Capa

Etiene Medeiros

No mês da mulher, Etiene Medeiros ganha cordel em sua homenagem

Poesia foi escrita e interpretada por Danilo Marinho, o Dan, que ofertou para a nadadora pernambucana destacando seus feitos e sua história no esporte

12.03.2020  |  1.878 visualizações

São Paulo (SP) - O mês das mulheres segue bastante especial para a nadadora Etiene Medeiros. Após participar de importantes eventos no início do mês e comemorar o Dia da Internacional da Mulher recebendo o certificado do GUINNESS WORLD RECORDS, pelo recorde mundial dos 50 metros de costas mais rápidos nadados em piscina curta por uma mulher, em Doha, no Qatar, em 2014, agora a pernambucana ganha um presente especial: uma poesia em estética de cordel, escrita e interpretada pelo também recifense Danilo Marinho, o Dan, amigo e admirador do trabalho da nadadora. Para assistir, acesse: https://youtu.be/dkgH7Rh1CZM.

"A inspiração para escrever esta poesia vem da admiração. Primeiro porque a Etiene é uma dessas atletas que tem uma força absurda. E, quando digo força, não é só física, mas também de espírito, raça. Tem capacidade de colocar toda energia na piscina em momentos cruciais. Não é para menos que ela é uma atleta especial e diferenciada e seus números mostram isso. Tricampeã mundial, única e primeira brasileira a ganhar desta forma, campeã pan-americana. Resultados que vêm da mistura de garra e da alegria de competir, de gostar do que faz e das piscinas. Querer sempre fazer o melhor", destaca Dan.

O nordeste é referência em cordel, literatura trazida pelos portugueses na época da colonização. Aborda histórias e situações características da região. O estilo literário fortalece o folclore e o imaginário regional. Nordestina de sangue, Etiene enaltece sua terra (Pernambuco) por onde passa, sempre falando com amor e carinho sobre a região em entrevistas e outros momentos do seu dia-a-dia. Assim, nunca deixa de valorizar suas raízes. 

"A Etiene tem uma alegria única. É uma nadadora e faz algo, que por mais que seja doloroso ou duro, é feito com com aquele sorrisão no rosto. Treina com afinco, mas alegria e tranquilidade. Inspira homens e mulheres do Brasil inteiro. Acho que é isso. Ela demonstra que, se fizer o que gosta com felicidade, você faz de forma maravilhosa", complementa o compositor, que trabalha como executivo do Google em São Paulo.

A poesia surgiu de uma "provocação" de dois amigos de Dan e da própria nadadora, o casal Priscilla Leite e Igo Bione, que estavam conversando sobre Etiene e as perspectivas para ela estar em mais uma Olimpíada. Igo, sabendo que Danilo gosta muito de poesia e que estava bastante tempo sem escrever nada rimado, lhe perguntou porque não escrevia isso tudo que estavam conversando sobre a Etiene.

"Achei que não sairia fácil, ou demoraria muito, porque fazia tempo que não escrevia algo assim. Cheguei em casa, sentei e com o celular a raiz da poesia ficou pronta em 20 minutos. Depois, obviamente, teve uma lapidação, mas saiu muito rápido. Porque estava tudo tão claro, conversamos sobre isso e acredito que tenha aflorado a admiração que temos pela atleta e pessoa, uma grande mulher pernambucana que inspira a todos nós", disse Dan.

Agradecimento pelo presente - A nadadora pernambucana fez questão de registrar seu agradecimento a todos os envolvidos na criação do cordel em sua homenagem. "Uma das surpresas mais inspiradoras que já recebi: um cordel feito por um amigo, o Dan, que tenho um carinho imenso, contando toda a minha trajetória na piscina. A gente nem sempre tem noção dos caminhos que percorremos e do quanto de história a gente faz nesse mundo", diz Etiene.

"Esse cordel, junto com o vídeo, me trouxe muito mais força e determinação, porque tudo o que foi dito nele me fez visualizar com mais precisão o que conquistei até aqui. Fora que cordel é a poesia viva da minha terra, né? E todo mundo sabe do orgulho imenso que tenho em ser nordestina. É força, é resistência, é resiliência. Agradeço ao Dan por escrever e recitar toda tua admiração pela minha história! E, obrigada a Priscilla Leite e Igo Bione, que tiveram a ideia e acompanharam o processo desse cordel", finaliza a atleta.

Mais informações:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: youtube.etienemedeiros.com
Flickr: fotos.etienemedeiros.com
Site: www.etienemedeiros.com

ZDL - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 3285-5911


Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Etiene Medeiros em conquista do ouro em Doha, no Qatar
    (Satiro Sodré/SSPress)

  • Etiene com o certificado do GUINNESS WORLD RECORDS
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Nadadora em sessão de treinamento
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Danilo Marinho, o Dan
    (Divulgação)

Leia também...

30.10.2023

Etiene Medeiros participa de debate sobre inclusão e educação, nesta terça-feira (31)

Terceira edição do Summit da Liga Esportiva evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas

27.10.2023

Etiene Medeiros participa do Summit da Liga Esportiva NESCAU®, nesta terça-feira (31)

Terceira edição do evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas

10.07.2023

Etiene Medeiros visita seleção brasileira de futebol feminino na Austrália

Nadadora pernambucana esteve na concentração do Brasil, em Gold Coast, onde a equipe se prepara para a estreia na Copa do Mundo

31.03.2023

Etiene Medeiros inicia nova fase na carreira como atleta do Instituto Etiene Medeiros, em Recife (PE)

A partir deste mês de abril, a nadadora está de volta à capital pernambucana, passando a acompanhar mais de perto as atividades do Instituto que fundou. A primeira competição será o Pernambucano, ao lado de alunos do IEM

Entre em contato