São Paulo (SP) - Será realizado neste domingo (dia 6), a partir das 13 horas no Salão de Mármore do Santos, na Vila Belmiro, em Santos, o sorteio da primeira edição da Copa Santander Libertadores da América Feminina. Serão dois grupos de cinco times cada, com jogos em Santos e no Guarujá.
A competição terá representantes de dez países do continente e acontecerá entre 4 e 18 de outubro. Como algumas confederações ainda não definiram suas equipes, os sorteios serão somente com os nomes dos países participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
As partidas da fase classificatória garantem a passagem de dois clubes para as semifinais, que assim como a decisão e a disputa do terceiro lugar, serão realizadas em Santos. A campeã garante uma vaga no também inédito Mundial de Clubes Feminino, em estudo pela Fifa.
A maior estrela da Copa Santander Libertadores da América Feminina será Marta, eleita três vezes a melhor jogadora do mundo. Ela foi contratada pelo Santos, representante brasileiro na competição por ter sido campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino em 2008. Marta será apresentada na Vila Belmiro na quinta-feira, dia 10.
Primeiro clube brasileiro a ganhar a Libertadores (1961) e a se tornar bicampeão (1962) o alvinegro da Vila também acertou com outras quatro integrantes da seleção brasileira feminina que nos últimos tempos tem marcado presença em finais importantes como os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial. Além de Marta, também vestirão a camisa do Santos as atacantes Cristiane, de acordo com a Fifa a terceira melhor jogadora do mundo, e Érika, a meia Francielle e a goleira Andréia Suntaque. As quatro jogadoras foram apresentadas ontem (quinta-feira).
Além dessas atletas o Santos conta com o técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, Kleiton Lima (que trabalha no clube há 12 anos), e outras quinze atletas da Seleção Brasileira principal e de base (Aline Pellegrino, Maurine, Ester, Aline Callandrini, Karen, Dani, Suzana, Pamela, Ketlen, Rubi, Pikena, Erikinha, Thaís, Auinã e Janaína).
A Copa Santander Libertadores da América Feminina tem organização da Conmebol, promoção da Sport Promotion e apoios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que transmitirá jogos "ao vivo da competição para todo o país, em TV aberta e fechada.
Milton Alves - (Mtb) 16.583
E-mail: miltonalves@zdl.com.br