Capa

Brasil Ride CICLISMO

Brasil Ride inclui modalidade e-bike em seu circuito

O XCO Series Brasil Ride, que estreia em 2020, contará com categoria das bicicletas assistidas, enquanto o Festival Brasil Ride marcará história como a primeira prova de bike elétrica de três etapas no País

03.02.2020  |  2.748 visualizações

São Paulo (SP) - Sempre atenta às novidades e tendências do mercado de ciclismo, a Brasil Ride realizará, em 2020, quatro provas com a presença da modalidade e-mountain bike (bicicletas elétricas) em dois de seus eventos. Estreante nesta temporada, o XCO Series Brasil Ride contará com a categoria das bicicletas assistidas nas três disputas, dia 15 de março, 31 de maio e 5 de julho, sempre em Amparo (SP). Já o Festival Brasil Ride, entre 11 e 13 de junho, em Botucatu (SP), marcará história no País, com a primeira prova de bike elétrica por etapas.

Adriana Nascimento, ciclista campeã em diversas categorias do MTB nacional e praticante do E-MTB, avalia o cenário das bicicletas assistidas e elogia a organização do evento. "As e-bikes foram rapidamente ampliando seu espaço com a inclusão e o despertar para a saúde e diversão. E, a Brasil Ride, com a sua filosofia de acompanhar tendências, além de abrir a porta do esporte para um público praticamente ilimitado, vai impulsionar a tecnologia e desenvolvimento de soluções ao criar a categoria E-MTB nas suas provas de XCO e Festival Brasil Ride. Afinal, a competição é um excelente laboratório de testes", enaltece Adriana.

O responsável de Bikes Turbo para América Latina na Specialized, Marcelo Catalan, faz uma análise do momento das bicicletas de pedal assistido no Brasil e no mundo. "O crescimento da utilização das bicicletas elétricas é constante de uma forma geral, em todos âmbitos do ciclismo. Obviamente a maior fatia é na locomoção, com os países europeus, por exemplo, já trocando o carro pelas e-bikes. No esporte, é uma questão de inclusão. Crescimento e oportunidade para mais pessoas praticarem a atividade, percorrendo trajetos mais longos e subirem mais alto ou descer trilhas mais íngremes", comenta Catalan.

"A chegada das e-bikes nas competições é algo incrível. Existem estudos que mostram que os ciclistas de bicicletas elétricas fazem três vezes mais exercício físico do que o normal, porque ele passa a pedalar mais e utilizar a bike mais vezes, em circunstâncias que ele não faria normalmente. A Brasil Ride é uma prova desafiadora e a inclusão da categoria E-MTB abre oportunidade para que, quem por motivos próprios ainda não disputava a prova, se encoraje a participar. Ciclismo é saudável, ecológico e muda a vida das pessoas", acrescenta Catalan.

Inovar está, desde sempre, no DNA da Brasil Ride, que em 2018 realizou a primeira prova apenas com bikes elétricas no País, durante a sexta edição do Festival Brasil Ride. "Queremos estar sempre na frente. Fizemos a primeira competição exclusiva e-bike no Brasil e agora faremos a primeira prova de etapas, além de termos também um XCO Series de e-bike. Tudo isso neste ano. Outras novidades já estão sendo desenhadas", conta Mario Roma, fundador da Brasil Ride. "Eu uso e-bike de MTB e Estrada e acredito que estou vivendo uma revolução no mundo da bicicleta, uma nova bicicleta", completa Roma.

Evolução das tecnologias - Catalan também avalia a principal área de investimento em tecnologia por parte das marcas de bicicleta quando o assunto é bike elétrica. "Os grandes avanços que teremos em termos de tecnologia daqui para frente vão estar nos motores mais eficientes e mais leves. A tecnologia de bateria está bem avançada. Obviamente, há outras formas de energia, mas ainda está distante de haver uma mudança. A tendência é termos motores menores e que usam melhor a própria pedalada do ciclista. Esse é caminho mais inteligente a ser seguido. Buscar a eficiência na operação do sistema motriz como um todo", finaliza Catalan.

Inscrições abertas - As inscrições para ambas as provas, XCO Series Brasil Ride e Festival Brasil Ride, já estão abertas. Para garantir uma vaga, basta acessar o site do evento: www.brasiride.com.br, ou diretamente no hot site de cada uma das disputas: http://www.brasilride.com.br/press/prova/xc_series_brasil_ride_1__etapa e http://www.brasilride.com.br/press/prova/festival_brasil_ride_2020.

Imagens para a imprensa - A Brasil Ride conta com um banco de imagens especificamente para o uso da imprensa: https://brasilride.photoshelter.com/index. Neste espaço, há fotos de todas as provas realizadas a partir de 2019, entre ciclismo e corrida de montanha. Para acessá-las, basta cadastrar-se no sistema do site Photoshelter e fazer o download dos arquivos escolhidos. Para mais informações de como baixar as fotos, entre em contato com redacao@zdl.com.br.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Brasil Ride:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: www.twitter.com/brasil_ride
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Adriana Nascimento pedala de E-MTB
    (Divulgação)

  • Disputa do e-mountain bike no Festival Brasil Ride
    (Fabio Piva / Brasil Ride)

  • Fundador da Brasil Ride, Mario Roma vence prova de e-MTB em 2018
    (Fabio Piva / Brasil Ride)

  • Mario Roma estreia a nova Specialized Turbo Levo SL
    (Romulo Cruz/ @rcruzworld)

Leia também...

15.11.2021

Rodrigo Hilbert conquista vice-campeonato na Santander Brasil Ride Bahia

Ator e apresentador, Hilbert foi segundo colocado na categoria nelore (mais de 90 kg) ao lado de Luiz Perrella

15.11.2021

Santander Brasil Ride Bahia, holofote para promessas olímpicas do ciclismo nacional

11ª edição da principal stage race premium do mundo elevou o patamar de ciclistas que vão disputar vaga para representar o País nas Olimpíadas de Paris/24 e Los Angeles/28

13.11.2021

Hans Becking e José Dias são os campeões da Santander Brasil Ride Bahia 2021

Vice-campeonato da edição ficou com Gustavo Xavier e Alex Malacarne, melhor dupla das Américas. Entre as mulheres, as alemãs Naima Diesner e Anna Jördens conquistaram a quinta vitória seguida e garantiram o título em Arraial d'Ajuda

12.11.2021

José Dias (POR) e Marcella Toldi vencem o cross country olímpico da Santander Brasil Ride Bahia

A largada e premiação da sexta etapa foi feita pelo ministro da Cidadania, João Roma. Xavier e Malacarne completaram o top 3 masculino, enquanto o pódio feminino teve as alemãs Anna Jördens e Naima Diesner ao lado de Toldi. Decisão será na manhã do sábado, em paralelo à Maratona dos Descobrimentos

Entre em contato