Capa

NIKE E NBA INAUGURAM QUADRA POLIESPORTIVA E TELECENTRO NA FAVELA DO COLISEU

02.08.2007  |    298 visualizações BASQUETE

Os brasileiros Nenê, Leandrinho, Varejão e Marquinhos prestigiaram o evento e bateram bola com as crianças

São Paulo (SP) - Nenê Hilário, Leandrinho Barbosa, Anderson Varejão e Marcus Vinicius, astros brasileiros da NBA, a liga profissional norte-americana de basquete, fizeram nesta quinta-feira a alegria dos moradores da Favela do Coliseu, na zona sul de São Paulo. Eles e outros jogadores e técnicos estrangeiros inauguraram uma quadra poliesportiva e um telecentro de tecnologia e ensino, que vão beneficiar os cerca de mil moradores do local. A construção do núcleo de informática e a reforma da quadra foram viabilizadas graças a uma parceria entre Nike e NBA.

“Fiquei muito feliz em ver a alegria das crianças. Também lembrei da minha infância em São Carlos, onde eu jogava em uma quadra parecida com essa, mas com uma tabela bem mais usada”, disse Nenê, pivô do Denver Nuggets.

A inauguração contou com apresentações de dança e capoeira de crianças e jovens moradores da Favela do Coliseu, que tiveram o privilégio de ver o desempenho de Leandrinho numa roda de capoeira. “Essa iniciativa é maravilhosa e fico muito feliz por participar. Eu também comecei jogando basquete na rua e, quem sabe, daqui surgirão outros nomes para o esporte brasileiro”, disse o ala do Phoenix Suns.

Anderson Varejão, pivô do Cleveland Cavaliers, se disse feliz por voltar dos Estados Unidos para participar de uma iniciativa como essa. “Espero que as crianças aproveitem muito a quadra e aprendam bastante com os computadores”, disse.

Já Marquinhos, ala do New Orleans Hornets, ficou impressionado com o núcleo de computação. “É importante para apresentar o mundo às crianças. Quem sabe, daqui desta sala, elas possam nos assistir jogando na NBA”, falou.

A Favela do Coliseu está localizada na rua Funchal há 47 anos e, hoje, abriga aproximadamente mil pessoas, sendo 300 crianças, espalhadas pelos 270 barracos ali existentes. A quadra poliesportiva foi construída pela Central Única das Favelas (CUFA), que dará suporte na realização de aulas para crianças e jovens da comunidade. Já o centro de tecnologia e ensino colocará à disposição da comunidade 15 computadores com acesso à internet. A Rede Jovem realizará cursos de iniciação à Internet para jovens e adultos da região.

“Com esporte e educação, conseguimos tudo o que queremos. Nosso objetivo é melhorar as condições de vida das futuras gerações de moradores”, disse Rosana Maria dos Santos, há 15 anos líder comunitária da Favela do Coliseu e responsável pela organização do evento junto à comunidade. “Fiquei muito feliz com a ajuda da Nike e da NBA, que reformaram a quadra e deixaram as crianças mais felizes. Espero que essa parceria se consolide cada vez mais”, completou.

A Nike foi representada no evento pelo diretor de marketing Scott Munson, que agradeceu a parceria com a CUFA e a Rede Jovem. “No futuro, a Nike continuará a expandir seu apoio a projetos sociais como esse aqui no Brasil. Nossa missão é levar inspiração e inovação para todos os atletas profissionais ou amadores no mundo”, disse.

MV Bill, rapper líder da CUFA, falou que a alegria das crianças com a presença dos jogadores valeu o evento. “Em um país como o nosso, onde as diferenças raciais e sociais são muito grandes, o esporte é muitas vezes o melhor caminho para muitas pessoas. Essa quadra e o centro de computação vão ajudar a todos. Espero que cuidem bem desses lugares.”

Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
Leia também...
01.08.2007

Os brasileiros Nenê, Leandrinho, Varejão e Marquinhos vão jogar com crianças da comunidade