Capa

Osasco Voleibol Clube

Em live com Renan, Luizomar defende união e solidariedade para a retomada do vôlei nacional

O técnico Luizomar de Moura
(João Pires/Fotojump)

Técnico do Osasco Audax/São Cristóvão Saúde cita a necessidade de ações colaborativas entre equipes, meios de comunicação e confederação para manter patrocinadores e a força do esporte após a pandemia do novo coronavírus

24.05.2020  |  2.461 visualizações

Osasco (SP) – Os técnicos Luizomar de Moura e Renan Dal Zotto, dois dos mais vencedores técnicos do Brasil, acreditam que o vôlei nacional precisará de união e solidariedade para ressurgir com a força que a modalidade merece após a pandemia do novo coronavírus. Os treinadores se encontraram virtualmente em uma live transmitida pela página do Time Legado no Youtube, na tarde da sexta-feira (22), quando também debateram outros temas, com destaque também para gestão de projetos e a valorização do trabalho de base.

“Ainda não sabemos como vamos voltar quando a pandemia for controlada, mas certamente precisaremos de união, solidariedade tanto dos meios de comunicação e sensibilidade da Confederação Brasileira de Vôlei no entendimento sobre a necessidade da exposição e espaço para os patrocinadores. Isso porque, se as empresas deixarem de investir no esporte, passaremos por um período de enormes dificuldades, além dos desafios naturais de reorganizar a modalidade após o coronavírus”, defendeu Luizomar, que citou os esforços do Osasco Audax/São Cristóvão Saúde para manter as entregas para os patrocinadores, mesmo sem os jogos.

“Com o encerramento precoce da Superliga, os patrocinadores perderam a cereja do bolo, que é a alta exposição nas fases finais do campeonato. O nosso departamento de marketing trabalhou intensamente, buscando alternativas criativas para entreter o torcedor e manter as entregas de exposição para as empresas que nos apoiam. Foram feitas lives com as atletas e com os fãs, treinos online e ações sociais, como a campanha de apoio às doações para ajudar a prefeitura na distribuição de máscaras de proteção. As atletas também entenderam a necessidade de se doar um pouco mais e colaboraram. Tudo isso foi importante e, acredito, mantém a característica de Osasco de estar na vanguarda e ser um case de sucesso em termos de marketing”, completou Luizomar.

Renan seguiu a mesma linha. “Acredito que todo mundo vai se unir e colocar o vôlei em um grande guarda chuva. Teremos que nos reinventar e trabalhar juntos, porque, sem o apoio dos patrocinadores e grandes empresas, será o caos”, afirmou. “Sabemos que, no mundo pós-COVID-19, cada um de nos terá que fazer um pouco mais. Acredito que o esporte será, além de entretenimento, exemplo em termos de saúde, prevenção e qualidade de vida”, completou Luizomar.

Na conversa entre os treinadores, a importância da base e a gestão de projetos mereceram destaque. “A saída para o esporte, tanto em termos de massificação como promoção de saúde, é a escola”, disse Renan, acompanhado por Luizomar. “Eu comecei a jogar vôlei incentivado pelo professor de educação física, em São Caetano do Sul, e o profissional da base é muito importante e precisa ser valorizado”, afirmou, lembrando também dos 15 anos de serviços prestado às seleções brasileiras de base, com títulos sul-americanos e mundiais conquistados. “Muitas atletas passaram por minhas mãos e sei o valor de trabalhos como o que é feito em Osasco pelo Bradesco, por exemplo. E também o quanto a vontade das atletas em aprender e crescer faz toda a diferença nessa fase da vida”, explica Luizomar.

Sobre gestão, a longevidade e o sucesso de Osasco entrou na pauta da conversa. “O vôlei me deu a oportunidade de conversar com pessoas que eu nem imaginava, de gestores públicos a grandes empresários. Tanto para um como para outro, é preciso mostrar que ninguém pode prometer vitórias, mas, sim, engajamento da comunidade, oportunidades para a melhora da qualidade de vida e autoestima da população, que passa a assistir grandes jogos e ver ídolos de perto, além da divulgação de políticas públicas para promoção de um estilo de vida saudável, especialmente para a juventude, e, claro, exposição de marca. Tudo isso a gente aprende ao longo dos anos e estamos sempre à disposição para compartilhar informações e ajudar, o que, inclusive, já fazemos em cursos em Osasco”, completa o treinador osasquense.

Carreira vitoriosa da base à elite - Luizomar conquistou sua primeira Superliga logo na estreia como treinador. Comandando o Flamengo, fez 3 a 1 em uma série melhor de cinco jogos contra o Vasco, 19 anos atrás, dia 18 de abril de 2001 (temporada 2000/2001).

A conquista em 2000/01 abriu as portas para Luizomar construir uma carreira vitoriosa no vôlei. São três conquistas de Superliga - sendo duas pelo time de Osasco (2009/10 e 2011/12) -, um mundial de clubes na temporada 2012/13, três Copa Brasil, quatro sul-americanos de clubes, oito campeonatos paulistas.

Pelas seleções de base do Brasil, é tricampeão mundial. O que nem todos sabem, é que o técnico também é responsável pelo garimpo de atletas que são a esperança de medalha na Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 2021, como Tandara e Natália.

Luizomar comandou as seleções de base do Brasil de 2003 a 2016. Nesse período conquistou um recorde e até hoje é o único treinador campeão mundial em todas as categorias. Ganhou os títulos do Mundial Infanto Juvenil, de 2005, na China; do Mundial Juvenil, de 2007, na Tailândia; do Mundial Infanto Juvenil, em 2009, também na Tailândia; e o Mundial de Clubes, em 2012, no Qatar. Também foi hexacampeonato sul-americano pelas seleções de base (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014).

Mais informações:
Osasco Vôlei TV: 
https://osascovoleitv.tvnsports.com.br/
Fan page: https://www.facebook.com/osascovoleibolclube/
Instagram: www.instagram.com/osascovoleibolclube/
Twitterwww.twitter.com/osascovc

Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - 
rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

 

 

Leia também...

12.04.2024

Osasco São Cristóvão Saúde se despede da Superliga Bet7K 2023/24

Equipe de Camila Brait, Butler, Giovana, Lorenne, Tiffany e cia lutou até a última bola em uma batalha de 2h21min, mas acabou superado pelo Minas no segundo jogo da semifinal

11.04.2024

Osasco São Cristóvão Saúde encara o Minas para empatar na semifinal da Superliga

Equipe de Camila Brait, Butler, Tifanny, Giovana, Lorenne e cia. entra em quadra nesta sexta-feira (12), em Belo Horizonte, em busca da vitória para provocar a terceira e decisiva partida do playoff

08.04.2024

Osasco São Cristóvão Saúde vai para BH em busca do empate na semifinal da Superliga

Após revés na abertura do playoff, equipe de Camila Brait, Butler, Tifanny, Giovana, Lorenne e cia. foca na partida de sexta-feira (12), na casa do adversário

05.04.2024

Osasco São Cristóvão Saúde recebe o Gerdau Minas pela semifinal da Superliga

Equipe comandada pelo técnico Luizomar vai contar com o apoio de sua torcida, que vai lotar o ginásio José Liberatti nesta segunda-feira (8) para a abertura do playoff

Entre em contato