Capa

Colônia de Férias movimenta escolas e comunidades indígenas do Projeto Núcleos Lábrea, do IEE, no Amazonas

29.01.2025  |    1.505 visualizações IEE TERCEIROSETOR

Diversas ações esportivas desenvolvidas pelo Instituto Esporte e Educação foram programadas ao longo do mês de janeiro, em espaços e quadras de esportes, nas escolas e comunidades da zona urbana e indígenas

Janeiro, 2025 – O mês de janeiro tem sido de muita diversão para crianças e adolescentes do Projeto Núcleos Lábrea, do Instituto Esporte e Educação (IEE), na cidade de Lábrea, no sul do Amazonas, a 700 quilômetros da capital, Manaus. São crianças e adolescentes atendidos nas escolas e comunidades integrantes do projeto, que estão tendo a oportunidade de participar da Colônia de Férias, realizada pela primeira vez, organizada pela equipe técnica e comunidade escolar.

Em parceria com as escolas da zona urbana e das comunidades indígenas - geridas pelas Secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, FUNAI - Fundação Nacional do Índio e FOCIMP - Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus – foram programadas diversas ações esportivas em espaços e quadras de esportes das escolas e comunidades.

As atividades se concentram em espaços nas comunidades atendidas pelas escolas da zona urbana - Francisca Gomes Mendes, Maria do Socorro Brito e Turma da Mônica - e nas comunidades indígenas nas aldeias Novo Paraíso, Santa Rita e Boa Vista/Vila Nova.

Fazem parte da programação jogos tradicionais das comunidades indígenas, como o cabo de força e competições de corrida, além de tantas outras brincadeiras comumente realizadas pelas crianças e adolescentes. Nas escolas da zona urbana, diversão garantida com jogos de corrida, brincadeiras populares, jogos indígenas, futebol e diversas outras atividades.

Em alguns dias da Colônia de Férias, a equipe técnica do projeto se deslocou até as comunidades indígenas Boa Vista e Vila Nova e se uniu às orientadoras do IEE que atuam ali para, juntos, planejarem e aplicarem atividades para crianças e adolescentes.

“Foi uma estratégia adotada pela equipe para realizar planejamento coletivo, troca de experiência e promover integração entre os educadores que atuam nas comunidades da zona urbana e nas comunidades indígenas”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

O Projeto Núcleos Lábrea conta com os seguintes parceiros: Itaú, Verde Asset Management, BIC Amazonia, Grupo SEMP, Localiza&CO e Instituto Localiza via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal e NIKE.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.488). 

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Leia também...
02.06.2025

Instituto Esporte e Educação vai capacitar 340 profissionais, em sete cidades, ao longo do mês, com os princípios do esporte educacional

26.05.2025

O sábado passado (24) foi um dia de esporte e integração, que envolveu 90 crianças e jovens de Núcleos do IEE no município pernambucano

19.05.2025

Nesta semana, o Internúcleos Fair Play, o Intervôlei e o Circuito Jovem de Vôlei movimentam diferentes núcleos, com ações desde o sábado (17) até esta quinta-feira (22). No mês de maio, serão 32 eventos em diversos núcleos

16.05.2025

Instituto Esporte e Educação chega à cidade com o módulo 2 - Educação Infantil - do projeto de formação pioneira e exclusiva, baseado nos princípios do Esporte Educacional e desenvolvido para os municípios brasileiros