Capa

CICLISMO

Brasil Ride faz parceria com Parque Nacional do Pau Brasil para deixar legado ao turismo local

Evento reunirá os melhores ciclistas do mundo
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Ciclistas pedalam na área do Parque Nacional do Pau Brasil
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Pelo quarto ano seguido a prova passará pelo parque
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Primeira edição em que os ciclistas passaram pelo Parque, em 2016
(Colin Derks / Sportograf)

BR Parques é a gestora do PNPB
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Visual do PNPB
(Parque Nacional Pau Brasil / Divulgação)

Vila Brasil Ride
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Visual da região de Guaratinga
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Prova reunirá 570 atletas de 23 países
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Arena em Arraial d'Ajuda - Porto Seguro
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Concessionária que realiza a gestão do PNPB, a BR Parques, quer disponibilizar a trilha utilizada pelos ciclistas da ultramaratona para seus visitantes pedalarem durante o ano

03.10.2019  |  2.350 visualizações

São Paulo (SP) - Em dez anos realizando a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, a organização da Brasil Ride sempre procurou deixar sua contribuição por onde passa. Neste ano, uma parceria com a concessionária responsável pelo Parque Nacional do Pau Brasil (PNPB), a BR Parques, promete um legado, desta vez para os turistas de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso, no extremo Sul da Bahia. Com diversas ideias para atrair visitantes ao local, a gestora e a Brasil Ride propõem algo único: poder pedalar na mesma trilha que os melhores ciclistas do mundo percorrem anualmente na prova.

"Estamos em contato com a concessionária do Parque Nacional do Pau Brasil e eles estão muito interessados em fazer das etapas da Brasil Ride dentro do PNPB um ponto turístico para os que lá visitarem. Tenho certeza de que a partir do momento em que essa ideia estiver disponível nos pacotes das agências locais, as pessoas irão se interessar. Visitar o local já é especial por poder reviver a história do início do Brasil. Pedalar, então, na mesma trilha que os melhores do mundo pedalam, isso não tem preço que pague", comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride

A BR Parques é a concessionária que faz a gestão do Parque Nacional do Pau Brasil desde o final de 2018 e tem a concessão do local por 15 anos. Por ser um parque ainda muito virgem no que diz respeito à visitação, está sendo estruturado para oferecer cada vez mais, melhores serviços aos turistas e a nova administração procura atrativos como a prática do ciclismo para despertar o interesse de quem visita a região de Porto Seguro e suas praias. 

"Quando iniciamos a gestão do contrato, já tínhamos ouvido falar da Brasil Ride. Neste momento, estamos em uma fase preliminar de estudos e implantação dos novos atrativos. Há dois meses abrimos o Parque aos visitantes sem fazer divulgação, apenas para entender melhor junto às agências de turismo o mercado de Porto Seguro. Aos poucos estamos nos estruturando para o público que queremos atingir", conta Thiago Durães, da BR Parques.

"Com os holofotes na Brasil Ride, que chega a sua décima edição, fizemos contato com o Mario Roma para desenvolver as vocações do parque, que podem ir além de suas riquezas naturais, de flora e fauna. Fomos atrás do que o PNPB tem, para atrair os visitantes que vão à região de Porto Seguro, além do lazer da praia", complementa Thiago Durães.

Experiência permanente no Parque - O objetivo é que a Brasil Ride deixe de ser um evento que ocorre anualmente na região, para se tornar uma experiência permanente, onde atletas e visitantes possam vivenciar um trecho da ultramaratona com características e suporte similar, em um ambiente de natureza espetacular. A ideia é incentivar o esporte, a interação com o meio ambiente e aproveitar para desfrutar de um passeio que além de ser em uma floresta de mata atlântica nativa, remonta à história do descobrimento do Brasil.

Dessa forma, por meio de infraestruturas a serem implementadas como: Espaço Ciclista (Espaço Brasil Ride) - dedicado ao esporte de mountain bike - com aluguel de bicicletas e equipamentos de alta qualidade; suporte e manutenção de equipamentos; trilhas vocacionadas para o esporte com níveis de dificuldade variados; sinalização visual dedicada; apoio operacional em geral - propõem-se que o Parque Nacional do Pau Brasil se torne uma experiência “Brasil Ride” e uma referência no esporte.

"A ultramaratona Brasil Ride ocorre uma vez por ano, mas por que não termos essa experiência de forma permanente? A ideia é investir nessa proposta e mostrar para o visitante que ele está fazendo um trecho de uma competição internacional, uma das maiores do mundo. Isso vai de encontro com a linha que o Mario fala bastante, de deixar um legado. Teremos um marco não só para a BR Parques, que ficará ali por 15 anos, mas algo para sempre para o mountain bike. Enquanto concessionária queremos desenvolver essa vertente e a Brasil Ride, conectada com os atletas, poderá nos ajudar nessa parceria. O parque tem essa vocação e vamos evoluir nessa proposta daqui para frente", finaliza o gestor da BR Parques.

Décima edição - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a ultramaratona marcada para 20 a 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um forte desafio para os 570 participantes de 23 países. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride. No último dia da competição, o sábado (26), mais 1.500 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

A ultramaratona Brasil Ride tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE, Bahiatursa e SUDESB, de Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas. Conect Car, Ful Gas, Garmin, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Red Bull, Shop2gether, Squirt, Thule e Vittoria são empresas apoiadoras, assim como as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga, bem como o Parque Nacional do Pau Brasil, são apoiadores institucionais do evento.

Imagens para a imprensa - A partir desta temporada, a Brasil Ride conta com um banco de imagens especificamente para o uso da imprensa: https://brasilride.photoshelter.com/index. Neste espaço, há fotos de todas as provas realizadas no ano, entre mountain bike e trail run. Para acessá-las, basta cadastrar-se no sistema do site Photoshelter e fazer o download dos arquivos escolhidos.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Brasil Ride:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: www.twitter.com/brasil_ride
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 3285-5911 

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

17.10.2019

"Em dez anos de Brasil Ride, esta é a edição mais forte", diz Avancini, top 2 do ranking mundial

Ciclista petropolitano está entre os favoritos ao título da décima edição da principal ultramaratona de mountain bike das Américas. Confira a entrevista

15.10.2019

Brasil Ride comemora décima edição com 2.370 ciclistas de 23 países no Sul da Bahia

Entre os dias 20 e 26 de outubro, Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga, cidades do extremo Sul da Bahia, receberão a principal ultramaratona de mountain bike das Américas

15.10.2019

Categoria Iron Rider estreia na Brasil Ride e vai definir primeira dupla campeã entre triatletas

Para participar da disputa, ambos ciclistas devem ter participado de ao menos uma prova de longa distância do triatlo (3,9 km natação / 180 km ciclismo / 42,1 km corrida) ou de duas provas de triatlo intermediário (1,8 km natação / 90 km ciclismo / 21 km corrida)

09.10.2019

Atual vice-campeão do mundo, Kristian Hynek volta à Brasil Ride após dois títulos em 2010/2011

Ciclista tcheco está entre os favoritos da décima edição da ultramaratona, marcada para 20 a 26 de outubro, no extremo Sul da Bahia. Ele fará dupla com seu compatriota Martin Stosek, sétimo colocado no Mundial de Maratona na Suíça

Entre em contato