Capa

TERCEIROSETOR

Escalador brasileiro está na final do Pan-Americano e pode garantir vaga para Tóquio neste domingo

Cesar na disputa da modalidade speed
(Divulgação)

O escalador na boulder
(Divulgação)

Modalidade lead
(Divulgação)

Cesar Grosso é o melhor escalador do Brasil
(Divulgação)

César Grosso é o único integrante da equipe do Brasil entre os oito classificados para a etapa decisiva em Los Angeles, nos Estados Unidos, com definição por volta das 22h (horário de Brasília). O vencedor do torneio de escalada estará classificado para os Jogos Olímpicos 2020

01.03.2020  |  1.063 visualizações
São Paulo (SP) – O Campeonato Pan-Americano de Escalada termina na noite deste domingo (1º) em Los angeles (EUA). E o escalador brasileiro César Grosso está entre os oito atletas classificados para a final da competição, que define uma vaga para Tóquio/2020. Somente o campeão do torneio, que reúne as três modalidades da escalada esportiva - Boulder, Lead e Speed - estará nos Jogos Olímpicos do Japão. A decisão começa às 19h e acaba por volta das 22h (horário de Brasília). As disputas terão transmissão ao vivo pelo Youtube do IFSC CLIMBING - https://www.youtube.com/watch?v=dsCAJ_6yNj0 .

Quinto colocado no último Pan-Americano combinado e recordista brasileiro de velocidade (Speed), com a marca de 7seg14, César é o único atleta da equipe do Brasil - com oito representantes - classificado para a final de 2020.

"Espero escalar com 100% do meu potencial na final. Durante as eliminatórias, eu cometi alguns erros e, agora, volto a competir focado para encaixar tudo nas três modalidades neste domingo", afirma o paulista César, que tem apoio de ClimbMania, Casa de Pedra, França e Associados e SBI Outdoor e foi escolhido Atleta do Ano da Escalada do Prêmio Brasil Olímpico 2019, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Foram dois anos de preparação de César para chegar a esta final, de olho em Tóquio. Para tentar conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos, seu grande objetivo, treinou e competiu forte para o chamado formato combinado, que reúne as três modalidades da escalada esportiva - Boulder, Lead e Speed. No Japão, a escalada fará sua estreia como esporte olímpico.

O Brasil levou para Los Angeles oito atletas, quatro no masculino e quatro no feminino. O Pan está sendo realizado desde terça-feira (25) na Califórnia, com uma fase eliminatória, seguida de qualificatórias com 20 classificados e, agora, a final, com a participação dos oito melhores, em que somente o campeão garante a vaga olímpica.

Resultados da equipe brasileira nas classificatórias do Pan-Americano:

Masculino

César Grosso - classificado para a fase final
Felipe Ho (10º lugar)
Jean Ouriques (17º lugar)
Pedro Nicoloso (19º lugar)

Feminino
Thaís Makino (15º lugar)
Bianca Castro (16º lugar)
Hellen Cristina da Silva (21º Lugar)
Luana Riscado (abandonou)
 
As três categorias da escalada - A escalada esportiva é praticada em paredes artificiais. No Boulder, categoria voltada para explosão, os atletas competem em paredes baixas, sem cordas, realizando movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

Principais conquistas – César conquistou seu primeiro título brasileiro – Lead em 2003. De 2006 a 2009, comemorou em Lead e Boulder, assim como em 2012, sendo o único hexacampeão brasileiro de escalada de dificuldade. Ao longo da carreira foi campeão sul-americano – Lead; vice-campeão pan-americano – Boulder; vice campeão sul-americano – Boulder; top 5 pan-americano – Combinada; seis vezes campeão brasileiro – Lead; quatro vezes campeão brasileiro – Boulder; duas vezes campeão Master of Bouldering – Boulder; 15° colocado na Copa do Mundo, etapa Barcelona – Lead;  melhor brasileiro overall no Mundial Innsbruck 2018; recordista brasileiro de velocidade.

Mais informações: www.cesargrosso.com
Fan page: facebook.com/cesargrossoatleta
Instagram: @cesar_grosso

ZDL
Doro Jr. -   
dorojr@zdl.com.br    - 11 984579723
Deborah Mamone -   
deborah@zdl.com.br    - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

20.03.2020

Coronavírus: Revista Bike Action disponibiliza assinatura digital gratuita

Todas as edições anteriores da revista, até o mês de janeiro de 2020, estarão disponíveis para leitura dos amantes do ciclismo, em uma decisão excepcional tomada pela Adrenal Editora Ltda.

12.03.2020

Em Darmastad na Alemanha, Tony Júnior está à disposição da equipe

12.03.2020

Tony Júnior manda bem no Futweekend e ganha bolsa para treinar na Europa

02.03.2020

Com novo recorde brasileiro de velocidade, César Grosso termina o Pan de Escalada em sétimo lugar

Encerrada neste domingo (1º) à noite, em Los Angeles (EUA), competição garantiu ao campeão, o norte-americano Colin Duffy, a vaga das Américas para Tóquio/2020. Escalador paulista teve a melhor atuação na modalidade Speed e melhorou duas vezes sua própria marca, que é agora de 6seg88

Entre em contato