atividades preparativas para o mercado de trabalho. Tudo isso também faz parte do repertório da Oi MEGARAMPA, competição da mais radical modalidade do skate, que acontece nestes sábado e domingo, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). Participam 17 atletas – 15 skatistas e dois bikers.

As empresas organizadoras do evento – Brasil1 Esporte, MaxSports e Zoobamboo do Brasil –, em conjunto com Organizações Não-Governamentais (ONG) militantes nestas questões – irão realizar uma série de ações socioambientais no intuito de promover o conceito de um "mundo autossustentável e mais justo” para seus habitantes.

Confira as ações abaixo:

Madeira sustentável - A madeira utilizada na construção da Oi MEGARAMPA 2009 possui o certificado FSC (em inglês Forest Stewardship Council), que garante a origem legal da madeira proveniente de áreas de manejo florestal. A equipe do arquiteto George Rotatori, responsável pela montagem da pista, utilizará 40 toneladas de madeira. Deste total, 85% (ou 34 toneladas) serão reaproveitadas da edição de 2008 da Oi MEGARAMPA.

Os troféus que serão entregues aos vencedores da Oi MEGARAMPA 2009 serão produzidos, também com madeira certificada, pela Coopertim Escola de Marcenaria - Projeto Léo Educa, que atende jovens de comunidades carentes da cidade de Diadema na Região Metropolitana de São Paulo.

CO2 - O carbono (CO2) emitido para a realização da Oi MEGARAMPA 2009 será calculado de acordo com a norma ISO 14064. A metodologia aplicada e os resultados serão publicados no Relatório de Sustentabilidade do evento. Para compensar a emissão de gases do efeito estufa, as empresas organizadoras do evento plantarão mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em quantidade suficiente para absorver todo o CO2 emitido pela produção do mesmo.

Material reciclável - Toda a lona "Sanet” e de vinil – um total de 4 mil m2 - usadas na sinalização e cenografia do evento serão doadas ao Projeto Arrastão, que utilizará este material para a fabricação de bolsas, sacolas e outros acessórios.

O Projeto Arrastão ajuda centenas de crianças e jovens de comunidades pobres da Zona Sul da capital paulista, fornecendo educação complementar e atividades preparativas para o mercado de trabalho.

Menos resíduos - Os fornecedores que atenderam os produtores da Oi MEGARAMPA 2009 foram orientados para reduzirem o uso de materiais e embalagens, evitando assim a geração excessiva de resíduos. O que for coletado será encaminhado à cooperativa Cooperaacs para reciclagem. O lixo não orgânico gerado pelo evento também será reciclado.

Bob e WWF – O skatista Bob Burnquist, conhecido por seu engajamento nestas questões, estará, neste sábado, no estande da WWF-Brasil montado no Sambódromo do Anhembi. O objetivo da visita é firmar seu nome no abaixoassinado promovido pela ONG com a intenção de pressionar os governos mundiais para se posicionarem a favor de um novo acordo global de clima que seja justo, ambicioso e comprometido durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas da ONU, que acontecerá em dezembro, na cidade dinamarquesa de Copenhague.

A ação faz parte da campanha denominada de TicTacTicTac, movimento global liderado por ONGs de diversos países que se dedicam a combater o aquecimento global, incluindo aí a WWF-Brasil.

A Oi MEGARAMPA tem o patrocínio da Oi, co-patrocínio de Hawaiian Dreams (HD), Nescau e TNT e supervisão técnica e apoio da Confederação Brasileira de Skate. O evento é uma realização da Brasil1 Esporte, da MaxSports e da Zoobamboo do Brasil em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Esportes.

Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br

  • Visão geral da rampa
    (Luiz Doro / adorofoto)

  • Lona Sanet recobre a lateral da rampa
    (Luiz Doro / adorofoto)

  • Bob apoia as ações
    (Theo Hand / Divulgação)

  • Bob Burnquist
    (Luiz Doro / adorofoto)

  • Pedro Barros
    (Luiz Doro / adorofoto)

  • Troféu do skate
    (ZDL / Divulgação)

Leia também...

07.02.2012

Bob Burnquist lança mundialmente seu 1º jogo de skate para smartphones e tablets

Bob Burnquist’s Dreamland marca a entrada do ícone do skate mundial nos games, levando o jogador a um passeio radical pelo quintal de sua casa

01.10.2009

Oi MEGARAMPA planta 288 árvores para ajudar na restauração da Mata Atlântica

Iniciativa acontece para compensar o carbono emitido com o evento realizado no final de semana, no Sambódromo do Anhembi

27.09.2009

Bob Burnquist é bicampeão da Oi MEGARAMPA

Skatista brasileiro repetiu a vitória do ano passado e fez a alegria dos dez mil torcedores que superlotaram as arquibancadas do Sambódromo

26.09.2009

Bob Burnquist sai na frente na Oi MEGARAMPA 2009

Skatista brasileiro entra na final da competição em vantagem para conquistar o bicampeonato

Entre em contato