Capa

Maior competição estudantil do Brasil reúne 1.500 meninos e meninas neste sábado (9) e domingo (10)

Alegria no pódio
(Divulgação / Fotojump)

Abner Bezerra
(Divulgação / Fotojump)

Disputa de basquete
(Divulgação / Fotojump)

Bocha adaptada
(Divulgação / Fotojump)

Vôlei feminino
(Divulgação / Fotojump)

Competição de atletismo
(Divulgação / Fotojump)

Entrada da Liga NESCAU
(Divulgação / Fotojump)

Judô na Liga NESCAU
(Divulgação / Fotojump)

Atletismo adptado
(Divulgação / Fotojump)

Tênis de mesa
(Divulgação / Fotojump)

Liga NESCAU® chega à capital pernambucana promovendo uma disputa inclusiva com 11 modalidades convencionais e adaptadas para crianças e jovens entre dez e 16 anos. Competição será no Centro Esportivo Santos Dumont

07.11.2019  |  833 visualizações

Recife (PE) – Pernambuco recebe a maior competição esportiva estudantil do Brasil neste sábado e domingo (dias 9 e 10), a partir das 8h, na cidade do Recife. A Liga NESCAU® vai reunir mais de 1.500 meninos e meninas de 50 escolas e instituições de ensino, com idade entre dez a 16 anos de instituições de ensino do estado que competirão em modalidades convencionais e adaptadas, em uma iniciativa de inclusão por meio do esporte da marca de achocolatados da Nestlé.

A etapa pernambucana da Liga NESCAU® terá sete modalidades convencionais – futebol society, vôlei, handebol, basquete, atletismo, judô, tênis de mesa – e quatro adaptadas para pessoas com deficiência – atletismo, judô, tênis de mesa e bocha. As categorias em disputa são Mirim – 10 a 12 anos; Pré-mirim – 12 a 14 anos e Infantil – 15 a 16 anos. As disputas entre os meninos e meninas serão das 8h às 18h, no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife (Rua Almirante Nelson Fernandes, s/n, Boa Viagem).

Somadas, as modalidades coletivas são as que agregam o maior número de participantes. O futebol society conta com 360 atletas/estudantes, entre meninos e meninas. O atletismo vem logo atrás, com 258. Em seguida aparecem vôlei, basquete e handebol, todos empatados com 240 jogadores. Judô e tênis de mesa reúnem 72 atletas cada. Entre as modalidades adaptadas, o atletismo conta com 20 atletas, seguido de judô, tênis de mesa e bocha, os três com dez cada um. Atletismo e tênis de mesa são os únicos esportes em que é possível fazer inscrição no dia da disputa, neste sábado (9), porém, para garantir vaga é preciso chegar antes do início das respectivas modalidades (confira os horários na tabela abaixo). 

Ao desembarcar em Pernambuco, a Liga NESCAU® faz sua segunda incursão fora da capital paulista – a primeira foi no Rio Grande do Sul – em quatro anos de evento. Na quinta edição e reconhecida como a maior competição estudantil do Brasil, está reunindo, até dezembro, perto de 13.000 participantes em três estados. “E nossos planos são de ampliação em 2020, a fim de atingir ainda mais crianças e jovens, a fim de que as lições que só o esporte ensina chegam ao maior número de pessoas, lembrando que além dos jogadores, seus familiares e amigos também são impactados pela força positiva e transformadora do esporte”, garante Abner Bezerra, gerente de marketing de Nescau, que está se sentindo em casa. Afinal, ele é pernambucano.

Novos Horizontes – A abertura da Liga NESCAU® foi no Clube Sírio, dia 7 de setembro, em São Paulo (SP), com a presença da ginasta Flávia Saraiva, uma das embaixadoras do campeonato. Os demais são a judoca Mayra Aguiar, a jogadora de vôlei Tandara, o ídolo do futsal Falcão, o ex-nadador Thiago Pereira, a paratleta Verônica Hipólito e o jogador de basquete Yago. No total, cerca de 13.000 atletas entre 10 e 16 anos, em três estados – São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul –,disputarão de 18 modalidades esportivas e paradesportivas, sempre dividindo o mesmo espaço, a fim de fazer do evento o mais inclusivo do segmento.

