Capa

Professores de municípios baianos são capacitados em esporte educacional por projeto do IEE

03.10.2019  |    453 visualizações IEE TERCEIROSETOR

Com patrocínio da AES Tietê, nesta semana, serão realizados mais dois encontros de formação nos municípios de Guanambi e Pindaí

São Paulo (SP) – O projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta aos municípios baianos de Guanambi e Pindaí. Nos dias 9 e 10, será realizado o terceiro módulo de formação do ano nas localidades, contando com o patrocínio da AES Tietê, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Em Guanambi, o encontro de capacitação será no CETEP, no bairro Santo Antônio, a partir das 8h, e contará com a presença de 40 professores da rede municipal. No dia seguinte, outros 40 profissionais da área, porém de Pindaí, se reunirão no Centro Comunitário de Múltiplo Uso, no centro do município, das 8h às 17h.

Nessa terceira capacitação do ano, os formadores do IEE abordarão com os participantes conceitos que estruturam teoria e prática do esporte educacional nas aulas de educação física, por meio do estudo da metodologia do Sistema PROTEGE. “Entendendo a importância do jogo para a educação física escolar, o Sistema PROTEGE é um importante mecanismo para que o professor possa fazer intervenções qualificadas com seus alunos, impactando diretamente nos processos educativos e no aprendizado de seus alunos conforme sua realidade”, comenta Felipe Procópio, subcoordenador do IEE. Ele e Cibele Venâncio serão os responsáveis pela capacitação nos municípios.

A professora Ione Domingues, de Guanambi, conta que o projeto do IEE tem apresentado a ela muito aprendizado para o seu dia a dia. “O curso está sendo de grande valia porque estou aprendendo algumas maneiras de trabalhar o jogo e ver o jogo de uma forma diferenciada. Para mim, está sendo um grande aprendizado, pretendo finalizar o curso e espero sair daqui com mais conhecimento sobre a educação física”, afirma.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sétimo ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Guanambi (BA)
Data: Quarta-feira (9)
Horário: 8h às 17h
Local: CETEP (rua Troiano de Freitas, 136 – bairro Santo Antônio)

Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Pindaí  (BA)
Data: Quinta-feira (10)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Comunitário de Múltiplo Uso (rua Ana Angélica, s/n – Centro)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 50 mil professores e educadores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Sobre a AES Tietê
A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há quase 20 anos. Possui 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia, e, recentemente, concluiu a aquisição do Complexo Solar Guaimbê, em São Paulo. A empresa também possui em seu portfólio de ativos o Complexo Solar Ouroeste, em construção.

O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

www.aestiete.com.br

Informações para imprensa:
Heloisa Nicacio - heloisa.nicacio@inpresspni.com.br
Plínio Varoni - plinio.varoni@inpresspni.com.br
11 4197-4999 e 11 94264-6300

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...
16.09.2025

Foram 60 participantes em cada estado, com diferentes atividades ao longo do dia. O sábado (13) teve, também, a presença do Instituto Esporte e Educação na Liga Esportiva NESCAU®, em São Paulo, com o Núcleo Feitiço da Vila

08.09.2025

Realizada pelo Instituto Esporte e Educação, em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação conta com encontros presenciais e atividades na plataforma EaD do IEE

29.08.2025

Em setembro, nove cidades receberão o projeto do Instituto Esporte e Educação, de forma presencial ou em webinário/EAD. Serão 470 profissionais capacitados (professores, gestores, coordenadores e diretores)

19.08.2025

Com 180 participantes, o encontro reuniu jovens de 12 a 19 anos, professores, equipe do Instituto Esporte e Educação e convidados, com aprofundamento de vivências e troca de experiências