Capa

IEE TERCEIROSETOR

Escolas Ativas e Formação, do IEE, capacitam 1.374 professores de 10 estados em cursos EaD

Os dois projetos, desenvolvidos pelo Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, estão sendo realizados em plataforma de Ensino à Distância, em função da pandemia da Covid-19

08.04.2021  |  2.039 visualizações

Abril, 2021 – Dois projetos do Instituto Esporte & Educação (IEE), criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, estão capacitando um total de 1.374 profissionais de 10 estados do País. O "Projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas", em seu oitavo ano, reúne 574 professores da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Já o "Rede Escolas Ativas IEE" atenderá, ao longo de 2021, 800 pessoas em Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Para se adaptar à pandemia da Covid-19, as atividades são desenvolvidas em plataforma de Ensino à Distância (EaD).

Os conteúdos ganharam uma nova configuração, on-line, utilizando a plataforma Moodle/IEE, contando com ferramentas e mídias como videoaulas, fóruns virtuais, atividades de checagem, gamificação, entre outras. Os integrantes do projeto já tiveram a oportunidade de participar de encontros virtuais para a discussão e o aprofundamento dos conteúdos estudados, assim como realizar troca de informações em e-mails, grupos de WhatsApp, plantões de dúvidas e atendimento. São feitos também lançamentos dos projetos com a participação da presidente do IEE, Ana Moser, das autoridades locais, como secretários de Educação e Esporte, e dos financiadores dos projetos.

O projeto "Rede Escolas Ativas IEE", uma ação integrada ao "Projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas", tem como parceiros Itaú, Novelis, Westrock e Bayer e está presente em nove cidades desses cinco estados. Estão integrando o projeto, Marechal Deodoro, em Alagoas, Santa Helena de Goiás, em Goiás, Araçatuba, Pindamonhangaba, Paulínia e Porto Feliz, em São Paulo, Paracatu em Minas Gerais, Belfort Roxo, no Rio de Janeiro, e Canguaretama, no Rio Grande do Norte.

Até dezembro, a previsão é atender a mais de 800 gestores, diretores, professores, lideranças comunitárias e agentes públicos, envolvidos com 223 escolas das redes municipais de ensino. Desde novembro de 2020, foram realizadas 16 das 40 etapas de formação previstas até o final deste ano. E contam até o momento com uma avaliação positiva de 97% dos participantes.

“Nestes tempos de pandemia, o IEE migrou todas as ações formativas da modalidade presencial para o formato EaD. Planejamos, sistematizamos e adaptamos todo o conteúdo de estudo e formação”, afirma a medalhista olímpica Ana Moser. “Estamos, sem dúvida, construindo uma rede de escolas que assumem o ‘movimento’ como elemento base da sua intervenção, com vistas à educação integral e aprendizagem dos alunos”, completa.

Os municípios receberão o Selo Escola Ativa, uma chancela do IEE que avaliza os territórios e as escolas comprometidas com a qualificação da prática pedagógica e dos currículos, com a ampliação do acesso dos estudantes ao movimento, à educação física e ao esporte e, principalmente, com o desenvolvimento e a educação integral das crianças e jovens brasileiros.

Projeto Formação de Professores – Em seu oitavo ano, o "Projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas" tem como parceiros AES Brasil, Itaú, Rede, Reservas Votorantim, Anglo Gold Ashanti, Ball, Cyrella e Westrock, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania, e segue capacitando professores e gestores da área de Educação de todo o País na metodologia do esporte educacional, além de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Em 2021, no formato EaD, promove a qualificação das aulas de 574 professores, em sete estados brasileiros: Barão de Cocais, Caeté, Raposos, Sabará, Santa Bárbara e Nova Lima, em Minas Gerais, Vale do Ribeira, em São Paulo, Canindé do São Francisco (SE), Baixo Guandu (ES), Porto Nacional (TO), Caetité (BA) e Crixás (GO). São 33 módulos planejados para este ano, com 66 encontros ao vivo, via webinar.

Há um fórum para os professores expressarem suas ideias, sugestões, críticas e satisfação. Os participantes destacam a importância para as práticas na escola, da qualidade e fácil compreensão dos vídeos e textos apresentados, o incentivo à participação de todos na escola. Alguns resultados já estão sendo obtidos com o planejamento de eventos de esporte educacional, planos de aula e propostas pedagógicas organizadas pelos professores e divulgadas na plataforma, que acrescentam experiências positivas e qualificam as práticas pedagógicas.

“Está sendo muito agregador. Antes fazia de uma forma, agora já visualizo intenções, de onde partir e para onde quero chegar. Muito esclarecedor, motivando a continuar”, observa Flávia Augusto de Oliveira, professora o município de Cajati, no Vale do Ribeira, em São Paulo.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE, estão Itaú, Rede, Banco BV, Vale, Mastercard, NIKE, Novelis, Bayer, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Ultra, Anglo Gold Ashanti, Nescau, AES Brasil, Instituto Votorantim, Reservas Votorantim, Bank Of America, Verde Asset Management,  Trench Rossi e Watanabe Advogados, EDP Renováveis, Instituto EDP, CTG Brasil, Cyrela, WestRock, Pernambucanas, Comgas, Ball, Roche, Anhanguera, Bloomberg, Unimed, Track & Field, CS Brasil, ValGroup, AgriBrasil, Penha, Mentos, Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: 

Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Curso Formação de Professores
    (IEE / Divulgação)

  • Curso Escolas Ativas
    (IEE / Divulgação)

  • Ana Moser: "IEE migrou ações formativas de presencial para EaD"
    (IEE / Divulgação)

Leia também...

08.04.2024

Metodologia do Esporte Educacional, do IEE, traz benefícios para a saúde mental

O Instituto Esporte e Educação proporciona aos seus alunos, além de conteúdo educativo, a prática regular de esportes, promovendo um dia a dia mais saudável para todos

08.04.2024

Primeira etapa do Circuito IEE de Surf reúne 65 atletas em Maresias

A competição foi realizada no sábado (6), na Praça Internacional do Surf, no litoral norte paulista e foi organizada pelo Instituto Esporte e Educação em parceria com a Associação de Surf de Mareias (ASM)

08.04.2024

Circuito IEE de Surf incentiva a prática do esporte e a socialização, em Maresias

A primeira etapa de 2024, no sábado (6), na Praça Internacional do Surf, no litoral norte paulista, contou com 65 surfistas, sendo 53 alunos do Núcleo São Sebastião, do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação

19.03.2024

Escola do IEE inicia atividades em 2024 com dois cursos para estudantes universitários

Aulas, gratuitas, são realizadas na sede do Instituto Esporte e Educação, na capital paulista. O próximo encontro está marcado para os dias 13 e 14 de abril, abordando diferentes temas na área de formação e capacitação, com a metodologia baseada no esporte educacional

Entre em contato