A edição 2019 tem duração de três meses, reunindo meninos e meninos matriculados em mais de 500 escolas da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. As finais estão programadas para 7 de dezembro, no ginásio do Pacaembu, em São Paulo. O número de modalidades aumentou e traz novidades. Entre os esportes convencionais, além de futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e judô, a inclusão de skate agrega um toque de radicalidade e modernidade. Nas paradesportivas, ginástica e bocha também entram na programação, ao lado de atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado, natação e judô. O surf estava programado, mas a organização transferiu a estreia para 2020, quando passa a ser modalidade Olímpica.

A LigaNESCAU® tem organização técnica e operacional do Grupo Speed. A comunicação e conteúdo é da Ogilvy e o design e experiências de marca por conta da Futurebrand.

Curva ascendente - O histórico comprova a vocação de crescimento da Liga NESCAU®. Entre 2017 e 2018, a competição cresceu de cinco para 15 modalidades, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. Agora, são 19 esportes e mais de 12 mil estudantes. “Esse crescimento faz com que acreditemos cada vez mais na plataforma a fim de trazer mais crianças e mais famílias para participar. Outro grande avanço foi trazer mais atividades adaptadas para termos, efetivamente, um evento inclusivo. Com isso, reafirmamos a assinatura da Liga: aqui todo mundo joga”, avalia Fabiana Fairbanks, diretora da Unidade Bebidas da Nestlé.

Confira a programação da etapa do Recife
Modalidades individuais

Sábado (9/11)
Início do Credenciamento - a partir das 7h30
Judô Infantil Masculino e Feminino – a partir das 8h30
Atletismo Infantil Masculino e Feminino – a partir das 10h (classificatórias)
Judô Mirim Masculino e Feminino – a partir das 10h
Bocha Adaptada – a partir das 11h
Atletismo Infantil Masculino e Feminino – a partir das 11h20 (finais)
Judô Pré-Mirim Masculino e Feminino – a partir das 11h30
Atletismo Mirim Masculino e Feminino – a partir das 11h30 (classificatórias)
Atletismo Mirim Masculino e Feminino – a partir das 12h50 (finais)
Atletismo Pré-Mirim Masculino e Feminino – a partir das 13h (classificatórias)
Tênis de Mesa Mirim Masculino e Feminino – a partir das 13h30 (classificatórias)
Atletismo Pré-Mirim Masculino e Feminino – a partir das 14h20 (finais)
Tênis de Mesa Mirim Masculino e Feminino – a partir das 15h (finais)
Tênis de Mesa Pré-Mirim Masculino e Feminino – a partir das 15h00 (classificatórias)
Tênis de Mesa Pré-Mirim Masculino e Feminino – a partir das 16h30 (finais)
Tênis de Mesa Infantil Masculino e Feminino – a partir das 16h30 (classificatórias)
Tênis de Mesa Infantil Masculino e Feminino – a partir das 17h40 (finais)

Modalidades coletivas
Ginásio Principal
Voleibol Pré-Mirim Feminino – a partir das 8h
Voleibol Mirim Masculino – a partir das 10h
Voleibol Mirim Feminino – a partir das 11h45
Voleibol Infantil Masculino – a partir das 14h
Handebol Infantil Feminino – a partir das 16h

Quadra Externa
Basquetebol Infantil Masculino – a partir das 8h15
Basquetebol Pré-Mirim Feminino – partir das 10h20
Basquetebol Pré-Mirim Masculino – a partir das 11h35
Basquetebol Mirim Feminino – a partir das 12h50
Basquetebol Mirim Masculino – a partir das 14h
Handebol Infantil Feminino – a partir das 15h30

Arena Society
Futebol Society Infantil Feminino – a partir das 8h30
Futebol Society Infantil Masculino – a partir das 10h

Domingo (10/11)

Ginásio Principal
Handebol Pré-Mirim Masculino – a partir das 8h15
Handebol Pré-Mirim Feminino – a partir das 10h20
Handebol Mirim Feminino – a partir das 13h45
Handebol Mirim Masculino – a partir das 15h35

Arena Society
Futebol Society Pré-Mirim Masculino – a partir das 8h
Futebol Society Mirim Masculino – a partir das 11h45

