Maio, 2023 – Na estreia no ATP 250 de Genebra, na Suíça, nesta terça-feira (23), a dupla Marcelo Melo e John Peers parou diante dos cabeças de chave número 1 do torneio, o salvadorenho Marcelo Arevalo e o holandês Jean-Julien Rojer. Os adversários marcaram 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h10min. Agora, o mineiro e o australiano voltam a jogar juntos em Roland Garros. O Grand Slam, que encerra a gira europeia no saibro, começa neste domingo (28), em Paris, na França, e segue até o dia 11 de junho.
"Hoje, eles jogaram melhor. Acho que tivemos um pouco de chance no começo, saímos na frente. Depois, já conseguiram quebrar de volta para manter o jogo e, em um descuido nosso, passaram à frente. No segundo set, foi muito parelho. Cada um teve uma oportunidade e aproveitaram melhor e quebraram. Então, souberam aproveitar bem as chances importantes. Agora, vou quinta-feira para Roland Garros, jogando novamente com o Peers", explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro e BMG, com apoio de Volvo, Head, Voss e Asics.
Melo e Peers começaram o primeiro set com quebra, abrindo na sequência 2/0. Mas, os adversários reagiram e, com dois breaks, viraram e venceram por 6/3. No segundo set, equilíbrio, com as duplas mantendo seus serviços até o sétimo game, quando Arevalo e Rojer quebraram, passando à frente, e fechando depois por 6/4.
Foi o quarto torneio de Melo e Peers juntos em 2023. Antes jogaram os ATP 250 de Estoril (Portugal) e Munique (Alemanha), também no saibro, além do Masters 1000 de Miami (EUA), em quadra rápida.
Esta é a 17ª temporada seguida de Melo como profissional. No ranking mundial de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Melo ocupa a 43ª colocação, com 1.930 pontos. Peers é 37 do mundo, com 2.230 pontos.
Nove vitórias em 2023 – Em Adelaide, na Austrália, na abertura da temporada 2023, Marcelo Melo somou quatro vitórias ao lado do norte-americano Mackenzie McDonald. No Rio Open, foram três com o colombiano Juan Sebastian Cabal. Uma com o australiano John Peers no Masters 1000 de Miami. E uma com o alemão Alexander Zverev na estreia no Masters 1000 de Madri.
Recordista em títulos, participações em Grand Slam, ATP Finals e semanas no topo do ranking - Marcelo Melo, 39 anos, é recordista brasileiro em número de títulos, 36 conquistas. Dos títulos, todos em duplas, dois são Grand Slam – Roland Garros, na França (2015) e Wimbledon, em Londres (2017) e nove Masters 1000, além de dez ATP 500 e 15 ATP 250. Tem o recorde, também, em semanas no topo do ranking da ATP – 56, único brasileiro na história a ser número 1 do mundo em duplas. E esteve entre os Top 10 por oito temporadas seguidas. É recordista em participações em Grand Slam, com 61 edições, e em presença no ATP Finals – completou oito seguidas em 2020. Em 2019 chegou a 500 vitórias, na estreia no ATP 500 de Washington, passando a ser o 35º jogador de todos os tempos a atingir essa marca.
O primeiro título de Marcelo em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Tem dois Grand Slam, além de um vice em Londres (2013) e um vice (2018) e duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Xangai 2018 chegou ao nono, depois de ganhar Xangai (2013 e 2015), Paris (2015 e 2017), Toronto (2016), Cincinnati (2016), Miami (2017) e Madri (2017).
Temporada 2023
Vice-campeão
ATP 500 – Rio Open, no Rio de Janeiro
Temporada 2022
Campeão
ATP 500 de Tóquio, no Japão
Vice-campeão
ATP 250 de Adelaide 1, na Austrália
ATP 250 de Lyon, na França
ATP 250 de Newport, Estados Unidos
ATP 250 de Los Cabos, no México
Mais informações:
Site: www.melomarcelo.com
Fanpage: facebook.com/marcelomelo83
Instagram: www.instagram.com/marcelomelo83
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea - +55 61 98118-9876 - sergio.oprea@terra.com.br - www.zenithmarketing.com.br
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica
Cabeças de chave 3 do Challenger, mineiro e gaúcho entram em quadra às 5h30 (horário de Brasília) diante dos tchecos Petr Nouza e Patrik Rikl
Challenger, na França, começa a ser disputado nesta terça-feira (13) e o ATP 250, na Suíça, na próxima semana, a partir do dia 18
Dupla enfrenta o holandês Arends e o britânico Johnson às 6 horas (horário de Brasília), na sequência da temporada europeia no saibro, no Foro Italico
Dupla enfrentou o salvadorenho Arevalo e o croata Pavic, cabeças de chave 1, nesta terça-feira (29), após o jogo ser adiado por um dia em função do apagão na Espanha