Santos (SP) A atacante Marta teve uma recepção digna de uma rainha. Na tarde desta quinta-feira, a Vila Belmiro recebeu mais de mil pessoas para acompanhar a chegada da principal jogadora do futebol brasileiro e eleita por três vezes pela Fifa a melhor do mundo. Queima de fogos e uma concorrida entrevista coletiva fizeram parte da chegada de Marta ao Santos, que de 4 a 18 de outubro disputa a Copa Libertadores da América de Futebol Feminino. A ausência mais sentida foi a de Pelé, obrigado a permanecer no interior de São Paulo, onde a gravação de um comercial foi adiada em um dia devido às intensas chuvas.
Mas nem mesmo a ausência do rei do futebol, que entregaria a camisa 10 do Santos, que ele imortalizou, diminuiu o tamanho da festa, que teve volta olímpica da atacante. Marta distribuiu bolas autografadas para os torcedores e teve o apoio de todo o elenco das Sereias da Vila, que marcou presença. Todas as jogadoras carregavam nas mãos a Sula, a mascote da primeira edição feminina da Copa Libertadores da América.
"É muito emocionante voltar ao Brasil, pois sempre tive esse sonho. Sei das dificuldades que o futebol feminino ainda enfrenta aqui e quero ajudar o Santos a conquistar a Libertadores, a Copa do Brasil e a consolidar o futebol feminino no país, disse Marta, que será dirigida pelo técnico Kleiton Lima, treinador da seleção brasileira.
Ela confessou estar emocionada por vestir a camisa 10 que pertenceu a Pelé e fez uma previsão praticamente impossível de realizar.
"Esta é uma camisa que qualquer atleta profissional sonha vestir, pois foi usada pelo rei Pelé. Gostaria de fazer o mesmo sucesso que ele fez aqui no Santos, completou a jogadora que disse não ter muito conhecimento dos adversários que o time terá pela frente na Libertadores.
Em busca de se tornar o primeiro time feminino assim como é no masculino a conquistar a competição continental internacional, o Santos tem um elenco que ficou muito mais forte ainda com a liderança de Marta.
O time da Vila Belmiro está no Grupo 1, com sede em Santos, com partidas divididas entre a Vila Belmiro e o campo da Portuguesa Santista. No Grupo 2, com base no Guarujá, o local será o Estádio Municipal Antonio Fernandes.
Grupo 1 Santos, White Star, do Peru, Caracas, da Venezuela, Everton, do Chile, e o representante da Bolívia, que ainda tem um torneio classificatório na andamento.
Grupo 2 San Lorenzo DAlmagro, da Argentina, Deportivo Quito, do Equador, Universidad Autonoma, do Paraguai, Deportivo Formas Intimas, da Colômbia, e Rampla, do Uruguai.
Relação de jogos
Grupo 1
4 de outubro
9h30 Caracas x Everton
11h30 Santos x White Star
6 de outubro
White Star x Everton
Bolívia x Santos
8 de outubro
White Star x Caracas
Everton x Bolívia
10 de outubro
Bolívia x White Star
Caracas x Santos
13 de outubro
Caracas x Bolívia
Santos x Everton
Grupo 2
5 de outubro
13h30 - Universidad Autonoma x Formas Intimas
15h30 San Lorenzo DAlmagro x Quito
7 de outubro
Quito x Formas Intimas
Rampla x San Lorenzo DAlmagro
10 de outubro
Quito x Universidad Autonoma
Formas Intimas x Rampla
12 de outubro
Rampla x Quito
Universidad Autonoma x San Lorenzo DAlmagro
14 de outubro
Universidad Autonoma x Rampla
San Lorenzo DAlmagro x Formas Intimas
Semifinais
16 de outubro
Primeiro do Grupo 1 x Segundo do Grupo 2
Primeiro do Grupo 2 x Segundo do Grupo 1
Final
18 de outubro
9h30 - Disputa do terceiro lugar
11h30 Disputa do título
A Copa Libertadores da América de Futebol Feminino tem organização da Conmebol, promoção da Sport Promotion e apoios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que transmitirá jogos ao vivo da competição para todo o país, em TV aberta e fechada.
ZDL - Milton Alves - (Mtb) 16583
E-mail: miltonalves@zdl.com.br
-
Coletiva
(Bruno Miani/ZDL)
-
Marta
(Bruno Miani/ZDL)
-
Camisa 10
(Bruno Miani/ZDL)
-
Rainha do futebol
(Bruno Miani/ZDL)
-
Embaixadinhas
(Bruno Miani/ZDL)
-
Sula, a mascote
(zdl / Divulgação)