Capa

ATLETISMO

Baldaia credita resultado na São Silvestre à Oficina de Criatividade

Atleta espera contar com o incentivo mais vezes na temporada 2008

04.01.2008  |  860 visualizações
São Paulo (SP) - Terceira colocada da São Silvestre no domingo passado, a mineira Maria Zeferina Baldaia não tem dúvidas em afirmar que o lugar no pódio começou a ser conquistado na véspera da prova. É que, no sábado, a ex-cortadora de cana participou de uma Oficina de Criatividade denominada Razão, Emoção e Corpo, ministrada pela facilitadora Elisete Leite Garcia, que possui ampla experiência em trabalhos na organização de corridas.

“Foi maravilhoso porque a Oficina me ajudou muito na prova. Trabalhei o relaxamento e a concentração e tudo mais que vivenciei na corrida. Desde a largada, fiquei com o que trabalhamos no sábado na cabeça”, disse Maria Zeferina, que completou o percurso de 15 km em 54min43s, atrás da campeã Alice Timbilili, do Quênia (53min07s), e da goiana Marizete Rezene (53min36s). A proposta Razão, Emoção e Corpo foi predominantemente vivencial e teve como objetivo conscientizar atletas de suas potencialidades inatas: sentidos, flexibilidade, fluidez, imaginação, entre outras, e utilizá-las como combustível para melhoria do seu desempenho na corrida, na vida e no seu dia-a-dia.

Além de Maria Zeferina, participaram da Oficina outros atletas de elite e alguns técnicos. O trabalho vem sendo aplicado desde 2002, com absoluto ineditismo, tendo sido utilizado e aprovado também em provas como Volta da Pampulha, Maratona de São Paulo, Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, Meia Maratona do Rio de Janeiro, entre outros eventos, reunindo cerca de 1.300 atletas.

“Eu já tinha participado de outras Oficinas com a Elisete e estava sentindo falta. É muito útil para nós, atletas. Já estou pensando quando terei uma nova oportunidade dessas”, afirmou Maria Zeferina. Neste domingo, a atleta participa da Corrida de Reis, em Cuiabá. O objetivo principal do ano é a conquista de uma vaga olímpica na maratona ou nos 10 mil metros de pista.

Integrante da equipe Facilita Criatividade, Elisete é autora e idealizadora do Tatadrama e ministra oficinas de criatividade tematizadas para empresas e grupos abertos na área esportiva, social, educacional e cultural desde 1999.

Mais informações www.tatadrama.com.br

Guto Francischini – Mtb: 45.553
E-mail – guto@zdl.com.br

  • Razão, Emoção e Corpo
    (Sérgio Shibuya/ZDL)

  • Atleta exercita concentração
    (Sérgio Shibuya/ZDL)

  • Baldaia na Oficina
    (Léo Shibuya/ZDL)

  • Maria cruza em terceiro
    (Léo Shibuya/ZDL)

Leia também...

04.03.2012

Quenianos vencem a Meia Maratona de São Paulo com recordes

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Meia Maratona de São Paulo tem recorde de participantes e elite de alto nível

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Meia Maratona de São Paulo define campeões da 1ª Liga de Ouro de Corrida de Rua

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

De olho na Olimpíada, brasileiras correm para recuperar título da Meia Maratona de SP

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico

Entre em contato