Capa

TERCEIROSETOR

César Grosso é escolhido Atleta do Ano da Escalada do Prêmio Brasil Olímpico 2019

César é o melhor brasileiro no ranking mundial e recordista em velocidade
(Divulgação)

Escalador paulista busca vaga nos Jogos de Tóquio-2020
(Divulgação)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou os vencedores de cada modalidade da 21ª edição da premiação. Cerimônia de entrega dos troféus será no dia 10 de dezembro, no Rio de Janeiro

07.11.2019  |  3.680 visualizações

São Paulo (SP) – O paulista César Grosso foi escolhido Atleta do Ano da Escalada do Prêmio Brasil Olímpico 2019, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Melhor brasileiro no ranking mundial da IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva), em 64º lugar, e recordista brasileiro de velocidade (Speed), com a marca de 7seg14, o atleta tem como grande objetivo buscar a vaga para os Jogos de Tóquio-2020.  A premiação, em sua 21ª edição, será realizada no dia 10 de dezembro, no Rio de Janeiro.

“Que grande honra essa escolha. Obrigado a todos”, comemorou César, que tem apoio de ClimbMania, Casa de Pedra, França e Associados e SBI Outdoor.

O COB divulgou a lista dos vencedores do troféu de cada modalidade e, também, os indicados ao prêmio de melhor do ano, que serão escolhidos e anunciados na cerimônia. Concorrem: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Beatriz Ferreira (boxe) e Nathalie Moellhausen (esgrima) no feminino, e Arthur Nory (ginástica), Gabriel Medina (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade).

O escalador paulista foi escolhido por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte pelos seus resultados e conquistas nos últimos 12 meses, como o 5º lugar Combinado no último Pan Americano de Escalada, em Guayaquil (Equador), e o recorde brasileiro de velocidade de 7seg14, durante a Copa do Mundo de Villars (Suíça) este ano.

De olho em Tóquio - Para conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos, seu grande objetivo, César vem treinando e competindo para estar preparado para o chamado formato combinado, que reúne as três modalidades da escalada esportiva - Boulder, Lead e Speed. Assim será no Campeonato Pan-Americano, no próximo ano, em Los Angeles, nos Estados Unidos, classificatório para Tóquio-2020. No Japão, a escalada fará sua estreia como esporte olímpico. 

As três categorias da escalada - A escalada esportiva é praticada em paredes artificiais. No Boulder, categoria voltada para explosão, os atletas competem em paredes baixas, sem cordas, realizando movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

Principais conquistas – César conquistou seu primeiro título brasileiro – Lead em 2003. De 2006 a 2009, comemorou em Lead e Boulder, assim como em 2012, sendo o único hexacampeão brasileiro de escalada de dificuldade. Ao longo da carreira foi campeão sul-americano – Lead; vice-campeão pan-americano – Boulder; vice campeão sul-americano – Boulder; top 5 pan-americano – Combinada; seis vezes campeão brasileiro – Lead; quatro vezes campeão brasileiro – Boulder; duas vezes campeão Master of Bouldering – Boulder; 15° colocado na Copa do Mundo, etapa Barcelona – Lead;  melhor brasileiro overall no Mundial Innsbruck 2018; recordista brasileiro de velocidade.

Mais informações: www.cesargrosso.com
Fan page: facebook.com/cesargrossoatleta
Instagram: @cesar_grosso

ZDL
Doro Jr. -   
dorojr@zdl.com.br    - 11 984579723
Deborah Mamone -   
deborah@zdl.com.br    - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

15.04.2024

Multiatleta Pepe Fiamoncini vai correr 70km neste sábado (20) em comemoração aos 70 anos do Parque do Ibirapuera

Treinão é uma ação extra-oficial que visa reunir o máximo de pessoas para festejar a data. Para isso, dividiu a atividade em dez trechos de 7km a fim de contar com pessoas de todos os níveis de preparo

29.02.2024

Após entrar no Guinness Book, multiatleta brasileiro planeja novos recordes

Pessoa mais rápida do mundo a cruzar maior e mais alto deserto de sal do mundo, Pepe Fiamoncini projeta novas marcas ao escalar as maiores montanhas e correr as provas mais desafiadoras do planeta

27.02.2024

Após entrar no Guinness Book, multiatleta brasileiro planeja novos recordes

Pessoa mais rápida do mundo a cruzar maior e mais alto deserto de sal do mundo, Pepe Fiamoncini projeta novas marcas ao escalar as maiores montanhas e correr as provas mais desafiadoras do planeta

20.12.2023
Boas Festas

Feliz 2024

Entre em contato