Maio, 2025 – Capivari, no interior de São Paulo, recebe uma nova formação do Programa Metodologia IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE). O módulo 2 – Educação Infantil – estará sendo apresentado a 35 profissionais da cidade nesta segunda-feira (19), de forma presencial. Haverá, também, atividades em formato EaD/webinário.
O Programa Metodologia IEE é uma formação pioneira e exclusiva, voltada aos municípios brasileiros, que traz a experiência de quase 25 anos de atuação do Instituto, reconhecido por sua contribuição à educação e ao esporte no País.
Na formação presencial, os Campos de Experiência da educação infantil serão apresentados e vivenciados por meio de atividades lúdicas, como quebra-cabeça, tabuleiro e estafetas, que demonstrarão a relação entre os diferentes Campos de Experiência e a possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento por meio das brincadeiras.
Já na formação a distância serão estudados os conceitos de desemparedamento, com a importância do lúdico na educação infantil, para tornar as ações pedagógicas mais significativas e motivantes. Ainda serão abordados os Campos de Experiência e exemplificadas suas práticas na educação infantil.
“No encontro remoto apresentaremos um vídeo com as crianças brincando e refletiremos com os professores sobre os Campos de Experiência vividos pelas crianças e as possíveis aprendizagens”, explica Adriano Rossetto Jr., coordenador pedagógico do IEE.
No mês de abril, Capivari recebeu o módulo 1 do Educação Infantil, em formato EaD/webinário. A formação esteve na cidade, também, em maio do ano passado.
O programa - Os profissionais são capacitados com o projeto baseado nos princípios do esporte educacional, metodologia desenvolvida e já aplicada pelo IEE em mais de 1.500 cidades e apoiada por 65 mil educadores. O Metodologia IEE é voltado a gestores de educação e esportes, coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física, estagiários e educadores.
As formações são ministradas por uma equipe de especialistas, mestres e doutores com mais de duas décadas de experiência em Esporte Educacional. Na plataforma EaD, tutores qualificados estarão disponíveis para apoiar os participantes em seu aprendizado.
Uma experiência de aprendizado que busca disseminar conhecimento e qualificar as práticas corporais, proporcionando acesso e engajamento em atividades esportivas que sejam motivantes, prazerosas e educativas. Com suas práticas, o programa desenvolve competências físicas, socioemocionais e cognitivas de crianças e adolescentes.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Com 180 participantes, o encontro reuniu jovens de 12 a 19 anos, professores, equipe do Instituto Esporte e Educação e convidados, com aprofundamento de vivências e troca de experiências
Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas
Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes
Instituto Esporte e Educação capacitará 400 profissionais em oito cidades, com módulos da metodologia do esporte educacional