Capa

IEE TERCEIROSETOR

Instituto Esporte e Educação realiza ações com crianças e jovens neuroatípicos

Ao longo de 2023, foram atendidos 223 crianças e jovens em 20 locais diferentes e em atividades desenvolvidas nas etapas da Caravana do Esporte. Sem falar nos encontros sobre o tema e nas reuniões e visitas do Núcleo Temático de Inclusão do IEE

14.02.2024  |  973 visualizações

Fevereiro, 2024 – Estruturar sua metodologia em práticas pedagógicas que contemplam, em sua essência, a inclusão. Desde a sua fundação, em 2001, o Instituto Esporte e Educação (IEE) vem colocando isso em ação, com diversos projetos e atividades, integrando a esse princípio outros quatro: construção coletiva, diversidade, educação integral e autonomia. Atualmente, as práticas inclusivas estão cada vez mais aprofundadas e com um olhar diferenciado para crianças e jovens com deficiência.

Desde 2022, na Caravana do Esporte, do IEE, e na Caravana das Artes, do Instituto Mpumalanga, profissionais dos projetos iniciaram um ciclo de estudos e de aplicação prática de atividades esportivas e artísticas para neuroatípicos, com evidência nas crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

No ano passado, como resultado dos estudos, experimentação prática e avanços na busca de estratégias pedagógicas cada vez mais eficientes e inclusivas, o IEE organizou um grupo responsável pelos estudos, aplicação e engajamento de professores, estagiários, pais, mães e comunidade local e escolar na proposta metodológica de atendimento. Ao longo de 2023, foram 223 neuroatípicos atendidos em diferentes locais e, também, nas atividades da Caravana.

“A cada etapa, avançava-se, construindo novas práticas e estratégias dentro da metodologia do esporte educacional e da arte para atender com qualidade crianças e jovens neuroatípicos”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

As ações resultaram em mapeamento de neuroatípicos atendidos, assim como na realização de diferentes atividades, encontros internos e externos e produção de materiais pedagógicos que possibilitaram ampliar a comunicação entre o projeto, as famílias, os educadores e as crianças e os jovens.

Mãe de uma das crianças do espectro autista, que participou das atividades da Caravana do Esporte em Diadema(SP), falou sobre a importância das atividades. “Após minha filha participar, fomos no mesmo dia a uma consulta agendada com a neurologista. A médica me perguntou o que havia acontecido com ela porque apresentava comportamentos diferentes dos outros dias. Estava mais alegre, mais comunicativa e contando sobre as brincadeiras. Eu disse à médica que tinha participado de um projeto chamado Caravana do Esporte e ficou curiosa para saber o que faziam. Realmente incluíram a minha filha, ela estava muito diferente e muito feliz”, observa.

Curso sobre o tema - Diferentes encontros, presenciais e on-line, também marcaram as ações em 2023, sempre com apoio de Gabrielly Oliveira Lima, especialista e psicóloga que atuou como consultora para inclusão de crianças e jovens neuroatípicos em atividades de esporte e arte. Em parceria com o Instituto Mpumalanga, foi desenvolvido um curso teórico/prático sobre "Conceitos e práticas pedagógicas  de esporte educacional e arte para inclusão de jovens neuroatípicos".

O Núcleo Temático de Inclusão do IEE fez reuniões de organização e produção de conteúdo, assim como visitas de supervisão da prática pedagógica. Encontros de formação com o tema "Inclusão de crianças e jovens neuroatípicos em atividades de esporte educacional" reuniram toda a equipe de coordenadores e subcoordenadores que atuam nos diferentes projetos do Instituto.

Cinco encontros movimentaram 260 professores (as) de educação física, de arte e de outras áreas do conhecimento, acompanhantes terapêuticos, apoios escolares, pai e mãe de crianças neuroatípicas, coordenadores pedagógicos e representantes de organizações locais envolvidas com ações de inclusão com o tema "Práticas pedagógicas de Esporte Educacional e Arte para a inclusão de crianças neuroatípicas".

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, VALE, Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, Verde Asset Management, Zurich, Daiichi, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, Grupo Deloitte, AEGEA, Localiza&CO, Instituto Localiza, Eternit, ISACTEEP, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, Cogna Educação, TRW, Mundial Logística, VR, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.


Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967
Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: 
www.instagram.com/zdlsports

  • Crianças se divertem com as brincadeiras
    (Divulgação)

  • Diferentes atividades no projeto
    (Fábio Gusmão / Divulgação)

  • Momento de diversão e aprendizado
    (Divulgação)

  • Ações durante etapa da Caravana
    (Tiago Lima / Divulgação)

  • Alegria dos participantes das atividades
    (Divulgação)

Leia também...

10.07.2024

Sistema de Formação de Jovens Líderes é um dos diferenciais da metodologia do IEE

O Instituto Esporte e Educação, em seus 23 anos de atuação, trabalha com liderança juvenil por meio do esporte, nos eixos de aulas, monitoria, eventos, cursos e mercado de trabalho. Projeto Rede de Núcleos tem um terço da equipe formada por ex-alunos

27.06.2024

Projeto Formações IEE encerra o primeiro semestre com ações em sete estados

Foram 395 profissionais capacitados, em oito cidades, com a metodologia do Instituto Esporte e Educação, baseada nos princípios do esporte educacional

24.06.2024

IEE realiza seminário com o tema Conviver Transforma!

Evento do Instituto Esporte e Educação terá dois dias de atividades no Sesc Santo Amaro, nesta quarta-feira (26) e na quinta-feira (27), a partir das 10 horas

19.06.2024

Programa Metodologia IEE inova em educação e esporte para os municípios brasileiros

Uma formação pioneira e exclusiva, com os princípios do Esporte Educacional, já adotados em mais de 1.400 cidades e apoiados por 63 mil educadores. Capivari, no interior de São Paulo, recebeu o novo projeto do Instituto Esporte e Educação

Entre em contato