Capa

Bardahl

Promax Bardahl marca presença no SIMEA 2021

Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva teve a 28ª edição realizada de forma digital e contou com participação dos engenheiros Arley Barbosa da Silva e André Moura

19.03.2021  |  546 visualizações

Março, 2021 - O Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA), cancelado em 2020 por causa da pandemia de coronavírus, teve na semana passada a 28ª edição realizada de forma digital, com o tema “Revolução da Mobilidade na Sociedade 5.0”. A Promax Bardahl foi representada pelos engenheiros Arley Barbosa da Silva, responsável pelo Departamento Técnico de Engenharia e Lubrificação, e André Moura, supervisor técnico da empresa.

Arley e André participaram do segundo e último dia de palestras, na tarde da quinta-feira (18), em uma das várias sessões realizadas com o tema: "Emissões e poluentes causados pelos veículos automotores". Ao lado dos dois, estiveram também Charles Correa Conconi, da Mercedes-Benz do Brasil, e Marcus Edsel Vercelino, da Lubrizol do Brasil Aditivos.

O tema central tratado pelos quatro participantes foi, "Eficácia de aditivo via tanque para combustível diesel na limpeza dos sistemas de pós-tratamento". Na introdução, foram abordados problemas de campo nos veículos a diesel que utilizam as novas tecnologias de redução de emissões como o DPF (Diesel Particulate Filter).

Os participantes deram as informações do teste que avaliou a eficácia da limpeza do sistema DPF via aditivo de combustível – Diesel S10/B10, em três de cinco veículos monitorados da frota da Promax Bardahl. O teste foi além, procurando observar se o uso deste aditivo teria impacto no lubrificante de motor, avaliando uma possível diluição ou contaminação, a robustez do lubrificante caso o mesmo seja contaminado pelo aditivo e o possível impacto, positivo ou negativo, além do consumo de combustível dos veículos.

Também foram apresentados detalhes sobre a tecnologia utilizada, além dos procedimentos e controles e os resultados dos dados coletados (de consumo e das análises) e os impactos. Ao final, chegou-se a nove conclusões:
1. A tecnologia aplicada nos veículos equipados com DPF se mostrou eficaz na redução de depósitos de fuligem;
2. Não houve a presença elevada de metais nas amostras, o que indica um desgaste normal do motor;
3. O lubrificante não foi comprometido pelo uso do aditivo, mesmo utilizando diesel com 10% de biodiesel;
4. O aditivo possibilitou a regeneração passiva do sistema em qualquer tipo de operação;
5. O produto demonstrou ser eficiente na redução da temperatura de ativação do processo;
6. Nesta condição, ocorreu a regeneração passiva do sistema, evitando o uso da regeneração ativa, que pode trazer consequências negativas, como uma possível diluição de combustível no óleo lubrificante;
7. Esta tecnologia demonstra uma opção de fácil e rápida aplicação para auxiliar no atendimento do Proconve P8 e L7;
8. Esta tecnologia não necessita de paradas para substituição de componentes, reduzindo assim o custo operacional;
9. Este aditivo contribuiu mantendo as emissões pré-estabelecidas, impactando positivamente na mobilidade e evitando, assim, paradas não programadas em decorrência de eventos no DPF, como por exemplo saturação excessiva ou bloqueio.

Mais informações:
Blog: https://blog.bardahl.com.br/

ZDL Sports
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Gustavo Coelho - gustavo@zdl.com.br - F: 11 984579699
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - F: 11 976022986

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Estudo foi apresentado no Simea 2021
    (Divulgação)

  • Testes feitos com veículos da frota da Promax
    (Divulgação)

  • Detalhes dos resultados
    (Divulgação)

Leia também...

15.04.2021

Pedro Aizza compete na Copa Aldeia de Kart neste fim de semana

Piloto Promax Bardahl seguirá utilizando as competições do kart para manter-se em ritmo de prova

14.04.2021

Piloto paranaense vai correr na GT Sprint Race e no kart na temporada 2021

Pedro Aizza, de 16 anos, fará sua estreia na categoria turismo do automobilismo e utilizará disputas no kart para manter o ritmo

12.04.2021

Pedro Aizza vai correr na GT Sprint Race e no kart na temporada 2021

Piloto curitibano de 16 anos fará sua estreia na categoria turismo do automobilismo e utilizará disputas no kart para manter o ritmo

05.04.2021

Promax Bardahl lança o B12 Premium, o tratamento para cárter de motores de SUVs, pick-ups e vans

O novo integrante da família B12 é desenvolvido principalmente para óleos sintéticos de motores a diesel, gasolina e flex

Entre em contato