Confira as instituições participantes: APABB, APAE Passira, Assoc. Fredy Fonseca, Associação De Apoio a Pessoa Portadora de Deficiência, Associação Franciscana Maristella do Brasil, Aurora Basketeball, Central Futebol Clube , Centro de Treinamento Barão, Centro Educacional Balão Mágico, Centro Educacional Mario de Andrade, Centro Esportivo Cabense , Clube das Águias, Clube Português do Recife, Col. Fazer Crescer, Col. Madre de Deus, Colégio Ascenso Ferreira, Colégio Cognitivo, Colégio e, Curso Master, Colégio Elo, Colégio Equipe, Colégio Marista São Luís, Colegio Santa Emília Olinda, Colégio Santa Maria, Colégio Santa, Maria Abreu e Lima, Conjupe, E.E. Prof. José da Costa Porto, Educandário Nossa Senhora da Piedade, EMEF Creusa Barreto Dornelas Câmara, Escola de Referência em Ensino Médio Padre Nécio Rodrigues, Escola Municipal Campina do Barreto, Escola Municipal Dois Rios, Escola Municipal Dom Bernadino Marchió, Escola Prof. Marcos De Barros Freire, Escolinha do Alex, Escolinha LBO, Fut Dantas Academy, Geração Colégio e Curso, Instituto Reciclando Vidas, Kibo Dojo, MD Educacional, Muraki Ensino Medio Eireli, ONG Judô e Esportes para Todos – Judoest, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Proj. Arte, Esp e Lazer - Ur2 Ipura, Projeto Cestinhas do Futuro, Projeto Mangueira da Torre, Projeto Vôlei Teen, Red Bull UR11, Sociedade Educacional Ltda, Unip, Up Box, Victor Barros de Judô, Vikings Basquetebol.

NESCAU® e o esporte - NESCAU® possui um longo histórico de apoio à prática de exercícios físicos e atividades coletivas, destacando a importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.

As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU® também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU® patrocinou a Liga de Basquete 3x3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3x3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.

Desde 2015, NESCAU® organiza anualmente sua competição independente poliesportiva, totalmente gratuita, a Copa Nescau, que em 2018 cresceu e passou a se chamar LIGA NESCAU®. A quinta edição está em andamento e reúne 12.200 estudantes da rede pública e privada da cidade de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). A marca organiza também, desde 2016, o projeto ‘Jogadeira’, sempre aos domingos em diferentes pontos da capital paulista, com o objetivo de incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogo + Brincadeira = Jogadeira) para que as crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão em meio a prática esportiva.

Mais informações:
Site : https://www.nestle.com.br/nescau/liga-nescau

Informações para a imprensa:

ZDL - 
zdl@zdl.com.br
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986

FSB
Paula Angelo – Paula.angelo@fsb.com.br – (11) 9.9990-9870
Denise Teixeira – denise.teixeira@fsb.com.br - (11) 9.9198-3790
Regina Valente – regina.valente@fsb.com.br – (11) 9.9907-1554

Relações com a Imprensa Nestlé Brasil
Anahi Guedes -  anahi.guedes@br.nestle.com – (11) 5508-9395
Claudia Galli – claudia.galli@br.nestle.com – (11) 5508-6525
Nanna Preto - Nanna.Pretto@br.nestle.com - (11) 5508-8722

Leia também...

19.11.2019

Liga NESCAU® tem finais de esportes coletivos no Clube Espéria neste final de semana

Após sucesso no nordeste, a maior competição estudantil do Brasil retorna à capital paulista para mais um rodada, a partir de sábado (23), com decisões nas modalidades basquete, handebol e vôlei. São esperados mais de 1.500 jovens

11.11.2019

Liga NESCAU® tem histórias de superação e o prestígio de medalhistas olímpicos no Recife

Evento reuniu 1.900 meninos e meninos de 50 escolas e instituições, com histórias de resgate e superação pelo esporte. Contou com a presença das medalhistas Yane Marques, secretaria de Esportes da cidade, e Adrianinha, estrela do basquete, entre outros

01.11.2019

Liga NESCAU®, a maior competição estudantil do Brasil, chega a Recife neste final de semana

Evento vai receber mais de 1.500 meninos e meninas entre dez a 16 anos nos dias 9 e 10 para uma disputa inclusiva com 11 modalidades convencionais e adaptadas

28.10.2019

Jujugol é atração da etapa paulistana da Liga NESCAU®

Primeira menina a disputar competições oficiais ao lado de meninos, ela defendeu o Colégio Fênix na categoria sub-12 do futsal feminino e ajudou seu time a chegar à semifinal. A rodada envolveu 1.654 meninos e meninas

Entre em contato